Estudantes receberam primeira dose da AstraZeneca (Foto: Dante Rodrigues)

Estudantes do 9º período de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) receberam nesta quarta-feira, 7, a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.

A imunização permitirá que os 36 vacinados atuem na linha de frente no combate à pandemia durante o internato final do curso. No dia 24 de março, outros 70 estudantes do 10º e 11º períodos já haviam recebido a vacina.

Para a discente Luiza Carvalho Babo de Resende, a vacina permitirá que os imunizados atuem com maior segurança e tranquilidade durante os atendimentos no Hospital Municipal de Governador Valadares, neste momento em que a cidade registra 100% de ocupação dos leitos de UTI. “Essa vacina proporciona maior tranquilidade para que possamos atuar aqui no hospital, sobretudo neste momento que a enfermaria Covid está precisando de funcionários, de qualquer apoio. Então é um privilegio poder estar aqui ajudando de alguma forma”.

Luiza ressalta ainda todos os esforços realizados para que o internato fosse retomado após um ano de paralisação em razão da pandemia. “Esta retomada e a vacinação só foram possíveis em razão dos esforços do Diretório Acadêmico Vinícius Vieira (DAVV), com o apoio da UFJF-GV, da coordenação do curso de Medicina e da Secretaria Municipal de Saúde”.

Já para a estudante Ana Carolina Cerqueira, a vacina é resultado de um intenso esforço de cientistas e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). “De antemão, gostaria de enaltecer a ciência e o SUS, que, mais uma vez demonstram o quão importantes são para nós, mesmo com os desafios perante a gestão. Agora esperamos estar seguros para atender aos pacientes e prestar um serviço ainda melhor àqueles que precisarem. Não vamos medir esforços para atender a todos da melhor forma possível”.

Desde o início da pandemia, a cidade de Governador Valadares registrou mais de 800 óbitos causados por complicações da Covid-19. Somente nos últimos oito dias foram registradas 98 mortes, o que representa uma média superior a 12 óbitos por dia.