As Atividades Complementares são uma forma de FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, em que é permitido ao aluno escolher atividades acadêmicas que serão computadas como carga horária do seu curso, permitindo, assim, que ele participe da construção de seu próprio currículo, incentivando a produção de formas diversificadas e interdisciplinares do conhecimento.
As ATIVIDADES COMPLEMENTARES são um dos componentes obrigatórios do currículo do BACH. Para um aluno se formar no BACH é necessário ter completado 120 horas de Atividades Complementares ou Disciplinas Opcionais.
Recomenda-se que o aluno cumpra essas 120 horas durante os 4 primeiros períodos do curso, o que dá uma média de 30 horas por semestre.
Várias atividades, como disciplinas opcionais, participação em eventos, grupo de estudo, estágio, iniciação científica, monitoria e treinamento profissional, entre outras, podem ser computadas como Atividades Complementares. Entretanto há um limite máximo de horas por semestre que pode ser contabilizado de cada tipo de atividade; a maioria varia de 15 até 60 horas.
A solicitação pode ser feita em qualquer época do curso, desde que se tenha uma quantidade de atividades suficiente para completar as 120 horas. O prazo máximo para solicitar o cômputo das atividades complementares é no meio do último semestre do aluno no curso (a data exata é informada no Calendário Acadêmico da Graduação). A solicitação deve ser feita pelo aluno diretamente em seu Sigax, dentro dos prazos estipulados no Calendário Acadêmico. Neste link do site do CGCO tem instruções sobre como fazer a solicitação no Sigax: https://www2.ufjf.br/treinamentoscgco/docs/flexibilizacao/solicitacao/
Após a avaliação das atividades pela Coordenação do BACH, a CDARA faz a anotação da carga horária no Histórico do aluno.
A Flexibilização Curricular está regulamentada no RAG, especialmente nos Artigos 1º (inciso XXI), Artigos 72 e 73, e Anexo I, e no Projeto Pedagógico do curso.