O curso de Medicina Veterinária foi criado pela CONSU da UFJF em 11 de novembro de 2013, através da resolução 18/2013. A partir desta decisão o reitor Henrique Duque Chaves Miranda Filho, convidou professores de outros cursos de Medicina Veterinária para comporem a equipe do curso e da faculdade de Medicina Veterinária. A partir deste momento foi criada uma comissão temporária de implantação coordenada pela Diretora do Instituto de Ciências Biológicas professora Ana Paula Ferreira, a qual disponibilizou o espaço físico e apoio necessário ao início das atividades. Neste primeiro momento, foi escolhida a professora e médica veterinária Márcia Mercês Aparecida Bianchi já pertencente aos quadros da UFJF como a primeira coordenadora do curso.
No primeiro semestre de sua existência o curso compôs sua equipe docente com professores transferidos de outras instituições. O primeiro professor redistribuído foi Roberto Junio Pedroso Dias oriundo da UNIFEI, que iria ministrar a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Em seguida chegaram os professores Adolfo Firmino da Silva Neto (UFFS) e Flávio Medeiros Vieites (UFMT). Simultaneamente foram realizados cinco concursos para docentes, ocasião em que ingressaram no quadro docente os professores Gustavo Tabuada, Manoel Carlos Couto de Araujo, Nathan Barros, Rodrigo Fabri, Saulo Marçal e Vinícius Rocha. Ainda no primeiro semestre foi criado o Colegiado de Curso, composto pelos professores Márcia Mercês Aparecida Bianchi (coordenadora), Adolfo Firmino da Silva Neto, Artur Andriolo, Daniel Pimenta e Rodrigo Fabri.
Nos dois semestres seguintes, a formação do quadro docente continuou com a chegada por transferência do professor de Anatomia Veterinária, Antônio Carlos Santana Castro, o qual substituiu a professora Márcia Mercês na coordenação do curso (UFMG), além da realização de mais dois concursos para as disciplinas Microbiologia Veterinária e Farmacologia Veterinária. Neste período, também foram realizados os concursos para TAEs, a primeira servidora nomeada foi a assistente em administração Maria Alice Borneuf.
Para lotar os professores e Taes que iriam trabalhar no processo de implantação do curso foi criado em julho de 2014 o Departamento de Medicina Veterinária na Faculdade de Medicina, o Na ocasião foi nomeado o professor Adolfo Firmino da Silva Neto para a função de Chefe do Departamento.
Atualmente o maior desafio para a continuidade do processo de implantação do curso e da Faculdade de Medicina Veterinária é a criação do Hospital Veterinário de Pequenos Animais, previsto no campus central da UFJF e o Hospital Veterinário de Grandes Animais, previsto juntamente com a Fazenda Experimental em um espaço de 110 hectares na cidade de Coronel Pacheco.