Fechar menu lateral

Informações das Apresentações

Bruno Ricardo de Carvalho


Raman signatures of multivalley physics in monolayer transition metal dichalcogenides

Many fascinating physical phenomena emerge in two-dimensional transition metal dichalcogenides (TMDs) due to their unique spin-valley locking and spin-split K/K′ valleys. In addition, their electronic structure hosts other multivalley channels with similar characteristics. In this talk, I will discuss recent advances in using Raman scattering to probe these intervalley channels in TMDs. First, the electronic  band structure of monolayer MoS₂ is mapped over a 300 meV energy range through multi-excitation measurements, revealing intervalley scattering via double-resonance Raman (DRR) processes around the K and M points of the Brillouin zone. Next, by fixing the excitation energy, the electronic structure is tuned through pressure-dependent measurements on the same material, with complementary results from monolayer WSe₂. This approach reveals the K-Q crossing and highlights the multivalley nature of DRR bands in monolayer TMDs.



Douglas Soares Galvão


Simulando a Natureza: de Nanotubos a Formigas

As hibridizações sp, sp2, sp3 do carbono permitem um número quase infinito de diferentes estruturas com propriedades mecânicas e eletrônicas ‘ajustáveis’. Essas estruturas podem exibir diferentes topologias com diferentes dimensões eletrônicas (0-fulerenos, 1-nanotubos, 2-grafeno, 3-diamante). Essas topologias podem ser exploradas para criar uma grande classe de diferentes materiais, por exemplo buckypapers, músculos artificiais baseados em nanotubos de carbono, espumas, cristais auxéticos, etc. Esses materiais apresentam morfologias extremamente complexas, o que resulta em grandes desafios para criar modelos que descrevam realisticamente suas propriedades mecânicas e estruturais. Neste seminário apresentaremos e discutiremos abordagensmulti-escala (de atômica a macro-escala) para modelar esses materiais, inclusive com o uso de métodos de inteligência artificial (como os algoritmos ‘formigas’). Em particular, discutiremos novas técnicas de simulação por dinâmica molecular baseadas no uso de potenciais reativos que permitem tratar sistemas de vários milhões de átomos. Além de estruturas de carbono, esses potenciais também podem ser aplicados para metais, calcogenetos ou novos materiais bi-dimensionais.



Herbert de Castro Georg


Efeitos do meio solvente em propriedades moleculares

O meio solvente pode alterar significativamente inúmeras propriedades moleculares, tais como estrutura conformacional e eletrônica, propriedades espectroscópicas, respostas ópticas não lineares, mecanismo e velocidade de reação, etc. Entretanto, modelar o efeito do solvente de forma eficaz é um desafio para as metodologias teóricas existentes. Nesta palestra iremos abordar as dificuldades metodológicas relacionadas ao estudo do efeito de solvente em propriedades moleculares e mostrar os resultados que temos obtido com o método ASEC-FEG, que se baseia na metodologia QM/MM sequencial e utiliza uma descrição atomística do meio solvente. Como iremos mostrar na palestra, o método ASEC-FEG consegue descrever com bastante eficácia o efeito do meio solvente em diversas propriedades moleculares.



Leonardo Cristiano Campos


Emissões Excitônicas em WSe₂: Efeitos de Confinamento Espacial, Interações Locais e Strain



Lucas Modesto da Costa


Uso de abordagem multiescala para o entendimento de sistemas moleculares

O entendimento dos mais diferentes mecanimos a nível molecular requer descrição da estrutura eletrônica, e por sua vez o uso da mecânica quântica. Por serem sistemas sem periodicidade e em meio solvente, o número de átomos envolvidos é grande o que torna o uso da mecânica quântica inviável. Uma solução usar diferentes abordagens com variadas aproximações a fim de descrever a propriedade desejada.
Nesta palestra irei discutir sobre sobre a abordagem multiescala com o uso da usando a mecânica quântica e mecânica molecular para obteção de espectros de absorção em sistema biológicos.



Alessandra Maia Marques Martinez Perez


Inovações e tecnologia em Física Médica e seu impacto na sociedade no século XXI

A Física Médica desempenha um papel essencial na assistência médica e na sua inovação no cenário contemporâneo de rápidas mudanças e incertezas. O físico médico atua de modo a garantir que os procedimentos realizados levem ao melhor resultado clínico possível. Nesta apresentação, destacaremos os principais desafios para a prática eficaz da física clínica e apresentaremos um exemplo de aplicação da física no Radiodiagnóstico, de modo a mitigar esses desafios e permitir a prática baseada em evidências.



Maria Priscila Pessanha de Castro


Interações entre Ensino,Pesquisa, Extensão e Cultura



Nadja Kolb Bernardes


Sistemas quânticos abertos: da teoria a aplicações

Nenhum sistema físico está completamente isolado do ambiente em que se encontra. O sistema no qual essa interação com o ambiente não é desprezível é chamado de aberto. Em sistemas quânticos, essa inevitável interação entre o sistema e seu entorno é responsável pela perda de coerência e emaranhamento, recursos fundamentais para o processamento de informação quântica. Nesse seminário abordaremos a dinâmica de sistemas quânticos abertos, descrevendo diferentes tipos de dinâmicas, Markovianas e não-Markovianas, e mostraremos como efeitos de memória presentes em dinâmicas não-Markovianas podem ser explorados para o processamento de informação quântica.



Ana Claudia Monteiro Carvalho


Mulheres na Ciência: ontem, hoje… sempre!



Hallen Daniel Rezende Calado


Híbridos Nanoestruturados: Inovação a favor da Sociedade



Luis Raul Weber Abramo


Desafios da Astrofísica moderna e o papel da Inteligência Artificial

Novos telescópios na Terra e no espaço trouxeram uma variedade impressionante de imagens, dados e informações sobre o cosmos nos últimos anos. Ao mesmo tempo que nossa compreensão do universo fica cada vez melhor, os grandes mistérios permanecem, e alguns até mesmo se aprofundam. Nesta palestra vou discutir algumas das mais fascinantes observações dos últimos anos, as tensões e dificuldades do modelo cosmológico padrão, e o papel cada vez mais importante do Aprendizado de Máquina e a Inteligência Artificial na pesquisa em astrofísica



Filipe Menezes (UAI Física)


Formação de físicos no Brasil: a necessidade de comunicação acadêmica



José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça


Física Aplicada: Pontes entre a inovação, a biologia e a indústria.



Tiberio de Paula Netto

Buracos negros regulares na Gravitação Quântica

A formulação de uma teoria consistente de Gravitação Quântica (GQ) é um grande desafio da Física Teórica, devido a conflitos entre princípios teóricos e à ausência de dados experimentais em altas energias. Um requisito importante para uma boa teoria de GQ é a regularização das singularidades presentes nas soluções da Relatividade Geral, como as do interior de buracos negros.

Neste seminário, serão apresentadas propriedades gerais de buracos negros regulares decorrentes dessa regularização, incluindo: número par de horizontes de evento, gap de massa para formação, supressão de efeitos não lineares próximos a r = 0 e a necessidade de uma função de shift não trivial. Também será discutida sua termodinâmica e um modelo baseado na Gravitação Quântica de Lee–Wick.




Adriana Aparecida da Silva


Metodologias ativas no Ensino de Física

São comuns as queixas de professores e estudantes quando se trata do Ensino de Física. Por um lado,
professores queixosos da falta de interesse e conhecimentos prévios dos alunos; por outro, estudantes que não veem motivos para estudar tais conteúdos. Em comum, aulas tradicionais que tratam de conceitos abstratos e que enfrentam o desafio de superar a simples memorização. Nesse contexto, as metodologias ativas se colocam como possibilidade didático-metodológica para fomentar a centralidade do estudante no processo de ensino e de aprendizagem. Serão apresentadas as principais metodologias ativas adotadas no campo educacional brasileiro e os dados preliminares de uma pesquisa promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Experimentais em Ciências Naturais (GEPPECIN) acerca dos materiais elaborados no âmbito do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF).