Esta seção reúne trabalhos sobre práticas educativas com a oralidade prioritariamente já realizadas em sala de aula, trazendo experiências com a modalidade oral testadas em diferentes realidades escolares, em universidades ou outros contextos. Incluímos, também, sugestões de atividades a serem realizadas.
Artigos (revistas e anais)
Capítulos de livro
ALVIM, V. T.; MAGALHÃES, T.G. Oralidade na escola: a “escuta ativa” como procedimento didático no ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Eliana M. Barros; Marilucia S. Domingos Striquer; Letícia J. Storto. (Orgs.). Propostas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa. Campinas: Editora Pontes, 2018, v. 1, p. 113-134.
STORTO, L. J.; FONTEQUE, V. S. Trabalhando a oralidade: sequência de atividades par ao ensino do seminário. In: Eliana M. Barros; Marilucia S. Domingos Striquer; Letícia J. Storto. (Orgs.). Propostas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa. Campinas: Editora Pontes, 2018, v. 1, p. 135-156.
CORDEIRO, G. S. Ensinar gêneros textuais orais formais no ciclo de educação infantil: uma possibilidade? In: ALBUQUERQUE, R.; MOTTA, V. A. Linguagem e interação: o ensino em pauta. São Carlos: Editora Pedro e João, 2011.
CAVALCANTE, M. C. B; MELO, C. T. Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In: Márcia Mendonça e Clécio Bunzen. Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editorial, 2006.
Monografias, dissertações e teses (em construção)