Na inauguração de um dos centros mais completos de divulgação científica do país, localizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta segunda-feira serão lançados três livros que reúnem textos sobre formas de tornar a ciência mais interessante para o grande público e incentivar o seu ensino. Além dos lançamentos, também estão disponíveis sete exposições que vão desde a química até a arqueoastronomia.

“É obrigação da universidade pública prestar conta a sociedade do que fazemos aqui” – Eloi Teixeira, diretor do Centro de Ciências

Criança e ciência

Um dos livros que será lançado tem como foco os professores do Ensino Fundamental e busca disponibilizar formas alternativas de ensinar ciência para crianças de 6 a 11 anos. “Ensino de ciências com brinquedos de baixo custo” é de autoria dos professores da UFJF, Paulo Henrique Meneses e Eloi Teixeira, em parceria com o ex-aluno da pós graduação em Educação da UFJF, Leonardo Malheiros, e com o professor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Wagner Eiras.

O uso de brinquedos é ressaltado no livro como uma forma prática e barata de tornar o ensino mais lúdico e, com isso, fomentar o interesse das crianças em outras áreas. O material disponibilizado no livro possibilita ao professor ter um conteúdo paradidático diferenciado, como afirma Eloi Teixeira. “Através da construção de brinquedos com material alternativo, os professores têm a possibilidade do ensino da ciência de forma prática, obtendo o interesse pela ciência desde uma idade bem baixa.”

Jornadas de Divulgação Científica são promovidas pelo Centro de Ciência e e integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Foto: Foto Alexandre Dornelas)

Divulgação científica

Os outros dois livros que serão lançados são compêndios de textos das Jornadas de Divulgação Científica, evento que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com uma linguagem acessível ao público, o grande objetivo é, a partir das temáticas de cada edição, fomentar na sociedade aquilo que tem sido produzido de ciência nos meios acadêmicos.

Os volumes são intitutlados “Ciência em dia: jornadas de divulgação científica” e contam com os subtítulos temáticos de cada edição. Uma das edições trata do tema “Ano internacional da luz” e foi organizada pelos professores da UFJF, Eloi Teixeira e Edson Reihner, em parceria com o professor do IF sudeste MG, Thales Costa Soares. Os textos da obra são voltados para as tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável, assim como soluções para os desafios no campo da energia.

Já a segunda edição tem como subtítulo “Ciência alimentando o Brasil” e aborda a temática da alimentação e como a ciência contribui para o desenvolvimento dos alimentos que chegam às nossas mesas. O livro foi organizado por Eloi Teixeira, Thales Costa Soares e pela jornalista da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, Bárbara Duque. “É obrigação da universidade pública prestar conta a sociedade do que fazemos aqui. Além disso, precisamos dar algum retorno prático a mesma. A inauguração do Centro de Ciências e a produção de livros que incentivam o conhecimento da ciência são uma forma de dar ao público um retorno”, ressalta Eloi.