A DOMESTICAÇÃO DOS CÃES
Que o cão é “o melhor amigo do homem” todo mundo já sabe, mas como ele se tornou este animal tão querido é o que vamos explicar no post de hoje! Visitem também nosso post no Instagram para comentar, curtir e compartilhar.
Os cães são mamíferos canídeos. Isso significa que são animais aparentados dos lobos, animais selvagens. Porém, para serem adaptados ao nosso convívio, esses animais passaram por diversas fases evolutivas e de domesticação. Existem várias teorias de como os lobos acabaram domesticados, e há indícios arqueológicos de que a domesticação tenha se iniciado durante uma era glacial, há cerca de 500 mil anos.
Uma teoria aponta que alguns lobos mais tolerantes aos seres humanos andavam atrás dos humanos para usufruir dos restos de comida deixados por eles. Em se alimentando mais, estes animais geraram mais descendentes, e assim ocorreu um processo conhecido como seleção natural. Acredita-se que o ser humano também adquiria vantagem com o compartilhamento do ambiente, pois ficariam mais protegidos de ataques de outros animais, permitindo sua aproximação.
Com o tempo, os filhotes das gerações futuras dos lobos não caçavam mais sozinhos e tinham o homem como única fonte de alimentos. Os filhotes começaram a enxergar o homem como seu macho alfa, e assim começou a domesticação deste animal. A propósito, talvez você já tenha ouvido falar que um cão “adota” alguém da casa como seu dono legítimo.
Com o passar dos anos, os humanos passaram a explorar a agricultura e a criar os animais que comeriam nas refeições, como ovinos e bovinos. Acredita-se que eram realizados cruzamentos entre os cães que tinham menos propensão de comer os rebanhos, para evitar que o ser humano perdesse seu alimento. A humanidade continuou evoluindo, e, por ação dos seres humanos, os cães acostumaram-se a comer ração, virando, na maioria das vezes, somente um animal de estimação, sem função de trabalho. Os cães ainda carregam o DNA dos lobos, e é possível enxergar comportamentos parecidos.
O fóssil mais antigo de um cão doméstico (Canis lupus familiaris) é uma mandíbula (osso que forma o queixo) de 14.700 milhões de anos de idade, achada na Alemanha – o que nos mostra que o cão foi o primeiro animal a ser domesticado pelos humanos! A figura abaixo, retirada da revista Superinteressante, demonstra de que forma os canídeos evoluíram através da domesticação.
A CRIAÇÃO DE RAÇAS
Um ponto negativo da domesticação é que, ao longo do tempo, os cães começaram a ser selecionados artificialmente pelos humanos, para “criar” raças ainda mais dóceis, esteticamente “fofos”, ou por qualquer outra vontade humana.
Infelizmente, o efeito não foi como o desejado: hoje temos inúmeras raças que apresentam problemas de saúde como consequências dessas seleções, como podemos ver na figura abaixo:
Atualmente, segundo a Federação Internacional de Cinologia (WCO, na sigla em inglês), há 344 raças de cães! Colocamos duas raças aqui como exemplo:
Origem – Sibéria, há 2 mil anos
São geneticamente mais próximos dos lobos que uivam. Adoram trabalhos em equipes. São muito resistentes ao frio, uma vez que teria sido criada por povos semi-nômades para puxar seus trenós na neve.
Origem – Japão, há 4 mil anos
Somente a família imperial e os nobres tinham direito de ter esse cão entre os séculos XVI e XIX. Eles tinham seus próprios empregados, que tinham uma linguagem especial, muito respeitosa, com eles.
——————-
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
https://super.abril.com.br/ciencia/como-o-homem-transformou-lobos-em-cachorros/
http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/mundo-pet/2014/noticia/2014/12/mundo-pet-evolucao-dos-caes-ate-se-tornarem-animais-de-estimacao.html
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/voce-sabia-como-caes-e-gatos-foram-domesticados,3409da38d43da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
https://www.petz.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/11/akita-inu-02.jpg
http://lounge.obviousmag.org/prateleira_do_cuffman/2014/02/caes-selecao-artificial-e-a-origem-das-racas.html
http://www.hojeaprendi.com.br/2014/05/15/selecao-artifical-como-eram-os-cachorros-de-um-seculo-atras/
https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2018/09/critica-alfa-erra-ao-fazer-drama-de-cachorro-com-ambientacao-pre-hist.html