O programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) foi concebido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em conjunto com o MEC (Ministério da Educação) para desenvolver ações de estímulo à Formação de Professores no País. O PIBID tem como objetivo geral a promoção da inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas inovadoras e de qualidade.
Mais informações sobre o PIBID na UFJF (link para site externo)
Vinculado ao Instituto de Artes e Design, o LILi é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares experimentais vinculadas aos fenômenos das linguagens, tomadas de forma ampla, que requerem um tratamento específico que ultrapasse as fronteiras disciplinares e os limites epistemológicos de cada área do saber científico. O laboratório atua dentro dos eixos temáticos voltados para as múltiplas linguagens e seus suportes oferecendo as expertises das áreas de Artes na integração de diversas disciplinas sob o ponto de vista metodológico da criação e produção de escritas, imagens e objetos. O LILi foi criado em 2013 pela professora Eliane Bettocchi Godinho a partir de financiamento do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE), da CAPES.
A Galeria Guaçui é um espaço experimental do IAD, dedicado a promover os trabalhos de professores, estudantes e artistas convidados. A galeria tem o propósito de servir como um ambiente de reflexões sobre o campo das artes, a extensão e a pesquisa artística, a partir da prática curatorial, do campo educativo das artes e da fundamental relação entre o artista e seu público. O nome da Galeria é uma homenagem ao professor Cláudio Márcio de Aguiar Pinto, o Guaçui, que criou e manteve o primeiro espaço expositivo dos cursos de Educação Artística e Artes Plásticas, no Instituto de Ciências Exatas (ICE), até o seu falecimento, em 1997.