HOUVE ALTERAÇÃO NO DIA E HORÁRIO DO MINICURSO DE MICROSCOPIA DE PONTA DE PROVA DO PROFESSOR BENJAMIN, O MINICURSO ACONTECERÁ HOJE, 23/10, das 13 às 17. Na sala 3316 do ice antigo
Os minicursos serão realizados de forma paralela, em dois locais diferentes: no Departamento de Física – ICE, e no Centro de Ciências – UFJF. Para se inscrever no(s) minicurso(s) de interesse, acesse o Formulário de inscrição. Os minicursos disponíveis para o evento são:
Polímeros Semicondutores: Do Laboratório à Transição Energética – Prof. Dra. Hallen Daniel Rezende Calado (23/10):
Local: Centro de Ciências : Auditório 3 (Segundo Andar)
Horário: 13h às 17h (Quinta-Feira)
O minicurso abordará o panomara energético mundial e nacional. O alunos será convidado para uma viagem ao mundo dos polímeros onde conhecerá estruturas semicondutoras capazes de atuar na camada ativa de um dispositivo optoeletrônico. Nanotubos de carbono, grafeno e outras nanoestruturas de carbono serão apresentadas e seu papel na construção de materiais híbridos discutidos. Serão apresentados alguns materiais já desenvolvidos e o processo de sua caracterização físico-química apresentado.
Introdução à Computação Quântica – Prof. Dr. Rodrigo Alves Dias (23/10 e 24/10):
Local: Centro de Ciências : Sala de Informática (Térreo)
Horário: 13h às 17h (Quinta-Feira e Sexta-Feira)
Prepare-se para desvendar os mistérios de uma das áreas mais fascinantes da ciência moderna com o minicurso “Introdução à Computação Quântica”.
Este programa foi cuidadosamente elaborado para oferecer uma imersão clara e progressiva nos conceitos fundamentais que sustentam a computação do futuro.
Iniciaremos com uma exploração acessível dos princípios da Mecânica Quântica, abordando fenômenos cruciais como tunelamento, o princípio de De Broglie, o princípio da incerteza de Heisenberg, o experimento de Young e o spin.
A partir dessa base, faremos uma transição didática do bit clássico para o qubit quântico, elucidando os conceitos de superposição de estados e emaranhamento, com exemplos práticos de sua manifestação em sistemas como átomos, polarização da luz e circuitos supercondutores.
O minicurso avançará para os pilares matemáticos da Computação Quântica, introduzindo a álgebra matricial, vetores no espaço de Hilbert e operadores, além de detalhar os três postulados essenciais: Evolução Temporal, Medida e Valor Esperado e Colapso da Função de Onda.
Em seguida, estabeleceremos a ponte entre a lógica computacional clássica e a quântica, definindo portas lógicas clássicas e, posteriormente, as portas lógicas quânticas para 1 e 2 qubits.
A etapa final e mais prática do curso consistirá em uma demonstração interativa no Google Colab, utilizando as plataformas Pennylane e Strawberry Fields.
Você terá a oportunidade de ver em ação circuitos quânticos, desde exemplos básicos até a implementação de algoritmos mais complexos, como o Quantum Phase Estimation e o algoritmo de Rodeo, proporcionando uma experiência prática e inspiradora no desenvolvimento de soluções quânticas.
Este minicurso é um convite para você explorar e se capacitar em uma das tecnologias mais revolucionárias do nosso tempo.
Obs.: O Minicurso ”Introdução a Computação Quântica” possui vagas limitadas para 20 pessoas, sendo elas distribuídas de acordo com a ordem de envio do formulário. Portanto, os inscritos subsequentes ao limite de vagas poderão ser chamados para participarem da segunda opção de minicurso.
Teoria com Torção e Limite de Baixa Energia – Prof. Dr. Ilya Shapiro (23/10):
Local: Centro de Ciências : Auditório 2 (Primeiro Andar)
Horário: 13h às 17h (Quinta-Feira)
Teorias de gravitação com torsão estão atraindo muita atenção por mais de 50 anos.
Um ponto de partida para estas teorias é a formulação de campos quânticos de matéria no fundo clássico gravitacional com torsão.
Exigindo que a nova teoria seja renormalizável, chegamos a uma forma bastante restrita de interação com torsão.
Neste ponto, aparecem duas perguntas que nós vamos tentar responder neste minicurso:
- Como calcular correções quânticas para a ação de matéria e da própria torsão?
Nos últimos anos, temos um progresso nesta parte, ligado a uma possibilidade de integrar anomalia conforme com campos extras (e.g., escalar ou torsão) e extrair da ação efetiva induzida por anomalia o potencial efetivo. - Quais são as possíveis observáveis que permitem detectar torsão no laboratório ou colocar limites superiores (upper bounds) para a magnitude deste campo?
Esta pergunta faz parte de um programa mais amplo de manifestações físicas de quebra de simetrias de Lorentz e CPT.
De fato, é assunto de muitos trabalhos experimentais das últimas décadas.
Neste minicurso, discutiremos os fundamentos teóricos por trás dessa atividade, usando torsão como um exemplo.
Microscopias de Ponta de Prova: da Teoria à prática – Prof. Dr. Benjamin Fragneaud (23/10):
Local: ICE Antigo, Sala 3316
Horário: 13h às 17h (Quinta-Feira)
Um curso introdutório às técnicas de microscopia de ponta de prova.
Serão apresentados os conceitos básicos dessas técnicas, com foco em como funcionam e para que servem.
Além da explicação teórica, o curso contará com demonstrações práticas ao vivo, mostrando como realizar medidas e obter imagens experimentais.
O objetivo é oferecer uma visão clara e direta dessas ferramentas, preparando os participantes para utilizá-las em pesquisas e experimentos.