Fechar menu lateral

Especial de Carnaval: A beleza das cores dos animais

Texto por: Larissa Maia

 

Para prestigiar essa data comemorativa, o  Carnaval, trouxemos um post sobre a importância das cores no mundo animal.

Grande parte dos animais possui uma identidade visual única que nos fascina: sua variedade de cores. Entretanto, raramente nos perguntamos qual é a importância que a coloração exerce na vida dos animais.

As cores no reino animal, na maioria das vezes, não indicam apenas beleza, mas sim um  mecanismo de sobrevivência. Ou seja, muito mais do que serem características marcantes, as cores dos animais desempenham diversas funções, como identificação, afugentar seus predadores, atrair as fêmeas, proteção e  camuflagem.

Vejamos abaixo alguns lindos exemplos!

 

Foto: Jurgen Otto

Foto: Jurgen Otto

Aranha-pavão

O nome popular  se deve ao fato de o animal fazer uma dança de acasalamento semelhante à dos pavões para atrair as fêmeas. Nessa espécie, os machos são mais coloridos que as fêmeas, tendo a região abdominal com cores predominante vermelho e azul em tons metálicos. Os machos levantam as pernas e balançam o abdômen para cima em um dança de acasalamento para atrair a fêmea.

 

 

 

 

 

Foto: Serhanoksay

Foto: Serhanoksay

Aves do Paraíso

As aves do paraíso possuem esse nome devido a sua belíssima plumagem que possui cores vibrantes. As principais cores encontradas nas penas desses animais  são o vermelho, o azul e o amarelo. A coloração dessas aves varia de acordo com a localização geográfica em que se encontram.

Geralmente, os machos dessa espécie possuem penas mais longas, e cores vivas ao redor da cabeça, do abdômen e da cauda. Os machos executam uma dança exótica para atrair a fêmea para o acasalamento, dessa forma, o macho que tiver a plumagem mais vistosa conquistará a fêmea.

 

 

 

 

 

borboleta mopho azul - pixabay

Fonte: Pixabay

Borboleta Morpho-Azul

A borboleta Morpho Azul pode apresentar cores variadas ao longo de sua vida, sendo as mais comuns o verde e o azul metálico. Essa coloração não é produzida de forma natural, ou seja, não é um pigmento real. Ela ocorre por um fenômeno chamado de iridescência, um complexo mecanismo de reflexos brilhantes. As asas das borboletas são compostas por minúsculas escamas que em contato com  luz solar  refletem a luz incidente, gerando uma determinada cor.

 

 

 

 

 

 

 

Cobra coral - @a_f_r

Foto: iNaturalist @a_f_r

Cobra-coral

A cobra coral é uma das mais perigosas do mundo. São animais peçonhentos, ou seja,  injetam seu veneno com os dentes e  possuem uma  toxina intensa e de ação rápida. Sua coloração é anelar, alternando entre preto, vermelho e branco. Sua tonalidade indica ameaça aos seus predadores. Curiosamente, existem outras espécies de cobra não peçonhenta (falsas-corais), que imitam a cobra coral para utilizar a mesma estratégia para afugentar seus predadores. Essa estratégia é chamada de mimetismo.

 

 

 

 

 

Fonte: Shutterstock

Fonte: Shutterstock

Moluscos Nudibrânquios

São lesmas do mar e recebem esse nome popular pois suas brânquias, onde realizam a respiração, são expostas. A parede corporal desses animais apresenta cores intensas. Essa coloração tem a possibilidade de ser aposemática, ou seja, alerta o seu predador de sua toxicidade, ou então críptica, replicando as cores do ambiente em que vivem, certificando-se de que o animal se camufle no ambiente garantindo proteção.

 

 

 

 

 

Foto: Stephanie Sheppard

Foto:

Pavão

O pavão encanta pela beleza exuberante em  suas penas. O abdômen do animal é  azul cobalto e ao redor da cabeça é verde. Possuem plumagem iridescente, como já explicado anteriormente para a borboleta, sendo as cores mais comuns o  amarelo, azul e verde. Além da plumagem intensa, nas fileiras de penas da cauda do macho há estruturas grandes e redondas (ocelo) que tem cores iridescentes. Para atrair as fêmeas, os machos abrem sua cauda e exibem sua plumagem, para ajudar no acasalamento.

 

 

 

 

Foto: Peter Janzen

Foto: Peter Janzen

Sapos Ponta-de-Flecha

Os sapos ponta-de-flecha recebem esse nome popular pois antigamente tribos indígenas utilizavam o veneno presente em sua pele para envenenar dardos de zarabatana para a caça de animais. Esta prática pode estar presente até hoje. São animais muito atrativos e geralmente bastante  venenosos, predominantemente amazônicos. São encontrados nas tonalidades vermelho, azul ou amarelo, e uma combinação destas. Essas cores, no mundo animal, são caracterizadas geralmente como aposemáticas, pois servem de alerta para seus predadores que o animal apresenta muito veneno. Por esses motivos, essas cores são essenciais para a sobrevivência desses animais. Os sapos-ponta-de-flecha são venenosos, mas não são peçonhentos, ou seja, não conseguem injetar seu veneno. A intoxicação pode se dar em contato com mucosas (como boca e olhos) e em feridas na pele.

 

Fontes de pesquisa

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/cores-na-natureza-camuflar-atrair-parceiros-afastar-inimigos.htm.

http://www.saudeanimal.com.br/as-cores-do-reino-animal/

https://www.peritoanimal.com.br/os-insetos-mais-bonitos-do-mundo-23467.html

https://oeco.org.br/noticias/27617-tudo-azul-borboleta-morpho/

https://www.gpabrasil.com.br/biologia/cobra-coral/

https://www.infoescola.com/aves/pavao/

https://maestrovirtuale.com/pavao-origem-caracteristicas-habitat-reproducao/

https://portalamazonia.com/amazonia/os-coloridos-sapos-ponta-de-flecha-pequenos-no-tamanho-e-gigantes-em-beleza-e-veneno

https://portalamazonia.com/amazonia/veneno-mortal-conheca-o-sapo-da-amazonia-que-esta-entre-os-mais-perigosos-do-mundo

https://agro20.com.br/ave-paraiso/

https://blog.cobasi.com.br/aves-do-paraiso/

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/nudibranquios-incriveis-lesmas-marinhas-sao-animais-mais-coloridos-do-mar.htm?cmpid=copiaecolahttps://essaseoutras.com.br/tudo-sobre-nudibranquios-especies-moluscos-do-mar-cores-e-fotos/