A cartilha contém uma explicação dos serviços do SUS e onde encontrá-los. Traz, também, informações sobre as condições de saúde na juventude, o direito á saúde e participação previsto em lei, e orientações contra desinformação na web
Onde acessar o Sistema Único de Saúde (SUS)? Para responder a essa dúvida de muitos jovens brasileiros, a Agenda Jovem Fiocruz (AJF), em parceria com o Instituto Gonçalo Moniz Fiocruz Bahia, produziu a cartilha Jovens na Trilha do SUS, que foi lançada como parte do evento Fiocruz Para Você 2024 no Rio de Janeiro e em Salvador no sábado (17/8).
Com 28 páginas, a cartilha contém um guia prático detalhando vários serviços do SUS, desde a atenção primária à alta complexidade, inclusive serviços específicos como o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
O objetivo dessa publicação é suprir uma necessidade de muitos jovens brasileiros, que não têm familiaridade com o atendimento da Saúde Pública, e frequentemente buscam o serviço errado ou deixam de cuidar da saúde por desconhecerem as opções disponíveis, públicas e gratuitas.
“O funcionamento dos serviços do SUS não é óbvio para grande parte da população. É preciso sempre oferecer informação precisa e de qualidade. Para os jovens em especial, pois é um segmento que encontra muitas dificuldades de acesso aos serviços por diversas razões”, afirma André Sobrinho, coordenador da Agenda Jovem Fiocruz
Além de uma descrição dos serviços oferecidos pelo SUS, a cartilha também traz outras informações, como dados sobre problemas de saúde comuns na juventude, relacionados a temas como saúde mental, saúde no trabalho e obesidade.
Um dos motes da publicação é o incentivo à saúde preventiva para a juventude. “Percebe-se que pessoas jovens têm buscado os serviços públicos de saúde apenas quando estão em situações graves, negligenciando a prevenção e até mesmo os sinais iniciais de fragilidade com a saúde”, afirma Daniela Silva, pesquisadora em comunicação e cultura da Fiocruz Bahia que organizou as conversas com jovens, especialistas e gestores da saúde que resultaram na elaboração da cartilha.
A publicação também traz orientações básicas para prevenir a desinformação em temas de saúde, indica programas governamentais voltados para a juventude e divulga os direitos previstos em Lei para a população jovem no tocante à saúde e à participação política.
Agenda Jovem Fiocruz
A Agenda Jovem Fiocruz é uma plataforma colaborativa vinculada à presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que coordena diversos projetos visando a promoção da saúde para a população jovem no Brasil. Realiza iniciativas nas áreas de pesquisa, educação, informação, serviços em saúde e ações territorializadas através de redes de cooperação entre o poder público, movimentos da sociedade civil e unidades da Fiocruz.
Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202408/cartilha-orienta-jovens-a-acessar-os-servicos-do-sus