cover facebook pism 2018

Estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas de todo o país podem tentar ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Com o edital 2018 aberto e inscrições que podem ser feitas até às 18h do dia 29 de setembro no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), o processo seletivo pode ser uma forma vantajosa de entrar para a Universidade. Nesta matéria, reunimos alguns motivos para fazer o Pism.

O programa foi criado há 18 anos e divide o conteúdo do ensino médio em três módulos, que são aplicados ao final do ano letivo de acordo com a etapa de aprendizagem a qual o aluno esteja cursando. Para se candidatar à vaga na UFJF pelo programa, é preciso participar de todos os módulos e não repetir nenhum ano do ensino médio.

Modelo seriado

Uma das vantagens em pleitear vaga na Universidade por meio das provas do Pism é o conteúdo separado em módulos. A divisão faz com que a carga de estudos do candidato fique mais leve, uma vez que a prova é referente ao material estudado em um ano letivo. Além disso, é possível também que o aluno consiga se organizar melhor para otimizar seu tempo de dedicação à preparação, já que passa a ter uma noção mais clara sobre o que precisa estudar para dar conta do conteúdo previsto.

A pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nestas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso, e o formato e teor das provas são iguais para todos. A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido pelo candidato.

Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

De acordo com a pró-reitora de graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, estabelecer relações com o ambiente universitário de forma gradativa contribui positivamente para o estudante. “Uma das vantagens é o contato com a instituição e seus trâmites, para já ir se familiarizando com este novo universo de experiências. Quando não se obtém um bom desempenho em uma das etapas, é possível se recuperar na etapa seguinte, aumentando suas chances de êxito. Ao se dedicar a esta experiência, o discente já se envolve em reflexões sobre os cursos de sua preferência e habilidades.”

Uma chance a mais de entrar na UFJF

Para entrar na Universidade, o aluno pode concorrer à vaga pelo Pism e, ao mesmo tempo, tentar o ingresso também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inclusive com opções diferentes de curso. Uma das novidades para esta edição é a reserva, aos ingressantes do primeiro e segundo semestre de 2018, 50% do total das vagas na UFJF.

Caráter regional e menor concorrência

As provas de todos os três módulos são realizadas nas cidades de Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG) e Volta Redonda (RJ). Portanto, outra vantagem em realizar as provas do Pism para entrar na Universidade é enfrentar uma concorrência menor em relação ao número de candidatos. Diferentemente do Sisu, em que o candidato compete com pessoas de todo o país.

Além da concorrência menor, a pró-reitora Maria Carmen também avalia que “como, em geral, a demanda é mais regional, o candidato já opta por residir em localidades próximas, o que lhe oportuniza cursar uma universidade bem conceituada, em região com que já tem mais familiaridade e está próxima de seu domicílio”.

Outras informações: (32) 2102-3738/3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)