O corpo docente da Licenciatura em Artes Visuais da UFJF é composto por professores do Departamento de Artes e Design e por professores do núcleo de Arte/Educação do Departamento de Educação, além de outros docentes. Abaixo, listamos professores que frequentemente lecionam disciplinas para o curso:
Professora Adjunta do Instituto de Artes e Design da UFJF. Formada em Moda, em Artes Visuais e em Psicologia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), com mestrado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa aborda temas relacionados a moda, arte/aprendizagem, processo criativo, desenvolvimento de produtos e planejamento de coleção.
Fabrício Carvalho trabalha como artista e professor do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF. Bacharel em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas e Licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ – Linha de pesquisa: Linguagens Visuais (2009). Doutor em Educação pelo PPGE/ UFJF (2015), Linha de Pesquisa: Linguagem e Formação de professores. Tem experiência na área de experimentação, produção e elaboração de projetos em Artes Visuais com interesse especial na compreensão da arte como processo de criação e formação em diferentes contextos. Vem atuando especialmente nas relações entre arte e educação, arte e suas instituições, arte e processos de escrita.
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua nas Licenciaturas em Artes Visuais e Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE. Estágio de Pós-Doutorado no departamento de História da Universidade de São Paulo, onde realizou a pesquisa Território do Significado: Imigração sul-americana e as negociações culturais na escola de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Artes Cênicas bacharelado pela Faculdade de Artes do Paraná (1999) com complementação em Dança pelo Curso Permanente de Dança Moderna da UFPR e Licenciatura em Artes pela Belas Artes de SP. É Especialista em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná . Membro da ANPED, onde atualmente é coordenador do GT 24 – Educação e Arte (2024/2025) e membro do Conselho Consultivo da FAEB (2024-2025) onde foi Diretor de Relações Internacionais (2022-2023). Pesquisador no DIVERSITAS Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo onde atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades atuando na linha de Pesquisa Poderes e Intervenções. Foi coordenador da Especialização em Ensino de Artes Visuais oferecida pelo CEAD/UFJF (2018-2019) e Chefe do Departamento de Educação da UFJF em duas ocasiões (2019-2021) (2022-2023) . Editor Assistente da Revista Educação em Foco da UFJF. É líder do MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação.
Professora Adjunta do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais (UFJF). Coordenadora da Linha de Pesquisa Estudos do Lúdico Digital – Ciberludens, do grupo Histórias Interativas: estudo e projeto de ludonarrativas (UFJF). Pesquisadora do Laboratório de Comunicação, Entretenimento e Cognição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CiberCog/Uerj). Membro fundador e Conselheira da divisão brasileira da Digital Games Research Association – DiGRA (2021 – 2023), membro do Steering Committee do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames (2019, 2021), e membro do Comitê Científico do Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil – ConFAEB (2022, 2023). Tem Doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016), Mestrado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Graduação em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Arte-Educação, com ênfase em Games e Cibercultura, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, games, lúdico, interatividade, educação, ativismo político.
Olga Egas é Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF), atuando nas Licenciaturas em Artes Visuais e Pedagogia. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura (UPM), Mestre em Artes Visuais (IA/UNESP). Possui especialização em Arte Educação (ECA/USP), Design Gráfico (Anhembi Morumbi) e Pedagogia. Licenciada em Arte (FAAP) e Desenho (FASM). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte GEPCEAr, sob coordenação da Prof Dra. Stela Sanmartin (UFES). É líder do MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente, na Faculdade de Educação da UFJF. Atua e pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: Ensino e aprendizagem em Arte; Formação docente; Mediação cultural; Metodologias Artísticas de Pesquisa em Educação.
Possui Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Plástica Contemporânea – Universitat Politècnica de València (2000) e doutorado em Plástica Contemporânea – Universitat Politècnica de València (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do grupo de pesquisas ILEA (Intervenções em lugares, espaços e adjacências) e organizadora dos Festivais de Artes do Corpo (FAC) na UFJF. Pesquisa atualmente pintura, materiais e técnicas pictóricas, bem como metodologias de pesquisa em linguagens visuais. Atualmente lidera o grupo cnpq PINTA (Pintura atual) e desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de pintura.
Professora de História da Arte no Instituto de Artes e Design e professora permanente do programa de pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (licenciatura e bacharelado), Mestrado em Artes e Doutorado em Artes Visuais, ambos na linha de pesquisa História, Teoria e Crítica, defendidos no Instituto de Artes da Unicamp em 2007 e 2013, respectivamente. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: História da arte contemporânea, Artes plásticas nos anos 1960-70, Exposições de arte contemporânea, História das exposições, Salões de Arte Contemporânea e Bienais de São Paulo. Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-doutoramento da Capes no PPG-ACL na Universidade Federal de Juiz de Fora. É líder do grupo de pesquisa História da Arte como História das Exposições (CNPq) e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História e Critica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora de História da Arte do Departamento de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da UFJF.
Doutora em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (2016). Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), graduação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Maringá (1989).Desde 2013 professora adjunta no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Coordenadora do curso de Bacharelado em Artes Visuais (gestão 2020-2022). Pesquisa teórico-prática sobre processos criativos e materiais para expressão tridimensional com ênfase em cerâmica (artística e de design), visando soluções ecológicas e de valorização da cultura popular, crítica e História das Artes. Experiência prévia em jornalismo de Artes e Cultura.
Possui Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2019), Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2009) e graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF (2006). Atualmente é professor/pesquisador do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Artes da Dança, com ênfase em Educação Somática, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança, Educação Somática, Educação e Filosofia da Diferença.
Professora Associada IV do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalha com ensino e pesquisa nas áreas de imagem digital, cultura visual, fotografia, memória e patrimônio. Possui Doutorado em Artes Visuais (concentração em Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Artes Visuais (concentração em Tecnologias da Imagem) pela Universidade de Brasília (UnB), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Artes Industriais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES). Artista Plástica e Designer Gráfico com atuação desde 1991.