O BACH é oferecido nos turnos Integral e Noturno. Ao todo, são 300 vagas por ano.
O ingresso no 1º semestre letivo (março) é para o curso INTEGRAL (aulas manhã e tarde – mas majoritariamente à tarde, de 14-18 horas), com 150 vagas distribuídas entre o PISM (geralmente 50%) e SISU (geralmente 50%).
O ingresso no 2º semestre letivo (agosto) é para o curso NOTURNO (aulas de 19-23 horas), com 150 vagas distribuídas entre o PISM (geralmente 50%) e SISU (geralmente 50%).
Na UFJF, 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência, e 50% são vagas específicas para políticas de ações afirmativas, seja no PISM ou no SISU.
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da UFJF, permite que alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, possam realizar a prova de ingresso na UFJF em três módulos anuais imediatamente consecutivos, de avaliação gradual e cumulativa.
Para participar do PISM, o candidato deverá inscrever-se, obrigatória e anualmente, no Módulo do PISM correspondente.
Cinquenta por cento (50%) das vagas do BACH são reservadas para os ingressantes via o PISM.
São 75 vagas para o curso INTEGRAL (manhã e tarde), e 75 vagas para o curso NOTURNO. Caso haja vagas não-ocupadas do PISM, elas são disponibilizadas para candidatos inscritos na Lista de Espera do SISU.
Confira mais informações sobre o PISM no site: www.ufjf.br/copese/vestibular-pism/
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Governo Federal, permite que alunos se candidatem a cursos de graduação em todo o país.
Pode fazer a inscrição no SISU, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior e obteve nota acima de zero na redação.
Cinquenta por cento (50%) das vagas do BACH são reservadas para os ingressantes via SISU.
São 75 vagas para o curso INTEGRAL (manhã e tarde) no SISU 1ª Edição, e 75 vagas para o curso NOTURNO no SISU 2ª Edição.
O órgão do Governo Federal que gerencia o SISU é o MEC.
Confira mais informações sobre o SISU no site: http://sisu.mec.gov.br
Se houver sobra de vagas dos processos seletivos de ingresso (PISM e SISU), após esgotado todas as reclassificações possíveis, as vagas que não foram ocupadas podem ser destinadas para os alunos excedentes do processo seletivo de ingresso do ano anterior e/ou podem entrar no EDITAL DE VAGAS OCIOSAS, publicada semestralmente pela CDARA. Esse Edital anuncia todas as vagas ociosas em todos os cursos da UFJF.
Podem se candidatar a ocupar as vagas ociosas no BACH, entre outros:
As datas para inscrições de candidatos às vagas costuma ser estipulada no Calendário Acadêmico da Graduação da UFJF.
Se o aluno já entregou a documentação para matrícula NO CURSO junto à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA, ou até já começou a frequentar as aulas, mas resolveu desistir DEFINITIVAMENTE de cursar o BACH por qualquer motivo, deve registrar a sua desistência na Central de Atendimento da UFJF.
O pedido pode ser feito online: https://www2.ufjf.br/cat/servicos/graduacao/cancelamento/
IMPORTANTE: o CANCELAMENTO da matricula NO CURSO não é igual ao TRANCAMENTO do curso, ou ao trancamento DE DISCIPLINAS.
Ao CANCELAR a matricula no curso, o aluno desiste de cursar o BACH definitivamente.
Ao TRANCAR o curso, o aluno suspende sua matricula no curso por um tempo determinado, podendo DESTRANCAR a matricula no curso e voltar a frequentar as aulas após o final do período de trancamento.