Visitas acontecem nas nas unidades acadêmicas a partir desta 2ª, dia 12 (Foto:

Visitas acontecem nas nas unidades acadêmicas a partir desta segunda, dia 12 (Foto: Arquivo/UFJF)

Ingressar no ensino superior é uma nova etapa para muitos estudantes. A rotina e os compromissos mudam, principalmente para aqueles que vêm de outras cidades e, por isso, é importante a adaptação e o conhecimento dos programas que a universidade oferece. Pensando nisso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), divulga o “Boas-vindas” –  ação voltada para apresentar aos novos alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) os apoios e auxílios que são disponibilizados pela instituição. O “Boas-vindas” acontecerá nas unidades acadêmicas entre a próxima segunda-feira, dia 12 e 29 de março.

De acordo com o Pró-reitor de Assuntos estudantis, Marcos Freitas, a ação tem o objetivo de apresentar a Política de Assistência Estudantil da UFJF aos estudantes, principalmente aqueles que ingressam na Universidade neste semestre. “Mostraremos os programas e projetos da Proae, assim como as bolsas e auxílios que são oferecidos. Por conta da importância da assistência estudantil no atual contexto que estamos vivendo, esperamos contar com uma grande presença dos alunos”, declarou.

As visitas serão realizadas primeiramente nos Institutos de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. Depois passará pelo Instituto de Artes e Design (IAD) e pelas faculdades de Direito, Medicina, Engenharia e Educação. O evento acontecerá em diferentes turnos nas unidades acadêmicas.

Segundo o assistente social, Olavo Augusto, o intuito da ação também é poder mostrar, de forma mais ampla, as atividades e os programas oferecidos pela Proae. “É interessante o estudante saber que o nosso apoio não se resume apenas a bolsas e auxílios. Desenvolvemos atividades também no campo cultural, pedagógico, psicológico e social.”

Serviços da Proae

A Pró-Reitoria de Assunto Estudantil (Proae), busca compreender de forma ampla as demandas socioeconômicas e psicopedagógicas dos estudantes. Ela é responsável pela formulação, implantação, gestão e acompanhamento de políticas de assistência estudantil. Por meio da Proae, o estudante pode ter acesso a bolsas, auxílios, além de projetos sociais e culturais.

Bolsa e auxílio são destinadas aos estudantes que possuem renda bruta mensal familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. As modalidades de assistência podem ser conferidas no site da Proae. Para se candidatar é necessário que o aluno esteja na primeira graduação e siga as instruções disponibilizadas no site.

Além do apoio financeiro, a Proae oferece vários projetos que ajudam os graduandos em diferentes aspectos. Para este semestre estão sendo desenvolvidos novos programas de integração que visam oferecer apoio cultural, social e de auxílio na vida universitária, principalmente para estudantes de fora da cidade.

Outro serviços oferecidos são as assistências psicológicas e pedagógicas. A porta de entrada para o atendimento psicológico é o “Plantão Social” e os horários devem ser consultados na própria Proae.  Confira o cronograma atualizado das visitas nas unidades acadêmicas.

Outras informações: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) – (32) 2102-3777