Qual o prazo para fazer a solicitação de bolsa/auxílio?
Não existe um prazo final para solicitação. O acesso ao Programa de bolsas e auxílios estudantis da PROAE é realizado através de Fluxo Contínuo, ou seja, o (a) discente que não possui nenhuma bolsa ou auxílio da assistência estudantil pode fazer a solicitação a qualquer tempo, seja durante as aulas ou férias.
É possível aproveitar os documentos enviados para a matrícula?
Não. Os documentos enviados para matrícula são exclusivos para aquele fim, ficando arquivados na PROGRAD em Juiz de Fora. Alguns documentos para bolsas e auxílios são diferentes e os meses de referência também costumam não ser os mesmos. Portanto, o (a) discente ingressante por grupos de cotas de renda do SISU que tenha interesse em solicitar bolsas e auxílios estudantis da PROAE, deverá enviar toda documentação conforme o Anexo II da Portaria 01/2022 PROAE.
Como faço para renovar minha bolsa e/ou auxílio?
Para renovar a participação no Programa de bolsas e auxílios de Assistência Estudantil da UFJF, o (a) discente deve atualizar toda a documentação do Anexo II da Portaria 01/2022 de todos os membros do grupo familiar, observando a data de validade da análise socioeconômica indicada no SIGA3 -> Bolsas e os seguintes procedimentos:
- O envio da documentação para renovação deverá ser realizada conforme a orientação expressa no Art. 6º desta Portaria;
- A documentação atualizada deverá ser enviada para o e-mail documentos.proae@ufjf.br, com o assunto “Renovação – Nome completo do(a) discente”, com antecedência de 02 (dois) meses do prazo final da validade da análise socioeconômica indicada no Termo de Compromisso e no SIGA3->Bolsas;
- Aqueles estudantes que estão com a análise socioeconômica vencida e tiveram suas bolsas/auxílios prorrogadas, devem acompanhar a nova validade no SIGA ->Bolsas;
- A bolsa e/ou auxílio poderão ser suspensos caso o (a) discente não entregue a documentação atualizada com antecedência de 02 (dois) meses do prazo final da validade da análise socioeconômica indicada no SIGA3 -> Bolsas.
- Em caso de entrega de documentação obrigatória incompleta ou necessidade de documentação complementar durante a reavaliação, não é assegurado a continuidade do pagamento da bolsa e/ou auxílio.
Quando inicia o pagamento da bolsa/auxílio?
Após a conclusão da análise socioeconômica, assinatura do termo de compromisso, cadastro no SIGA>Bolsas, cadastro correto da conta corrente no SIGA (pelo discente) e lançamento na folha de pagamento no mês de referência. O depósito é realizado no mês seguinte na conta do estudante, geralmente a partir do quinto dia útil.
A folha de pagamento fecha todo dia 10 de cada mês, por isso, os (as) estudantes que assinarem o termo de compromisso após essa data não serão incluídos (as) na folha de pagamento do mês vigente, sendo incluídos (as) apenas na folha do mês seguinte. É possível acompanhar os lançamentos no SIGA>Bolsas.
Por que não recebi a bolsa/auxílio?
Antes de qualquer coisa, verifique se sua conta está cadastrada corretamente no SIGA. Alguns estudantes tiveram problemas para receber através da conta digital do NUBANK, se for esse seu caso, atualize seus dados bancários no SIGA e verifique junto a secretaria (secretaria.proae@ufjf.edu.br) se é possível realizar uma nova tentativa de pagamento quando os dados já estiverem corretos.
Pode ser também que por algum motivo você foi desligado (a) do programa de bolsas e auxílios da PROAE, por isso acompanhe mensalmente o lançamento da frequência da bolsa/auxílio no SIGA>Bolsas, as mensagens no SIGA>Assistência Estudantil>Resultado, mantenha seu e-mail atualizado e compareça às convocações da equipe técnica.
Se permanecer alguma dúvida sobre pagamento da bolsa/auxílio, entre em contato pelo e-mail: secretaria.proae@ufjf.edu.br
Como faço para utilizar o Auxílio Alimentação?
Para utilizar o auxílio-alimentação, o estudante deve seguir e aguardar a conclusão dos seguintes passos:
- Após receber o comunicado de análise deferida no SIGA3, o estudante deve enviar o termo de compromisso assinado para o e-mail atendimentosocial.gv@ufjf.edu.br
- Assim que a equipe de assistentes sociais receber o termo, o mesmo será remetido à equipe da PROAE em Juiz de Fora para ser cadastrado no SIGA.
- O estudante deve acompanhar seu SIGA3>Bolsas e verificar se já está cadastrado na bolsa/projeto AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO.
- Quando já estiver cadastrado no SIGA como bolsista alimentação, o (a) estudante deverá solicitar a atualização da sua carteirinha, na recepção do próprio Restaurante Universitário, comunicando que é bolsista alimentação. Deve ainda apresentar documento oficial original com foto.
- Quando ocorrer o cadastro no SIGA, a carteirinha do(a) estudante deverá ser atualizada. Se em algum momento o(a) estudante deixar de receber o auxílio-alimentação, será necessário atualizar a carteirinha novamente.
(A atualização da carteirinha, trata-se apenas da vinculação da carteirinha ao perfil adequado do usuário, não sendo necessária a impressão de uma nova. Para que esse processo seja feito, a equipe do RU tem que ter em mãos a carteirinha do usuário, e para aqueles que puderem, podem deixar a carteirinha com os Recepcionistas para que possa ser feita a atualização/vinculação no momento oportuno).
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: ru.gv@ufjf.edu.br