“Educação científica e diversidade étnica”
Do ensino vida Maria à perspectiva de uma educação das as mil e uma noites
Prof. Dr. Valmir Henrique de Araújo / UESB
Nessa breve comunicação a ser apresentada no I Workshop da Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cujo tema é ” Um olhar sobre a Física: desafios e perspectivas“, proponho-me a mostrar as linhas gerais de uma pedagogia interétnica colaborativa, ora em desenvolvimento, inserida numa Educação Científica para a Diversidade Étnica. Esta Educação tem a perspectiva de reconstrução social para contemplar a população negra presente nas salas de aulas do Sudoeste da Bahia. A educação científica aqui proposta é parte de um amplo projeto histórico que tem discutido a criação de uma educação quilombola no Brasil, com objetivo de resgatar os valores culturais, os saberes locais e respeitar a diversidade étnica e cultural. Com esta proposição almejo uma ampliação nos horizontes da educação e coloco como ponto de partida a construção de princípios educacionais que podem nortear um novo modelo de sociedade calcada na solidariedade e respeito mútuos – sociedade que se fragmenta e se torna liquida em face das aceleradas mudanças impostas pela globalização –, um novo modelo que transforme as pessoas e as leve a se empenharem a serem construtoras do conhecimento como bem cultural, reconstrutoras de suas identidades bem como em detentoras de alta autoestima e auto-realização. Com esse propósito esta educação deve ser iniciada desde o ensino fundamental em escolas que atendem os bairros de vulnerabilidade social e as comunidades quilombolas. Tal pedagogia deve possibilitar uma construção de conhecimento científico em consonância com a construção da identidade étnica e, consequentemente, da autoestima dos atores envolvidos no processo – os aprendizes de ciência –, com a inserção da física, da robótica educacional e da narrativa poética da ciência no ensino fundamental.
Palavras-chave: Educação científica. Diversidade étnicocultural. Inserção da física, da robótica e de narrativas no ensino fundamental. Identidade étnica. Autoestima.