Um grupo de pesquisa encontra-se com um problema, debate-se em problematizações: o ler e o escrever e o estudar e o pensar e o conhecer e o experimentar e o inventar e o educar e o tornar-se e e e…
Debates, embates, combates: como ler com o corpo?
Que corpo escreve?
Como experimentar com o corpo e ler e escrever e estudar e pesquisar e e e…, em composições?
Experimentação com o pesquisar: uma pesquisa ensaiando-se na processualidade dos acontecimentos.
Experimentação com o estudar: um estudo em estado de implicação com mundos sempre inventados outros…
Experimentação como ação do expor-se em abertura, implicando-se com e no estudo, com e na pesquisa, em invenções de si e do mundo.
Experimentações. Invenções.
Uma experimentação cabe em uma academia? […] Experimentação em uma academia: o que uma experimentação produz com e em uma academia?
Que academia se produz com e em uma experimentação?
UFJF NA PRAÇA – 28/06/19
O evento reuniu entre os dias 24 e 28 de junho, na Praça da Estação, manifestações culturais, artísticas e exposições de projetos de ensino e extensão desenvolvidos na universidade. O Travessia esteve presente.
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE:
No dia 5 de junho, no Calçadão da Rua Halfeld, servidores públicos, estudantes, ambientalistas e população em geral protestaram contra a política de desmonte da pauta ambiental no país. A manifestação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente “5 DE JUNHO, NADA A COMEMORAR”. O ato concentrou 28 coletivos envolvidos com a causa ambiental, além de exposições, com o objetivo de despertar na população a consciência em relação ao meio ambiente e denunciar o desmonte ambiental no Brasil. O Travessia estava junto.
MEDALHA ROSA CABINDA – 13/03/19
No dia 13 de março, o Fórum de Movimentos de Mulheres de Juiz de Fora realizou a segunda edição da Medalha Rosa Cabinda, na Câmara Municipal de Juiz de Fora. O evento teve como proposta valorizar a participação feminina na construção da cidade, considerando vários aspectos de uma possível contribuição no âmbito social. Nesta edição, Sônia Clareto recebeu a premiação por ser um destaque feminino no âmbito da produção acadêmica.
OFICINA “DE VOLTA, A TERRA”
CONEXÕES 2017
LANÇAMENTO DO LIVRO “DE VOLTA, A TERRA”
Na experimentação do escavar uma raiz, escavamos escrita. “De volta, a terra” é o livro de autoria do Travessia Grupo de Pesquisa, efeito deste processo.
CURSO DE EXTENSÃO PROFESSORES EM FORMAÇÃO: PROCESO ÉTICO-ESTÉTICO-POLÍTICO
O curso de extensão Professores em Formação: processo ético-estético-político, dedicou-se a problematizar a formação de professores. A metodologia empregada põe os participantes em um movimento formativo que envolve simultaneamente o estudo desses processos e a noção de formação. Parte-se de escritos amparados nas obras de Nietzsche, Foucault, Deleuze e Guattari para pensar formação enquanto processo ético-estético-político. Foram realizados encontros quinzenais, em dois semestres acadêmicos, nas quintas feiras, das 16h30 às 19 horas. Os encontros aconteceram nas dependências do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC/FACED/UFJF). Os participantes foram alunos e alunas das licenciaturas da UFJF e demais instituições de ensino superior; professores e professoras atuantes na educação básica (ensinos fundamental e médio); alunos e alunas de cursos de pós-graduação; pesquisadores e pesquisadoras da área da educação e demais interessados.