Que talentos artísticos a UFJF reúne? No perfil do Instagram da instituição um chamado desse tipo fez com que dezenas de alunos entrassem em contato mostrando seus trabalhos. A diversidade impressiona e, seja por hobby ou pela necessidade de uma renda extra, esses artistas estão aproveitando o isolamento social para produzir. Conheça:

Artes plásticas

Natural de Carangola, o estudante de Bacharelado em Artes Visuais, Thiago Assis Felisberto, reside em Juiz de Fora há cerca de quatro anos. Atua como artista plástico em diferentes plataformas, como o desenho, a pintura, a escultura, o objeto e o texto.  “A cada inquietação que resulta em um trabalho, existe uma nova descoberta que se faz em um novo material a ser usado, um espaço desconhecido ou pouco experienciado, uma conclusão conceitual atingida”, explica o artista.

O que sai no papel, no concreto ou onde quer que seja, é também uma produção do olhar que se tem sobre o mundo. Nesse momento, talvez, a arte seja tudo, menos um passatempo

Considerada pelo estudante como uma ocupação de vida, além de prazerosa, a atividade artística o auxilia em um ganho de renda extra. “Ela não se faz apenas no momento em que separo alguns materiais para produzir algo. Começa ao me levantar, se desenvolve ao longo do dia, a partir das coisas que vejo, leio, nas relações e contatos diários. O que sai no papel, no concreto ou onde quer que seja, é também uma produção do olhar que se tem sobre o mundo. Nesse momento, talvez, a arte seja tudo, menos um passatempo.”

Confira o trabalho de @thiagoassisfelisberto

Música 

Aluno da Faculdade de Letras, Igor Campos Silveira além de cantor e compositor, também toca alguns instrumentos e atua como produtor musical das canções de autoria própria. Descobriu a vocação desde novo e sempre tentou se projetar em cantores que admirava. Participei de algumas bandas em minha adolescência e iniciei uma carreira solo em 2017, pilhado pela vontade muito antiga de colocar em prática o sonho de compor músicas, gravá-las e compartilhá-las com o mundo. Na impossibilidade de pagar um estúdio para gravar minhas músicas, toquei na noite em todos os fins de semana de 2018 que pude e com o dinheiro que juntei, comprei o material de gravação que coloquei no meu quarto. Dalí surgiu o Sozin, meu primeiro álbum lançado em 2019, um EP de 4 músicas que marca essa minha descoberta artística, além de compositor, também como produtor musical.”

Participei de algumas bandas em minha adolescência e iniciei uma carreira solo em 2017, pilhado pela vontade muito antiga de colocar em prática o sonho de compor músicas, gravá-las e compartilhá-las com o mundo

Para ele, o ócio criativo tem sido um acalento no período de isolamento, onde tem trabalhado em novas músicas e terminado as produções do próximo álbum. “A música não só me ajuda a garantir uma renda extra, pois todo o valor dos cachês e CDs vendidos são sempre revertidos para bancar novos projetos. Minha arte é super necessária para manter a criação da minha própria arte.”

Na última sexta-feira, o Portal da UFJF trouxe uma lista de artistas locais para ouvir no Spotify. Confira aqui

Youtube Igor Silveira 

Escute Igor Silveira no spotify

@igrsilveira

Bordado

“Quando eu era criança aprendi a bordar com minha avó, com minhas tias e uma amiga, mas acabei esquecendo com o tempo. Há, mais ou menos, um ano voltei a fazer bordado e não parei mais. Hoje, além de ser uma das minhas grandes paixões, é também minha renda extra”, explica a aluna da graduação de Arquitetura e Urbanismo, Rebeca Landeiro dos Santos.

Há sete anos percorreu aproximadamente 1490 km ao sair da capital baiana, Salvador, para vir morar em Juiz de Fora. Além disso, aponta que têm aproveitado o tempo de quarentena para treinar novas técnicas como o bordado em jeans, papel, tule e em outros materiais. “Nesse tempo que estamos vivendo, o bordado tem me acalmado muito e me faz continuar tendo esperança que tudo isso vai passar.”

Confira em @bordadosindelicados 

Textos e poesias

Poder escrever e ver que outras pessoas se sentem da mesma forma ajuda, não só a mim, mas quem está do outro lado, lendo cada palavra

Natural da cidade mineira de Divino, a estudante de Odontologia, Istefani Souza Silva, conta que sempre gostou bastante de ler e, ao chegar ao Ensino Médio, pôde ter contato com a literatura propriamente dita, por intermédio de uma professora que a incentivou a escrever e a despertar este talento. Além disso, conta como têm sido os dias de isolamento “Ter as aulas suspensas bem no início do período foi desanimador, mas necessário. Apesar de ser um sacrifício, são tempos difíceis e é preciso se proteger. Mas, poder escrever e ver que outras pessoas se sentem da mesma forma ajuda, não só a mim, mas quem está do outro lado, lendo cada palavra.”

Confira os textos no instagram @is_ssilva.

Fotografia

Estou me reinventando e produzindo conteúdos bem diferentes do que estava acostumada

Fotógrafos, de diferentes áreas de atuação, vêm descobrindo e captando novas possibilidades da técnica a cada momento. A estudante do curso de Design, Anna Júlia Duarte e Cruz, é uma delas. Descobriu o talento quando, em 2018, entrou no curso de Rádio TV e internet e teve aulas de fotografia com o professor Nilson Alvarenga. “No mesmo ano, tive uma foto premiada em um concurso realizado pela UFJF durante a Semana Rainbow, então senti que estava no caminho certo. Mesmo tendo mudado para o Design, levo os ensinamentos que tive na Faculdade de Comunicação para o meu trabalho.”

No período de distanciamento social, decidiu produzir conteúdos para ajudar a lidar com a quarentena. “O Instagram faz parte do meu trabalho, então estou me reinventando e produzindo conteúdos bem diferentes do que estava acostumada. Mesmo com o isolamento, posso trabalhar em home office, o que gera uma distração. Hoje, faço mais postagens por dia e tento gerar conteúdo para distrair as pessoas. Aproveito o espaço para falar sobre séries e filmes que tenham alguma relação com as artes.”

Confira as fotografias no @annaduarteretratos

Outro olhar sobre a fotografia

“Com 14 anos me interessei pela fotografia. Comecei a fotografar com uma câmera da minha mãe e a partir daí não parei mais, virou um grande hobby. Depois percebi que queria trabalhar com isso”, diz a estudante do Instituto de Artes e Design, Nina de Faria Cristofaro. Além disso, conta que a faculdade a ajuda bastante, pois a proporciona  explorar todas as áreas das artes, apesar de realizar principalmente trabalhos artísticos fotográficos.

Sobre o período de suspensão da aulas, a aluna busca lidar de uma maneira positiva, pois acredita que seja um momento difícil, mas que deve ser respeitado. “Neste tempo estou colocando em prática projetos pessoais, me ocupando com atividades que gosto e, com certeza, a fotografia está sendo um passatempo para mim neste momento. Em casa posso fazer experiências fotográficas e também realizar a parte da edição no computador.”, diz.

Ilustração

A arte de ilustrar abarca uma série de possibilidades e, nos livros, acompanham a história da humanidade desde meados do século XV, com as xilogravuras. Novas formas, técnicas, estilos e pontos de vista trouxeram liberdade aos artistas, como é o caso do estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Emerson Augusto Cipriano, que traz para a atividade toques de existencialismo e surrealismo.

Cipriano conta que antes mesmo de completar oito anos, já percebia que desenhar era a atividade favorita. Natural de São Lourenço, onde se encontra no momento, percebe a ocupação artística como uma maneira produtiva de ajudar a passar o tempo. “Sigo respeitando a quarentena e todas as recomendações. Estou aproveitando para estudar parte do conteúdo que foi passado em aula até o momento da suspensão e, é claro, também estou praticando minhas artes”.

Confira as ilustrações de @emerson_cipri4no.

Conheça mais trabalhos artísticos da comunidade acadêmica da UFJF nas páginas do instagram:

https://www.instagram.com/um_macrame/

https://www.instagram.com/bordados.indelicados/

https://www.instagram.com/igrsilveira/

https://www.instagram.com/natureadmirer/

https://www.instagram.com/is_ssilva/

https://www.instagram.com/thiagoassisfelisberto/

https://www.instagram.com/emerson_cipri4no/

https://www.instagram.com/annaduarteretratos/

https://www.instagram.com/mgarciafotografia/

https://www.instagram.com/atelier.casulo/

https://www.instagram.com/personaliza.rt/

https://www.instagram.com/giovannaweber/

https://www.instagram.com/mahri.albuquerque/

https://www.instagram.com/ninacristofarophoto/

https://www.instagram.com/crusintetico/

https://www.instagram.com/_thayrferraz/

https://www.instagram.com/kasstattoo/

https://www.instagram.com/aloja_turquesa/

https://www.instagram.com/janeladapoesia/

https://www.instagram.com/lettering.by/

https://www.instagram.com/desenhosdofize/

https://www.instagram.com/sol_na12/

https://www.instagram.com/s4mira007/

https://www.instagram.com/vtor_rdrigues/

https://www.instagram.com/aguiarevagar/

https://www.instagram.com/theo.de.mello/

https://www.instagram.com/anacaribe.tattoo/

https://www.instagram.com/jusabedesenhar/

https://www.instagram.com/apartamento_mobiliado/

https://www.instagram.com/bandact/

https://www.instagram.com/lauraconceicao10/

https://www.instagram.com/matheusdesimone/

https://www.instagram.com/guilf_ct/

https://www.instagram.com/arteemtransito/

https://www.instagram.com/maluforsterarts_/

https://www.instagram.com/wtons/

https://www.instagram.com/giovento.art/

https://www.instagram.com/angelnario.art/

https://www.instagram.com/the_modern_ghost/

https://www.instagram.com/_enquadroamor/

https://www.instagram.com/diogo_d.e/

https://www.instagram.com/raphaelnascimentoleite/

https://www.instagram.com/brankobran/

https://www.instagram.com/gil_magalhes/

https://www.instagram.com/brutalclair/

https://www.instagram.com/mthesoliver/

https://www.instagram.com/emillyregisarte/

Leia mais

#Sextou sem sair de casa

Nove dicas para aproveitar o tempo durante a suspensão das aulas

Nos acompanhe nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial 

Instagram: @UFJF    

Twitter: @UFJF_

Youtube: TVUFJF