31451382292_aae5860e02_o

Alunos realizaram as provas do módulo I, II e III do Pism neste domingo e segunda-feira (Foto: Gessica Leine/UFJF)

Ao final da tarde do segundo dia das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os candidatos já fizeram um balanço sobre as questões, e as expectativas são positivas. O exame teve início no domingo, 11, com aplicação em cinco cidades, e se estendeu até esta segunda-feira, 12. Com mais de 26 mil candidatos, a edição de 2017 bateu recorde de inscritos, sendo considerada a maior da história.

Com objetivos claros, André Luiz David Leite, 16, realizou o Módulo II do Pism e conta que a preparação, a partir de muito estudo, o deixou confiante. “Achei o primeiro dia mais difícil, hoje, fui melhor. Estudei bastante, agora é só aguardar o resultado”. André, que mora em Ubá, pretende ingressar no curso de Engenharia Elétrica e acredita que a UFJF é a melhor opção devido ao “ambiente agradável do campus e à qualidade do ensino”. O candidato ainda enfatiza que procura, por meio dos estudos, dar orgulho a sua família. “Quero estar na Universidade, acho que pode mudar minha vida, principalmente em relação à minha família, que é muito humilde e ficará orgulhosa de mim.”

30793018063_e398fdff14_o

Isadora Campos Machado Cordeiro pretende cursar a Faculdade de Serviço Social na UFJF (Foto: Gessica Leine/UFJF)

Ana Júlia Santiago, 16, que também prestou a prova do módulo II, avalia o segundo dia como “o mais difícil”. A estudante conta que está em dúvida entre os cursos de Educação Física e Serviço Social e que, quando iniciar os estudos na Universidade sentirá falta da etapa deixada para trás. “Quero muito ingressar no ensino superior, mas fico com o coração um pouco apertado em deixar meus amigos do ensino médio.”

Candidata a uma vaga na Faculdade de Serviço Social, Isadora Campos Machado Cordeiro, 17, fez a prova do módulo III focada no futuro. “Eu me imagino muito na Universidade ano que vem, ela é muito bem conceituada e tem muito a oferecer. Estou ansiosa para conhecer gente nova e, assim que possível, já pretendo fazer um estágio”. Enquanto o resultado não for divulgado, os planos são os mais leves possíveis. “Agora, vou aproveitar as férias, tentar esquecer esse nervosismo, essa preocupação de prova, para poder ingressar na faculdade com a cabeça fresca e da melhor maneira.”

Confira todas as matérias sobre o Pism no Portal da UFJF.