Preciso conversar com um Assistente Social, como devo proceder?
Qualquer estudante, regularmente matriculado na instituição, independente da renda per capita, poderá solicitar atendimento social.
No atendimento social o (a) estudante poderá apresentar suas principais dificuldades para permanecer na universidade, seja devido a questões financeiras, problemas vivenciados em seu grupo familiar, dificuldade de convivência e/ou adaptação na universidade, situações discriminatórias ou outros fatores que venham a prejudicar o bom desempenho acadêmico, para que juntos possamos traçar estratégias para superação de tais problemáticas.
Esse atendimento é individualizado e necessita de prévio agendamento pelo e-mail: atendimentosocial.gv@ufjf.br. Importante salientar que o atendimento é sigiloso conforme expresso no Capítulo V, Artigo 16 do Código de Ética do/a Assistente Social. Sendo assim, solicitamos que informações específicas não sejam relatadas por e-mail, mas presencialmente com o profissional Assistente Social.
O atendimento social passa a ser, desta forma, um momento de acolhida, defesa e promoção dos direitos estudantis. E torna-se também um canal estreito de comunicação entre o Apoio Estudantil e o corpo discente, onde poderão ser sugeridas melhorias no setor, desenvolvimento de projetos de interesses dos (as) estudantes ou outras ações que atendam às principais demandas do segmento estudantil.