Estudantes dos últimos períodos foram vacinados nesta quarta. (Foto: Dante Rodrigues)

Nesta quarta, 24, um importante passo foi dado no combate ao coronavírus em Governador Valadares: 75 discentes do 10º e 11º períodos de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A imunização vai permitir que os estudantes possam atuar na linha de frente no combate à pandemia durante o internato do final do curso.

Para o diretor eleito para a direção-geral do campus GV, Ângelo Denadai, a iniciativa representa um importante ponto de sustentação para o internato, uma vez que os estudantes já estão trabalhando em conjunto com profissionais da saúde. Ainda segundo o professor em exercício da direção do Instituto de Ciências da Vida, “os estudantes trabalharão com maior segurança e tranquilidade para garantir os atendimentos. A cidade ganha, a população ganha, e a Universidade também ganha, pois continua mantendo o fluxo dos estágios de maneira mais segura, e garantindo a formatura dos estudantes nos próximos meses”, declarou.

Estudantes comemoram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais segurança durante o internato. (Foto: divulgação)

Vacinada e com expectativas de colaborar ainda mais para mudar o contexto em que a cidade se encontra, a estudante Rafaela Modenesi Venâncio não conteve a emoção ao relatar a situação vivida nos hospitais. “Estamos atendendo pessoas com sintomas de Covid, estamos expostos ao risco. A vacina é uma segurança para eu continuar estagiando, e para estar preparada para ajudar na pandemia quando me formar”, destacou. Para a discente do 11º período, a vacinação representa o começo de uma tentativa de combate à pandemia. “Vamos nos formar em agosto e precisamos estar preparados para esse momento, pois seremos os próximos na linha de frente. Estou longe dos meus pais, não recebo visitas, mas sigo trabalhando. Vacinar hoje faz tudo valer a pena”, afirmou.

Atualmente, Governador Valadares não possui leitos vagos de UTI nas unidades hospitalares das redes pública e particular. Após receber a tão aguardada vacina, a estudante Thainá de Oliveira, do 11º período, compartilhou sentimentos de gratidão e reflexão sobre a realidade vivida no internato. “A partir do momento em que estamos no hospital, quando nos deparamos com pacientes com Covid, e o número aumentando, os profissionais esgotados, e nos damos conta do que está acontecendo, ficamos tristes, mas temos a esperança da vacina. Voltar o internato é importante, mas estar vacinado pra entrar nessa linha de frente também é”, refletiu.

Emocionada, Thainá reforça a esperança e o desejo de que a imunização chegue a toda a população: “Espero que a felicidade de estar vacinada chegue para a minha família, aos meus amigos e à população em geral. A gente passa a valorizar um abraço, os momentos com a família… Viver esse momento de pandemia e passar por ela, mudar a realidade, é muito gratificante, é uma mudança de vida”.