banner site grande

Marcando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, a partir dessa terça feira, 18, uma série de palestras, exposições de trabalhos e oficinas, compondo a Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

O evento, organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), tem como objetivo trazer para a UFJF e a comunidade o debate sobre temas de destaque no campo das tecnologias. Se estendendo até a sexta feira, 21, sua programação engloba o XXII Seminário de Iniciação Científica, a Mostra de Ações de Extensão, a Feira de Ciências e o III Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Aberta a toda a comunidade, as inscrições para participar das conferências do evento podem ser realizadas através do Siga.

“Muitas meninas acham que ciências exatas ‘não é pra elas’. É especialmente importante que os professores e educadores  tentem propor atividades que mostrem às meninas que ciência é para todos” (Foto: Caique Cahon)

“Muitas meninas acham que ciências exatas ‘não é pra elas’. É especialmente importante que os professores e educadores tentem propor atividades que mostrem às meninas que ciência é para todos” (Foto: Caique Cahon)

Tem menina no circuito

A estreia do evento cabe a professora Thereza Cristina de Lacerda Paiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que irá ministrar a palestra “Tem menina no circuito: incentivando meninas a gostar de ciências exatas”. Incluída na Feira de Ciências, a conferência é voltada para os docentes inscritos na feira e tem como objetivo disseminar o incentivo ao ingresso de meninas na carreira científica.

Apesar dos recentes avanços na promoção de equidade de gênero nas pesquisas, Thereza ainda percebe um baixo número de mulheres em certas áreas, especialmente das ciências exatas. Essa disparidade é ainda maior nas posições de destaque e de comando. Conforme a professora, o debate desse tema deve começar pela proposição de soluções. “Muitas meninas acham que ciências exatas ‘não é pra elas’. É especialmente importante que os professores e educadores  tentem propor atividades que mostrem às meninas que ciência é para todos”. A palestra ocorre a partir das 11h dessa terça-feira, e os professores interessados em participar podem se inscrever na página do evento.

XXVII Feira de Ciências

A tradicional Feira de Ciências na UFJF, que engloba a palestra, ocorre também nesta terça, 18, contando com 414 participantes, vindos de 17 escolas de Juiz de Fora e região. Além dos certificados de participação conferidos, ao final do evento, aos inscritos, ocorrerão premiações para os projetos apresentados pelos alunos e exposição de experimentos de física.

Semic é evento tradicional na UFJF (Foto: Caique Cahon)

Semic é evento tradicional na UFJF (Foto: Caique Cahon)

Semic: Festa da ciência

Já em sua 22ª edição, o Seminário de Iniciação Científica (Semic) ocorre entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Ciências da UFJF (Planetário, no Campus), contando com 550 trabalhos, realizados por cerca de 3 mil participantes, entre estudantes universitários e do ensino médio, colaboradores e professores orientadores.

Divididas em 8 áreas do conhecimento — Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências da Computação; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes –, as apresentações de maior destaque em cada área serão premiadas.

Uma das organizadoras do Seminário, a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira explicou as atividades complementares à exposição: “Demos uma roupagem nova ao evento, pensamos envolver outras atividades ao seminário de iniciação científica, além da apresentação dos trabalhos.” As conferências acontecerão nos três dias do evento. Participando de no mínimo duas conferências, o aluno receberá um certificado de participação.

Mostra de extensão: A ciência e a comunidade

Debatendo tecnologia e sociedade, os trabalhos de extensão são a forma mais direta de conectar a produção de conhecimento e tecnologia no âmbito da Universidade com as demandas da sociedade. Por isso, também ao longo do dia 19 ao dia 21 de outubro, ocorre a primeira edição da Mostra de Ações de Extensão, envolvendo 270 projetos realizados pela UFJF junto a comunidade.

Pensar o papel da Universidade na assistência à comunidade através dos trabalhos de extensão é um dos objetivos da mostra (Foto: Caique Cahon)

Pensar o papel da Universidade na assistência à comunidade através dos trabalhos de extensão é um dos objetivos da mostra (Foto: Caique Cahon)

Os trabalhos serão divididos em 8 áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia e Produção. Os melhores de cada área serão premiados e a avaliação dos projetos será feita por uma comissão externa, formada por pró-reitores de extensão de outras universidades brasileiras e técnicos de agência de fomento. Além da exposição dos projetos e a premiação, a mostra contará com quatro palestras durante os três dias: a primeira, voltada para a pesquisa e extensão articulada; as outras três, exclusivas sobre extensão.

Pensar o papel da Universidade na assistência à comunidade através dos trabalhos de extensão é um dos objetivos da mostra, como destaca a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra. “Quando os trabalhos e projetos são apresentados para a comunidade externa, ela passa a ter compreensão sobre quais áreas a UFJF tem condições de estruturar ações e atividades que possam atender as demandas sociais do local. É um momento de socialização com a comunidade externa de fundamental importância.” Interessados em participar, deverão se inscrever neste link.

(Imagem: Alvaro Cabrera)

“Queremos que as pessoas saibam que estamos aqui para apreciação dos projetos e, quando precisarem, à disposição para orientar” (Imagem: Alvaro Cabrera)

Ética em pesquisa

A relação entre o desenvolvimento científico e a sociedade não pode existir sem uma reflexão ética. Para promover sua aproximação com a comunidade acadêmica e oferecer informações sobre o aspecto jurídico de pesquisas que envolvem seres humanos, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFJF realizará, nos dias 19 e 20 de outubro, o III Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

O evento inclui a oficina  “Submissão de protocolos de pesquisa na Plataforma Brasil”, onde os participantes terão a oportunidade de aprender a utilizar a Plataforma Brasil, base nacional de registros de pesquisas a serem avaliadas pelos Conselhos de Ética. A programação também trará duas palestras: “Considerações jurídicas sobre a integridade na pesquisa e a ética na conduta científica” e e “As especificidades da ética em pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais: a resolução 510/16”.

Segundo a coordenadora do Comitê, Vânia Lúcia da Silva, “queremos que as pessoas saibam que estamos aqui para apreciação dos projetos e, quando precisarem, à disposição para orientar.” As inscrições para o Encontro vão até segunda-feira, 17 de outubro. Inscrições ainda podem ser feitas neste link.