Vamos Ler! é parceiro da FliGV 2023

Mariana Moraes é convidada do lançamento oficial da III FliGV

Pesquisas recentes mostram que vem crescendo, principalmente no cenário digital, o número de leitores em todo o mundo. No Brasil, chama a atenção o crescimento entre jovens de 18 a 29 anos, que subiu de 63% para 72% no período da pandemia (Nielsen BookScan, 2022). Nesta escala, cresce também o número de escritores! E buscando valorizar cada vez mais a leitura a nível local, a UFJF-GV se tornou parceira da III Festa Literária de Governador Valadares (FligGV), que acontecerá em maio de 2023 e terá como tema a obra do poeta e compositor Vinícius de Moraes. A parceria acontece através do projeto Vamos Ler!, coordenado pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos e pela Biblioteca.

O lançamento oficial do evento acontece nos dias 19 e 20 de dezembro, com uma mostra dos trabalhos dos autores da região. A ação acontece simultaneamente ao 23o Valadares Jazz Festival, no auditório e área interna do Colégio Imaculada. A FliGV tem início sempre às 18h30 e as apresentações de Jazz acontecerão às 20h e 21h30. Entre as apresentações haverá momentos de interação entre público, artistas do Festival e autores locais. A programação está neste link (abre nova página). E outras informações sobre o evento nas redes sociais @festa_literaria_de_gv e @valadaresjazzfestival e também no site www.fligv.com.

A parceria entre a UFJF-GV e a FliGV acontece com suporte financeiro da Pró-reitoria de Cultura (Procult), que possibilitou a vinda da artista Mariana de Moraes, neta de Vinicius de Moraes, e do músico Gustavo Wirtti. No dia 20 de dezembro, terça-feira, após a sua apresentação, Mariana participará de uma roda de conversa com o público presente no festival. Na oportunidade, ela irá comentar o cenário cultural brasileiro e como a produção de seu avô influencia seu trabalho.

Como parceira das ações, a UFJF-GV recebeu 10 pares de ingressos para cada dia de espetáculo, que estão disponíveis para a comunidade acadêmica (servidores, estudantes e terceirizados), mediante solicitação pelo e-mail projeto.vamosler.gv@ufjf.br. O e-mail deve informar nome completo, telefone para contato e área/departamento dentro da universidade. Além disso, o interessado deve indicar o dia que pretende ir – dia 19 ou 20 de dezembro. A entrega será feita por ordem de solicitação.