O projeto de pesquisa “Monitoramento acústico passivo e observacional do golfinho-rotador (Stenella longirostris) no Arquipélago de Fernando de Noronha, Brasil”, coordenado pelo professor Raul Rio Ribeiro, do Departamento de Medicina Veterinária da UFJF, vem ganhando destaque em diferentes veículos de comunicação.
A proposta da pesquisa é utilizar a bioacústica como ferramenta para avaliar o comportamento dos cetáceos e contribuir para a conservação da biodiversidade marinha. Para tanto, foi instalado um hidrofone para captar os sons emitidos pelos golfinhos rotadores em uma área conhecida por ser local de descanso, cuidado materno e socialização desses animais. “Os golfinhos rotadores são animais extremamente vocais. Em diversas situações, eles emitem sons diferentes. Nós queremos utilizar essa ferramenta acústica para avaliar o impacto das embarcações e do turismo nesses animais”, explica o professor e pesquisador.
De acordo com Raul Rio, nos próximos anos, a pesquisa vai incluir o Arquipélago de São Pedro e São Paulo (pertencente a Pernambuco), o Atol das Rocas (agrupamento de ilhas vinculadas ao estado do Rio Grande do Norte) e Trindade e Martins Vaz (arquipélago localizado no Oceano Atlântico, na costa do Espírito Santo) – cobrindo as quatro ilhas oceânicas brasileiras.
As matérias sobre a pesquisa podem ser acessadas nos links abaixo: