O prédio denominado “Laboratórios de Ensino da Medicina Veterinária” situa-se na Rua Espírito Santo, nº 1023 – Centro. Neste local encontram-se o Laboratório de Anatomia Veterinária, Laboratório de Patologia Veterinária, Laboratório de Histologia e Histopatologia, Laboratório Multiusuário e Laboratório de Diagnóstico Animal, que atendem disciplinas do ciclo básico e profissionalizante. Este conjunto de laboratórios é utilizado em diversas disciplinas práticas visando o aprimoramento dos alunos do Curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora.
O Curso de Medicina Veterinária da UFJF conta com uma equipe docente extremamente qualificada à frente das disciplinas de Anatomia Veterinária (I e II). Apesar do desafio de ofertar os primeiros semestres das disciplinas fora da Cidade de Juiz de Fora, no Campo Experimental da Embrapa Gado de Leite na cidade de Coronel Pacheco e em estruturas temporárias dentro da própria UFJF, foram vencidas todas as dificuldades típicas do processo de implantação de um curso de graduação. Apesar das barreiras iniciais, os professores Antônio Carlos Santana Castro e Káterin Grondona conseguiram estruturar o Laboratório de Anatomia Veterinária e construir um acervo de peças anatômicas de tamanho respeitável, até mesmo para Cursos consolidados de Medicina Veterinária. O laboratório Anatômico funciona na Rua Espírito Santo, 1023, no Centro da Cidade de Juiz de Fora.
A Clínica Veterinária de Ensino é um espaço de vivência prática do curso de Medicina Veterinária da UFJF nas áreas de Patologia Clínica, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Estimação. Na Clínica Veterinária de Ensino da UFJF são realizadas aulas práticas do curso de graduação em Medicina Veterinária, além de desenvolvidos projetos de extensão e de pesquisa, propiciando aos discentes oportunidade de treinamento de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional. São realizados atendimentos clínicos e cirúrgicos a cães, gatos e pets exóticos, bem como exames laboratoriais e de imagem, mediante cadastramento e agendamento prévio, com prioridade para atendimento a animais de pessoas em condição de vulnerabilidade.