Autor:
- Emerson Caneschi Coelho de Souza (emerson.caneschi@gmail.com)
Ao chegar no local, uma hora antes da abertura, a organização do evento estava acontecendo. Foi possível estudar as regras dos jogos definidos para cada um dos membros do INOVAGames, observar o local em funcionamento e me preparar enquanto apreciava a temática destacada da incrível franquia dos bruxos de Hogwarts.
Sendo esta a minha primeira experiência no MergeComp, além da visão de organizador, posso dizer que foi bem surpreendente e marcante. A divulgação dos anos anteriores do evento havia chegado até mim por meio de amigos e grupos de conversas, mas devido ao receio de chegar e não me encaixar sozinho, tendo amigos que não animam sair de casa, sempre me ausentei nas edições passadas.
Ao estar no lugar com outros membros do projeto, encontrei um grande conforto e estive à vontade logo nos primeiros momentos, e me arrependi de não ter participado antes, já que são somente duas oportunidades por ano. Esse pesar de não ter participado ocorreu por estar sentado à mesa com um dos membros, em dúvida sobre as regras de seu jogo de tabuleiro que seria ministrado no local. Fui levado a interagir e ajudar por dois docentes, Marcelo Caniato e Igor Knop, em um PlayTest rápido antes de começar, para ajudar o amigo, e isso rendeu boa reflexão e emoções.
Durante a sessão, enquanto raciocinava a respeito de ganância e gerenciamento de sorte dada pelas cartas, percebi que o ambiente era agradável e foi possível me conectar com os membros do projeto com os quais não tinha muito contato, testando a experiência marcante do jogo Tesouro Inca e desfrutando de uma vitória na primeira partida, em meio a muita diversão. Descobri que, diferente de uma festa, que não é do agrado de muitos pelo barulho e pela alta movimentação, aquele era um ambiente para conversar, onde gostaria de estar e passar um tempo.
Após as partidas, foi possível me movimentar e explorar o ambiente. Todo o evento se assemelhava a um conglomerado de ideias para se desfrutar e, neste momento, estive pensando que o tempo deveria passar mais devagar para se aproveitar mais e mais, já que o evento ocorre somente uma vez por período, contribuindo para o sentimento passado que deve ser aproveitado até o limite, cada segundo, o máximo possível.
Em seguida nos engajamos em uma partida de Black Stories que foi um estouro, que quase chegou a uma marca milenar de tempo, pois era necessário descobrir o mistério de um filme, e a partida só foi encerrada para dar um respiro aos jogadores, uma vez que o jogo não saía do lugar. Os adivinhadores estavam desesperadamente tentando acertar, mas na minha visão parecia que eu estava segurando uma bomba em minhas mãos, esperando que fosse desativada com uma senha.
Ao contar o segredo simples do jogo anterior e desfrutar do que o local tinha a oferecer para comer, iniciaram-se os campeonatos. Com receio devido à falta de experiência no Mortal Kombat 9, e sem nenhuma partida nos últimos 6 anos, tive o intuito de me divertir durante o momento. Quando vi, estava tirando a ferrugem e me deparando com uma acirrada luta contra um jogador que na partida seguinte venceu a final, numa virada utilizando o incrível X-Ray, um golpe especial do personagem Scorpion que é carregado ao longo da luta, o que levou todos os espectadores à loucura, que gritaram em empolgação e emoção. Mesmo não vencendo, posso dizer que foi muito divertida a experiência de estar presente naquele momento.
Outros participantes do MergeComp e integrantes do INOVAGames também se voluntariaram para dar suas respectivas opiniões e visões do evento como um todo:
Miguel Dias disse: “Achei bom demais, é um evento muito legal, ótimo pra trocar experiências e essas coisas.”
Leonardo Chaves se pronunciou a respeito: “Bom, sobre o MergeComp, acredito que foi a primeira vez que encontrei tanta gente da faculdade fora o Restaurante Universitário ou em uma festa de calouros. Foi um momento super legal, pois tive a oportunidade de conhecer melhor as pessoas enquanto jogávamos juntos, pudemos conversar e interagir graças aos diversos jogos que o evento estava disponibilizando, e devido aos campeonatos que estavam sendo realizados pela equipe do INOVAGames, vimos outras maneiras e estilos que pessoas usam no mesmo jogo, variando dos mais exóticos até os mais apelões e com isso descobrir um pouco mais sobre o jogador. ”
João Pedro Salim contribui com: “O MergeComp foi um ótimo evento pra fortalecer as amizades. Por meio dos jogos de tabuleiro consegui estar mais próximo de pessoas que gosto e aproveitar antes do período letivo ficar caótico. Além disso, a emoção em cada partida dos campeonatos é impagável. Com destaque para a final do Mortal Kombat que foi incrível e cheia de viradas, quase como campeonato internacional. Chegar em casa depois de curtir a tarde jogando com os amigos deixa sempre um gostinho de ‘quero mais’. “
Esperamos sua presença nos próximos eventos e não se esqueça de seguir a página do Instagram @INOVAGames para mais informações e novidades lançadas periodicamente.