Fechar menu lateral

Dúvidas frequentes

Qual o prazo para fazer a solicitação de bolsa/auxílio?

Não existe um prazo final para solicitação. O acesso ao Programa de bolsas e auxílios estudantis da PROAE é realizado através de Fluxo Contínuo, ou seja, o (a) discente que não possui nenhuma bolsa ou auxílio da assistência estudantil pode fazer a solicitação a qualquer tempo, seja durante as aulas ou férias.

É possível aproveitar os documentos enviados para a matrícula?

Não. Os documentos enviados para matrícula são exclusivos para aquele fim, ficando arquivados na PROGRAD em Juiz de Fora. Alguns documentos para bolsas e auxílios são diferentes e os meses de referência também costumam não ser os mesmos. Portanto, o (a) discente ingressante por grupos de cotas de renda do SISU que tenha interesse em solicitar bolsas e auxílios estudantis da PROAE, deverá enviar toda documentação conforme o Anexo II da Portaria 03/2023 PROAE.

Como faço para renovar minha bolsa e/ou auxílio?

Para renovar sua participação no Programa de bolsas e auxílios de Assistência Estudantil da UFJF é necessário atualizar toda a documentação do Anexo II da Portaria 03/2023 de todos os membros do grupo familiar, observando a data de validade da análise socioeconômica indicada no SIGA3 -> Bolsas.

A documentação atualizada deverá ser enviada para o e-mail documentos.proae@ufjf.br, com o assunto “Renovação – Nome completo do(a) discente”, com antecedência de 02 (dois) meses do prazo final da validade da análise socioeconômica indicada no Termo de Compromisso e no SIGA3->Bolsas.

Quando inicia o pagamento da bolsa/auxílio?

Após a conclusão da análise socioeconômica, assinatura do termo de compromisso, cadastro no SIGA>Bolsas, cadastro correto da conta corrente no SIGA (pelo discente) e lançamento na folha de pagamento no mês de referência. O depósito é realizado no mês seguinte na conta do estudante, geralmente a partir do quinto dia útil.

A folha de pagamento fecha todo dia 10 de cada mês, por isso, os (as) estudantes que assinarem o termo de compromisso após essa data não serão incluídos (as) na folha de pagamento do mês vigente, sendo incluídos (as) apenas na folha do mês seguinte. É possível acompanhar os lançamentos no SIGA>Bolsas.

Por que não recebi a bolsa/auxílio?

Antes de qualquer coisa, verifique se sua conta está cadastrada corretamente no SIGA. Se identificar que houve algum erro, atualize seus dados bancários no SIGA e verifique junto a secretaria (secretaria.proae@ufjf.br) se é possível realizar uma nova tentativa de pagamento quando os dados já estiverem corretos.

Pode ser também que por algum motivo você foi desligado (a) do programa de bolsas e auxílios da PROAE, por isso acompanhe mensalmente o lançamento da frequência da bolsa/auxílio no SIGA>Bolsas, as mensagens no SIGA>Assistência Estudantil>Resultado, mantenha seu e-mail atualizado e compareça às convocações da equipe técnica.

Se permanecer alguma dúvida sobre pagamento da bolsa/auxílio, entre em contato pelo e-mail: secretaria.proae@ufjf.br