Fechar menu lateral

Parceiro do Vamos Ler! oferece oficina de redação

Parte fundamental do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a redação auxilia os avaliadores a identificarem os conhecimentos dos participantes em relação à gramática e à interpretação de textos. Também é pela redação que se verifica se o candidato está atento às questões sociais e se tem capacidade de analisar criticamente um determinado assunto. Quando bem produzida, a redação pode alavancar a nota do candidato, que pode ter um texto nota mil. Mas quando é mal construída ou foge do tema, a redação pode até mesmo desclassificar o estudante.

Ciente de que uma boa redação depende de muita leitura e pesquisa, mas também de algumas técnicas de produção de texto, o Espaço Ler e Saber, parceiro do Vamos Ler!, irá oferecer no dia 07 de outubro de 2023 uma oficina gratuita de redação para inscritos no ENEM 2023. A atividade acontecerá entre 14h e 18h na sede do Conselho Particular São Pedro, da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), proponente do Espaço. Podem participar estudantes do 3o ano do ensino médio ou pessoas que já concluíram essa etapa da educação básica, mas irão fazer o exame este ano. Os interessados devem fazer inscrição neste link (abre nova página) até o dia 29 de setembro de 2023. Serão disponibilizadas 20 vagas. Caso seja necessário selecionar, terão prioridade os usuários da biblioteca comunitária do Espaço Ler e Saber, estudantes de escolas públicas, negros/indígenas e pessoas com deficiência. Os selecionados serão confirmados até o dia 03 de outubro, por e-mail.

A oficina será ministrada pela professora especialista em Letras, professora Juliane de Cássia Pereira. Pereira tem experiência em lecionar Língua Portuguesa, Redação e Literatura, em especial para concursos e também para o ENEM. Durante o encontro serão apresentados os pontos mais importantes na produção de uma redação; quais os possíveis temas a serem abordados este ano; e como as pessoas podem discorrer sobre um assunto, mesmo tendo pouco conhecimento sobre ele. Haverá ainda um momento de prática e também espaço para tira-dúvidas.

Espaço Ler e Saber

A oficina de redação é uma das atividades de arte e educação oferecidas pelo projeto Espaço Ler e Saber neste segundo semestre. Além do encontro, haverá uma roda de conversa com escritor local e também sessões de cinema comentadas. O Espaço contempla uma biblioteca comunitária com mais de 250 livros, de diferentes temáticas, como romance nacional e estrangeiro, história do Brasil e de Governador Valadares, temas religiosos, literatura infantil e infantojuvenil. Parte do acervo veio de doações feitas à instituição, inclusive de escritores e produtores culturais da cidade e região. O objetivo é contribuir no fomento à leitura e na integração entre os moradores do bairro São Pedro e também adjacentes, como Universitário e Santos Dumont.

O projeto é articulado pelo Conselho Particular São Pedro, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora campus GV, através do projeto Vamos Ler!. Parte dos recursos são do edital Doce 2022, da Fundação Renova, que visa fomentar e apoiar projetos nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer, nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, no Espírito Santo e em Minas Gerais.