Qual o prazo para fazer a solicitação de bolsa/auxílio?
Não existe um prazo final para solicitação. O acesso ao Programa de bolsas e auxílios estudantis da PROAE é realizado através de Fluxo Contínuo, ou seja, o (a) discente que não possui nenhuma bolsa ou auxílio da assistência estudantil pode fazer a solicitação a qualquer tempo, seja durante as aulas ou férias.
É possível aproveitar os documentos enviados para a matrícula?
Não. Os documentos enviados para matrícula são exclusivos para aquele fim, ficando arquivados na PROGRAD em Juiz de Fora. Alguns documentos para bolsas e auxílios são diferentes e os meses de referência também costumam não ser os mesmos. Portanto, o (a) discente ingressante por grupos de cotas de renda do SISU que tenha interesse em solicitar bolsas e auxílios estudantis da PROAE, deverá fazer a solicitação conforme a Portaria 12/2024 PROAE.
Como faço para renovar minha bolsa e/ou auxílio?
OS ESTUDANTES BOLSISTAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PROAE) CUJA VALIDADE DAS BOLSAS SE ENCERRARÁ ENTRE JANEIRO DE 2024 E JANEIRO DE 2025 NÃO DEVERÃO APRESENTAR NOVA DOCUMENTAÇÃO PARA REAVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA EM 2024, POIS ESTAS BOLSAS E/OU AUXÍLIOS SERÃO PRORROGADOS PARA 2025.
- A NOVA DATA DE VENCIMENTO PODERÁ SER CONSULTADA PELO DISCENTE NO SIGA3,
Portanto,
- As Bolsas e/ou Auxílios estudantis da PROAE com vencimento em 2024 serão prorrogadas para o mesmo mês em 2025, ou seja, serão prorrogadas por mais um ano.
- Para os casos em que o vencimento ocorrer entre Março e Dezembro de 2025, os discentes deverão enviar a documentação para renovação com 02 meses de antecedência.
- ATENÇÃO: Para os casos em que o vencimento ocorrer em Janeiro ou Fevereiro de 2025, os discentes também deverão enviar a documentação para renovação com 02 meses de antecedência, mesmo que o envio tenha de ser feito em Novembro ou Dezembro de 2024.
OBS: É inteira responsabilidade do(a) aluno(a) verificar e acompanhar a validade da bolsa e/ou auxílio da assistência estudantil, bem como verificar os prazos estabelecidos de envio da documentação e, por fim, acompanhar os resultados e as publicações na plataforma SIGA3 e sítio eletrônico da Pró-reitora de Assistência Estudantil.
Quando inicia o pagamento da bolsa/auxílio?
Após a conclusão da análise socioeconômica, assinatura do termo de compromisso, cadastro no SIGA>Bolsas, cadastro correto da conta corrente no SIGA (pelo discente) e lançamento na folha de pagamento no mês de referência. O depósito é realizado no mês seguinte na conta do estudante, geralmente a partir do quinto dia útil.
A folha de pagamento fecha todo dia 10 de cada mês, por isso, os (as) estudantes que assinarem o termo de compromisso após essa data não serão incluídos (as) na folha de pagamento do mês vigente, sendo incluídos (as) apenas na folha do mês seguinte. É possível acompanhar os lançamentos no SIGA>Bolsas.
Por que não recebi a bolsa/auxílio?
Antes de qualquer coisa, verifique se sua conta está cadastrada corretamente no SIGA. Se identificar que houve algum erro, atualize seus dados bancários no SIGA e verifique junto a secretaria (secretaria.proae@ufjf.br) se é possível realizar uma nova tentativa de pagamento quando os dados já estiverem corretos.
Pode ser também que por algum motivo você foi desligado (a) do programa de bolsas e auxílios da PROAE, por isso acompanhe mensalmente o lançamento da frequência da bolsa/auxílio no SIGA>Bolsas, as mensagens no SIGA>Assistência Estudantil>Resultado, mantenha seu e-mail atualizado e compareça às convocações da equipe técnica.
Se permanecer alguma dúvida sobre pagamento da bolsa/auxílio, entre em contato pelo e-mail: secretaria.proae@ufjf.br