Na tarde do dia 14 de março, o Prof. Rafael Monteiro, do Departamento de Medicina Veterinária da UFJF, realizou uma visita técnica com o técnico agrícola Cândido Antônio Rocha da Silva e a agrônoma Ana Luísa Telles Soares, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a duas propriedades rurais na Zona da Mata, onde galinhas estavam morrendo e as causas eram desconhecidas pelos proprietários.
Uma das propriedades pertence a agricultores familiares enquadrados no conceito de extrema pobreza do Governo Federal. Devido a esse fato, tiveram acesso a um financiamento que os permitiu adquirir exemplares de galinhas da linhagem Embrapa 051, com o objetivo de melhorarem sua renda e ingerirem proteína animal de qualidade.
Entretanto, após a chegada desses animais, algumas galinhas morreram e outras ficaram doentes, o que levou a equipe da Emater a solicitar a colaboração do Departamento de Medicina Veterinária da UFJF.
Na outra propriedade, cerca de 60 aves, entre galinhas, patos e gansos são criadas misturadas em um terreiro com cercamento parcial. A proprietária relatou episódios de mortalidade das aves sem sinais clínicos evidentes, depois de ficarem fracas e definharem, morrendo patos e gansos antes das galinhas.
Depois da avaliação das aves e do local, o Prof. Rafael Monteiro levantou suspeitas clínicas em cada caso, recolheu um animal morto para necropsia e orientou os proprietários rurais quanto a ações de manejo necessárias em cada caso.
A equipe da Emater e o Departamento de Medicina Veterinária da UFJF pretendem continuar a colaboração, já que consideram bem sucedida a parceria que resultou no apoio a proprietários de baixa renda.