Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: VET053 - GESTÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

Horas Aula: 2

Departamento: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Empreendedorismo.
Direção e Organizações.
Marketing aplicado à Medicina Veterinária.
A gestão de pessoas na Medicina Veterinária.
Administração de recursos operacionais.
Administração Pública
Tópicos Especiais.
1. Empreendedorismo
1.1. Empreendedorismo e inovação
1.2. Características do empreendedor
1.3. Negócios e ideias
1.4. Canvas: Formatando o negócio e as ideias
2. Direção e Organização:
2.1. Motivação
2.2. Liderança tradicional e Situacional
2.3. Ambiente organizacional na gestão da Medicina Veterinária
2.4. Processos de centralização e descentralização aplicados
2.5. Departametalização
2.6. Tomada de Decisão

3. Marketing aplicado à Medicina Veterinária
3.1. Características distintivas dos serviços
3.2. 4 Ps nos serviços
3.3. Evidências físicas, processos e pessoas em serviços
3.4. Expectativas, qualidade, satisfação e relacionamento nos serviços
4. A gestão de pessoas na Medicina Veterinária
4.1. Gestão de pessoas: seus desafios
4.2. Recrutamento e Seleção
4.3. Qualidade de Vida no Trabalho – QVT
4.4. Clima nas Organizações
4.5. Competências
5. Administração de recursos operacionais aplicados à Medicina Veterinária
5.1. Projeto de Processos
5.2. Projeto de rede de operações produtivas
5.3. Arranjo físico e fluxo
5.4. Operações e sustentabilidade
6. Administração Pública
6.1. Modelos de Administração Pública
6.2. Administração Pública e suas interferências na Gestão da Medicina Veterinária
7. Tópicos Especiais - fundamentos
7.1. Implementação de uma clínica veterinária
7.2. Gestão em laboratório clínico
7.3. Administração em pet shop
7.4. Administração rural
Chiavenato, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 7º edição

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 10. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 515 p.

Dolabela. Fernando, O segredo de Luísa: Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Sextante, 2016

FIORELLI, Jose Osmir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas 2004.
HAYES, R.; PISANO, G.; UPTON, D.; WHELLWRIGHT, S. C. Produção, Estratégia e Tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Porto alegre: Bookman, 2008
HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; IKEDA. A. A.; CAMPOMAR, M. C. Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2009.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.

RAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009

Sanabio, Marcos Tanure, Santos, Gilmar Jose de; David, Marcus Vinícuis. Administração Pública Contemporânea: política, democracia e gestão. Editora da UFJF, 2013

Soares, José Antônio, Toniollo, Gilson Hélio e Bresciani, Katia Denise Saraiva. Gestão Empreendedora em Medicina Veterinária, FUNP, 2017
Voltar