Participar de concursos é uma forma de desafiar a si mesmo e, além da experiência, os ganhos também podem incluir bolsas de estudo, viagens e prêmios em dinheiro. Na coluna #UFJFOportunidades desta semana, selecionamos seis concursos com editais abertos para universitários de diversos cursos e áreas de atuação. Veja qual se encaixa no seu perfil e não deixe de se inscrever.

PhotoChallenge 2017 – Empoderamento Feminino
O PhotoChallenge 2017 – “Empoderamento Feminino” tem como objetivos principais fomentar a reflexão e o debate acerca dos problemas relacionados às desigualdades de gêneros; estimular a criatividade e o surgimento de ideias que tragam benefícios para os problemas enfrentados pelas mulheres na sociedade; e utilizar a fotografia como estímulo para debater os problemas da desigualdade entre os gêneros. O prêmio é de R$ 10 mil, sendo R$ 5 mil para o vencedor e R$ 5 mil para uma ONG escolhida por ele. As inscrições vão até 30 de junho. Outras informações.

8º EDP University Challenge
O prêmio é uma iniciativa internacional da EDP para jovens universitários em Portugal, Brasil, Espanha e Polônia. Os estudantes devem criar planos de negócios, marketing ou comunicação necessariamente em torno do tema “Soluções para o atendimento ao cliente EDP”. Podem participar estudantes de todas as áreas. Inscrição de equipes até 18 de abril. Mais informações.

Prêmio Ministério Público do Trabalho de Jornalismo 2017
A premiação é dedicada à valorização de reportagens sobre a investigação e a denúncia de irregularidades trabalhistas. Jornalistas, repórteres fotográficos, repórteres cinematográficos e universitários de todo o país podem inscrever, até o dia 5 de maio, matérias e imagens que destacam a investigação e a denúncia de irregularidades trabalhistas. São oito categorias em disputa: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico. Ao todo, serão distribuídos R$ 400 mil em prêmios, divididos em categorias. Mais informações.

3º Urban21
O concurso, promovido pela revista Projeto em parceria com a Alphaville Urbanismo, visa incentivar os alunos a desenvolverem projetos urbanos que tragam novas ideias sobre mobilidade, densidade, infraestrutura e transporte, além das edificações no entorno, em áreas urbanas nos municípios brasileiros. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho, restritas a acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo. O maior prêmio é de R$10mil. Saiba mais.

(Foto: Géssica Leine)

Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2017
A proposta do concurso é divulgar e promover estudos realizados por administradores e estudantes dos cursos de Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da área no Brasil. As inscrições estão abertas até dia 31 de agosto. Outras informações.

2017 IPNI Scholar Award
O International Plant Nutrition Institute (IPNI) oferece prêmios no valor de 2 mil dólares a estudantes de mestrado e doutorado com estudos relacionadas à nutrição vegetal e ao manejo de fertilizantes. Os candidatos devem fazer sua inscrição e enviar as informações de apoio até 27 de abril. Saiba mais.