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NAI/GV – Forma de trabalho

Inicialmente, com o objetivo de mapear e acessar os estudantes deficientes, não ingressantes por cota de deficiência, foi enviado para todos os estudantes com matrícula com status “ativo”, do campus GV, um questionário de investigação de deficiência. Esse questionário foi aplicado no primeiro semestre de 2023.

Na sequência, os estudantes deficientes foram contatados e convidados para um acolhimento individual com a pedagoga do NAI/GV, no qual, se investigou, mais cuidadosamente, a deficiência e as necessidades específicas do estudante, a fim de buscar maneiras de atendê-las da melhor forma possível.

Dependendo da demanda do estudante e com vistas ao atendimento do estabelecido na Constituição Federal, que determina a “igualdade de condições para acesso e permanência na escola” (BRASIL, 1988), os coordenadores do curso ao qual o estudante é vinculado, são contatados e orientados sobre as formas possíveis de atender/lidar com as necessidades dos estudantes deficientes. Dentre as orientações, incluem procedimentos didático-pedagógicos a serem adotados pelos professores, orientações relacionadas às adaptações de infraestrutura necessárias e orientações atitudinais importantes, para o trato com estudantes com determinadas deficiências. Todos esses procedimentos são realizados na intenção de contribuir para a permanência dos estudantes na universidade e a conclusão dos seus cursos.