O curso de Medicina Veterinária da UFJF recebeu nota máxima, conceito 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, dia 20, e podem ser acessados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O intuito do exame é estimar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Essa foi a primeira vez que o curso que teve início em 2014 foi avaliado no Enade. Duas turmas já se formaram.
A professora Gláucia Amaral, coordenadora do curso, destaca que essa nota é o resultado de um árduo trabalho que tem sido desenvolvido em conjunto com instâncias superiores para possibilitarmos aos nossos alunos um aprendizado de qualidade. “É preciso destacar a dedicação e o esforço do corpo docente, que se desdobrou e ainda o faz para transmitir da melhor forma o conhecimento, bem como dos técnicos e principalmente dos discentes, protagonistas de todo o processo. Há muito a crescer, e esse resultado nos fortalece para lutarmos em prol do curso”.
O chefe do Departamento de Medicina Veterinária, professor Leonardo Lanna, comemora e garante que o resultado traz ainda mais motivação para a continuidade dos trabalhos em busca da consolidação do curso. “Muitas ações já foram tomadas desde a realização do exame no ano passado. Ainda existem muitos desafios a serem superados para tornar o curso ainda melhor e garantir a uma formação acadêmica sólida.
A acadêmica Luna Arbex, vice-presidente do Diretório Acadêmico da Medicina Veterinária da UFJF recebeu com muita alegria a notícia da nota máxima no Enade. “Sabemos que isso é fruto de todo nosso esforço e dedicação, juntamente com os professores e funcionários do nosso curso, que não medem esforços em garantir a nossa qualidade de ensino e aprendizado. Temos muito orgulho de ser Medicina Veterinária UFJF e estarmos construindo um caminho seguro e de tanto sucesso”, completou.