A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá, entre os dias 19 e 21 de outubro, a Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e engloba o XXII Seminário de Iniciação Científica, a Mostra de Ações de Extensão, a Feira de Ciências e o III Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Interessados em assistir as conferências podem realizar sua inscrição prévia através deste link no Siga.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Mônica de Oliveira, a estrutura do evento este ano se assemelha a de um congresso, contando com palestras, oficinas, apresentações de trabalhos em diversas áreas e premiações. “Estamos trazendo à tona discussões marcantes do ponto de vista científico e tecnológico, promovendo encontros com profissionais de renome em questões como ética de conduta em pesquisas, inovação e desenvolvimento.” O pró-reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Luis Paulo Barra, faz eco às colocações da colega sobre a importância dos temas colocados em debate e também pontua que o evento marca a renovação da parceria entre a UFJF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Isto pode sinalizar, até mesmo incentivar, novos projetos em uma temática que vai além do campus”, pontua.

Exposições de trabalho durante a edição passada do Semic (Foto: Caique Cahon)

XXII Seminário de Iniciação Científica

Evento tradicional da UFJF, o XXII Seminário de Iniciação Científica (Semic) é voltado para a divulgação dos resultado de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito da Instituição, além de contar com um ciclo de palestras e oficinas sobre elaboração e consolidação de projetos de pesquisa no âmbito acadêmico. Este ano, o Semic vai apresentar mais de 550 trabalhos, contando com cerca de 2 mil pessoas envolvidas nos projetos, entre estudantes, pesquisadores, orientadores e colaboradores.

Confira a programação do Semic do dia 19 Programação do dia 20 | Programação do dia 21

Mostra de Ações de Extensão

Realizada com o intuito de trazer uma visibilidade mais ampliada aos projetos articulados entre o conhecimento produzido na Universidade e as demandas da sociedade, a Mostra de Ações de Extensão é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) que, segundo sua Pró-reitora, Ana Lívia Coimbra, procura demonstrar como a produção acadêmica “pode ser aplicada e construída em uma relação direta com a comunidade”. “É uma boa oportunidade para troca de conhecimentos, uma vez que contaremos com a presença de coordenadores e bolsistas de variados projetos e, consequentemente, também uma oportunidade de estimular mais pesquisas interdisciplinares futuros.”

“Os projetos de extensão colocam a questão social no centro da formação do aluno, o inteirando sobre o contexto brasileiro atual e sobre quais ações podem ser feitas para melhorar e transformar vidas”, declara Ana Lívia. “E é dever da Universidade formar profissionais capacitados e sensibilizados para essas questões, o que se faz extremamente necessário frente à sociedade excludente que vivenciamos hoje.”

Confira a programação da Mostra de Ações de Extensão do dia 19 | Programação do dia 20 | Programação do dia 21

Alunos do Ensino Fundamental participantes da edição de 2015 da Feira de Ciências (Foto: Alexandre Dornelas)

XXVII Feira de Ciências

A Feira de Ciências, outro evento mergulhado na tradicionalidade da Universidade, colocará em pauta questões atuais, como representatividade de gêneros em determinadas áreas científicas. Organizada pelo Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE), a feira será realizada no dia 18 de outubro e já conta com um total de 414 inscrições, provenientes de 17 colégios de Juiz de Fora e região. Todos os participantes receberão um certificado ao final do evento. Além da própria feira, ocorrerão as premiações dos projetos apresentados pelos alunos, uma exposição de experimentos de física e a palestra da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tereza Paiva Lacerda, sob a temática “Tem menina no circuito: incentivando meninas a gostas de ciências exatas”.

O organizador do evento, professor Fábio Zappa, chama atenção para a necessidade do levantamento de discussões sobre igualdade de gênero no campo acadêmico, especialmente dentro de institutos como o ICE. “Ainda trabalhamos com um déficit de representatividade muito grande no Brasil, e é um contraste que vemos, especialmente, na área de ciências exatas. É uma discussão válida e cada vez mais importante de ser abordada, ainda mais entre professores e educadores dos ensinos médio e fundamental.” A palestra com a professora Tereza será, especificamente, voltada para os professores das escolas inscritas no evento. Demais educadores interessados, no entanto, podem preencher um formulário de contato disponibilizado no site da feira.

Confira aqui a programação completa da Feira de Ciências.

III Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Organizado pela Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFJF, o III Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos conta, em sua programação, com palestras e oficinas acerca de considerações jurídicas sobre integridade na pesquisa, ética na conduta científica e submissão de protocolos de pesquisa.

Confira aqui a programação do Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do dia 19 | Programação do dia 20