Minicursos

MINICURSOS CONFIRMADOS
.

1. Difração de Raios X princípios básicos e aplicações – Dr. Alexandre Cuin & Kaíque Alexandre D’Oliveira (UFJF)(25 Vagas) – Vagas esgotadas!

Esse minicurso terá uma parte experimental onde cada aluno terá a oportunidade de presenciar a preparação das amostras, o critério de escolha dos parâmetros a serem medidos, bem como a utilização de banco de dados para a identificação de fases cristalinas. Também serão abordados conceitos fundamentais da difração de raios X: geração do feixe, parte óptica, demais parâmetros instrumentais e principais usos desta discreta técnica – envolvendo a análise de dados obtido através dos principais programas da área bem como a consulta em banco de dados.
    .

2. Python para Físicas e Físicos – Dr. Flávio Campopiano Dias de Moraes (UFJF) – (20 vagas) – Vagas esgotadas!
    Neste minicurso serão abordadas algumas ferramentas de python voltadas para análise e tratamento de dados, com foco em problemas de Física. Os participantes irão aprender sobre estruturas para armazenamentos de dados em python (listas, tuplas, dicionários, matrizes de numpy e data frames do pandas), ferramentas para importação de dados e manipulação de arquivos (as bibliotecas os.path e pandas) e ferramentas para traçar gráficos (matplotlib.pyplot) e fazer ajustes de dados (scipy.optimize). Não é necessário nenhum conhecimento prévio de python, mas um conhecimento básico da sintaxe pode ajudar na compreensão de alguns exemplos.
    .
  3. Introdução ao Arduino – Dr. Bruno Gonçalves (IF-Sudeste) – (20 vagas)
    .
  4. Técnicas de Análise Térmica – Daniel Golle (Netzsch) – (20 vagas) – Vagas esgotadas!
    .
  5. Espectroscopia Raman – Dr. Luiz Fernando Cappa de Oliveira &  Dr. Gustavo Fernandes Souza Andrade (UFJF) – (25 vagas) – Vagas esgotadas!

O curso abordará alguns princípios fundamentais do espalhamento Raman e sua aplicação como técnica de identificação de espécies em diversas matrizes. Devido à sua natureza de técnica vibracional, é um efeito que permite o estudo de misturas e a identificação inequívoca de substâncias; além disso, os efeitos de intensificação do espalhamento Raman tornam essa técnica também poderosa na identificação de espécies que possuem absorção na região do visível e em estudos de ciência de superfície. Na abordagem desse curso, serão enfatizadas as características únicas da técnica que permitem que seja seletiva, além de abordagens para aumentar o desempenho do fenômeno, como espectroscopia Raman ressonante e o efeito SERS (espalhamento Raman intensificado por superfície) e os principais cuidados experimentais e de procedimento para que os resultados obtidos sejam confiáveis e úteis nos mais diferentes sistemas.
    .

6. Ondas Gravitacionais e Sombras de Buracos Negros – Dr. Marc Casals (CBPF)
    .
  7. Física Moderna para Professores do Ensino Médio: Uma Abordagem Metodológica – Dr. Nelson Barrelo Jr (UFF)

Para realizar sua inscrição nos minicursos, clique aqui.