.
Os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) são programas de formação em nível de graduação de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por grandes áreas do conhecimento.
Os BIs proporcionam uma formação com foco na interdisciplinaridade e no diálogo entre áreas de conhecimento e entre componentes curriculares, estruturando as trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular.
O Bacharelado Interdisciplinar (ou PRIMEIRO CICLO) é o espaço de formação universitária onde um conjunto importante de competências, habilidades e atitudes, transversais às competências técnicas, aliada a uma formação geral com fortes bases conceituais, éticas e culturais, assume a centralidade nas preocupações acadêmicas dos programas. Por seu turno, o SEGUNDO CICLO de estudos, de caráter opcional, está dedicado à formação PROFISSIONAL em áreas específicas do conhecimento. O TERCEIRO CICLO compreende a pós-graduação stricto senso (Mestrado e Doutorado), que poderá contar também com alunos egressos diretamente do Bacharelado Interdisciplinar (que optaram por não cursar, antes, o 2º Ciclo).
— Texto adaptado, extraído dos “Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e Similares” (formato .pdf, tamanho 554 KB).
Confira no texto completo mais informações sobre o contexto de criação dos BIs e a proposta delineada para esta modalidade diferente de curso de graduação.
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (BACH) da UFJF, é um curso de graduação na grande área das HUMANIDADES.
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (BACH) da Universidade Federal de Juiz de Fora, iniciou suas atividades no 1º semestre de 2010, com o ingresso de sua primeira turma alunos.
O curso foi reconhecido pelo MEC através da Portaria 545 DIREG/MEC (formato .pdf, tamanho 89 KB), de 12/09/2014, obtendo conceito 04 na avaliação feita pelo INEP.
O curso tem carga horária total de 1770 horas, com duração recomendada de 05 semestres, durante o qual o aluno cursa em média 05 disciplinas por semestre (300 horas/aula).
Durante os quatro primeiros semestres, o aluno cursa 1080 horas de ELETIVAS (cerca de 18 disciplinas) nas áreas de: Filosofia e Ciência da Religião (240 horas), Tempo e Espaço (240 horas), Sociedade e Cultura (240 horas), Letras e Artes (240 horas) e Formação Científica (120 horas), e faz 120 horas de Atividades Complementares. Além disso, cursa 01 disciplina obrigatória na área de Humanidades no primeiro semestre do curso. Esta é a FORMAÇÃO GERAL: o conjunto das disciplinas eletivas voltadas à cultura humanística, artística e científica.
No quinto semestre, o aluno escolhe uma das áreas específicas que integram o conjunto de áreas dos cursos de 2º Ciclo disponíveis para egressos do BACH (Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia ou Turismo), e cursa as 05 disciplinas obrigatórias daquela área (a chamada ÁREA DE CONCENTRAÇÃO). Estas cinco disciplinas determinarão o curso de 2º Ciclo para o qual o aluno estará habilitado a ingressar após a conclusão do BACH. Além das disciplinas, o aluno realiza o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesse semestre.
Após a conclusão desses requisitos, o aluno estará habilitado para receber o diploma de BACHAREL EM CIÊNCIAS HUMANAS e ingressar em um dos cursos de 2º Ciclo, se assim desejar.
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio. Não existe um perfil de candidato típico, apenas aquele que se identifica com o saber das Ciências Humanas.
O Curso explora áreas como Filosofia, Ciência da Religião, História, Sociologia, Política, Antropologia, Letras, Artes, Geociências, Psicologia e Turismo.
Não há idade ou limite, apenas compromisso com a leitura, desejo de uma formação intelectual sólida e disposição para a cultura e a pluralidade.
A formação geral possibilitada pelo Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas fornece uma base reflexiva sobre o tempo, o espaço, a cultura, as artes e a prática científica, estruturando um saber integrado que auxilia na formação intelectual dos estudantes, estabelecendo indicadores para sua percepção sobre o mundo e a dimensão humanística.
O BACH visa proporcionar uma sólida formação geral nas humanidades, com ênfase na problematização e visão crítica sobre o mundo contemporâneo. Incentivo a pesquisa, à multiplicidade e ao exercício crítico. Busca desenvolver a cultura, a capacidade crítica, o contato com os clássicos e os clássicos contemporâneos e a capacidade para observar e melhor interpretar nossa época. Combina a ênfase em uma formação de qualidade com o desenvolvimento de competências, obtidas pelo caráter aberto e pelas possibilidades a descobrir, fortalecendo a cultura, a capacidade crítica e a defesa da diversidade. Fornece elementos básicos de estímulo à formação científica e cultural, possibilitando uma escolha mais estudada da formação específica, caso o aluno resolva continuar seus estudos em um curso de 2º ciclo, outra graduação ou um curso de mestrado.
O BACH objetiva formar um profissional generalista na área das humanidades, flexível e orientado para competências criativas e solução de problemas, que tenha uma concepção crítica do mundo e capacidade para múltiplas interfaces profissionais. Um cidadão capacitado para múltiplas atividades (inclusive ocupações emergentes) e preparado para uma formação específica da qual ele próprio possa usufruir mais plenamente.
Devido ao caráter inovador dos Bacharelados Interdisciplinares, pressupondo a possibilidade de haver situações não previstas e necessidade de correção de rumos, ficou estipulado no Projeto Pedagógico original do BACH que o curso passaria por uma avaliação, conduzida pelo Colegiado do Curso, ao final de dois anos e meio de funcionamento, para rever rumos e alterar procedimentos.
Em 2013 foi instituída uma Comissão para Revisão do Projeto Pedagógico do BACH, que terminou suas atividades no 1º semestre de 2018, culminando com a aprovação de um projeto pedagógico atualizado para o BACH.
Confira o PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS (formato .pdf, tamanho 2,96 MB).
Disponibilizamos também, para consulta, o Projeto original de 2010 (REVOGADO) (formato .pdf, tamanho 713 KB).