Fechar menu lateral

A beleza e diversidade das aves

A BELEZA E DIVERSIDADE DAS AVES

 

Mesmo em quarentena, no nosso dia a dia, é possível perceber a grande diversidade de aves que existe ao nosso redor. Mas você sabia que existem cerca de 10400 espécies de aves no mundo? Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, no Brasil há 1919 espécies, logo atrás do país que possui o maior número já catalogado, nossa vizinha Colômbia, com 1924 espécies!

 

Considerando toda essa diversidade, a evolução não “poupou esforços” na beleza e exuberância desses animais, havendo uma variedade imensa de cores, formas e até comportamentos curiosos de cortejo, por exemplo. 

 

As aves-do-paraíso são o exemplo clássico da beleza excêntrica das aves. São encontradas na Papua-Nova Guiné, no leste da Austrália, e a família possui 42 espécies, super diferentes! Esse grupo de aves é muito conhecido pelas formas inusitadas e danças dos machos para cortejar suas fêmeas.

As aves-do-paraíso são tão populares que possuem até um documentário da Netflix, Dança dos Pássaros, que já foi até uma recomendação no nosso #DicaCIZ. Clique aqui para ir ao nosso post do Instagram (curiosidade: existe uma planta, bem colorida, que se chama Ave-do-Paraíso, por se assemelhar a um pássaro!)

 

Veja um exemplo de dança dessas aves na sequência de fotos abaixo, e outras lindas espécies do grupo em seguida.

Saindo um pouco desse grupo, temos outras espécies muito diferentes espalhadas pelo mundo.

 

Dois exemplos da região asiática são o pato-mandarim e o faisão-dourado. Considerado o pato mais bonito do mundo, ocorrendo na China e Japão, o pato-mandarim (Aix galericulata), com todas suas cores e formas, parece até ter sido desenhado. Costumam ser encontrados em lagos arborizados, e voam com muita agilidade. Também da China, o faisão-dourado (Chrysolophus pictus) possui cores vivas, como roxo, vermelho e amarelo – de onde se inspira seu nome. Assim como em muitas outras espécies de aves, os machos são os mais coloridos, enquanto a fêmea apresenta a coloração marrom. Assim como nas danças mencionadas para as aves-do-paraíso, esse é mais um exemplo de seleção sexual, ou seja, as fêmeas escolhem os machos muitas vezes baseando-se em suas colorações chamativas.

 

Dois exemplos da África incluem o rolieiro-do-peito-lilás e a ave secretária. O pássaro nacional do Quênia, na África Oriental, o rolieiro-do-peito-lilás (Coracias caudatus) possui cores completamente diferentes, e seu nome tem relação com seu típico voo nupcial, que é cheio de acrobacias.  Podendo chegar a cerca de 1,35 m de altura, a Ave Secretária (Sagittarius serpentarius), é uma ave de rapina, e nativa da África. Apesar de toda sua elegância (ver na foto abaixo), são caçadoras de serpentes venenosas, de onde vem a segunda parte do seu nome (serpentarius).

VOLTANDO AO BRASIL

Mas agora é hora de voltar ao Brasil. Como já dito anteriormente, nosso país é um dos mais diversos em aves do mundo, e aqui estão alguns exemplos das mais belas representações da palavra diversidade.

 

AMEAÇAS PELO TRÁFICO

 

Apesar da grande diversidade de aves que temos no meio ambiente, diversas espécies correm grandes riscos de extinção a médio e longo prazo por causa do tráfico ilegal. O tráfico de animais silvestres constitui o terceiro maior comércio ilícito do mundo, perdendo apenas para o tráfico de narcóticos e armas. As aves são o principal alvo do tráfico de animais silvestres no Brasil, correspondendo a 80% das espécies contrabandeadas no mercado, movimentando cerca de 3 bilhões de reais.

 

Cada espécie tem sua função ecológica no ambiente, e quando são retiradas do seu habitat natural nenhuma outra espécie é capaz de desempenhar exatamente o mesmo papel, causando desequilíbrio ecológico. Isso sem contar o sofrimento dos animais: a cada dez animais traficados, nove morrem pelas condições precárias em que são transportados.

 

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, trabalha sempre no combate ao tráfico de animais em nível interestadual e internacional, fiscaliza criadores clandestinos, traficantes de animais que realizam vendas pela internet e criadores regulamentados que apresentam algum tipo de ilegalidade. Ele também recebe os animais, acolhe, trata e destina os indivíduos. A penalidade para quem trafica animais é detenção de 6 meses a um ano, além de multa, podendo variar de acordo com a gravidade do crime. Aqui no estado de Minas Gerais, caso tenha suspeita deste tipo de crime, denuncie anonimamente pelo número 181.

 

Gostou das fotos? Veja os arquivos em maior qualidade clicando aqui!

 

FONTES DE PESQUISA

http://papagaiosdobrasil.com.br/2019/12/23/combate-ao-trafico-de-animais-silvestres-penalidadades-atuacao-ibama/ 

https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/estado-de-conservacao/2798-aves-amazonia

https://segredosdomundo.r7.com/aves-exoticas/

https://www.hipercultura.com/aves-exoticas/

https://www.portaldospassaros.com.br/aves-brasileiras-mais-bonitas/

https://brasildasaves.com.br/2012/08/25/a-ave-mais-bonita-do-brasil/

https://avesdoparaiso.openbrasil.org/

https://www.wikiaves.com.br/

https://www.inaturalist.org/

https://wildlifeact.com/blog/secretary-bird-sagittarius-serpentarius/

https://www.revistaplaneta.com.br/seis-aves-muito-curiosas-que-merecem-ser-conhecidas/

https://anda.jusbrasil.com.br/noticias/253770776/trafico-de-aves-corresponde-a-80-das-especies-de-animais-contrabandeados-no-brasil#:~:text=As%20aves%20s%C3%A3o%20o%20principal,combates%20a%20crimes%20ambientais%2C%20Franco