A Subcomissão Permanente de Avaliação de Documentos do Campus de Governador Valadares (CPAD/GV) foi instituída por meio da PORTARIA SEI Nº 426, DE 24 DE MARÇO DE 2020, atendendo o disposto no Decreto nº 10.148, de 2 de dezembro de 2019.
O Decreto nº 10.148, de 2 de dezembro de 2019, que Institui a Comissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivo (SIGA) da Administração Pública Federal dispõe sobre a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Segundo o referido decreto, em seu Art. 9º, serão instituídas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal, órgãos técnicos com o objetivo de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção dos documentos produzidos e acumulados no seu âmbito de atuação para garantir a sua destinação final, nos termos da legislação vigente e das normas do Arquivo Nacional.
No Campus de Governador Valadares, a Subcomissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD/GV) é presidida pela Arquivista do Campus e integrada por mais oito servidores de diferentes áreas e funções.