Fechar menu lateral

Capítulos de livros

CLARETO, Sônia Maria; ROTONDO, Margareth Sacramento; CAMMAROTA, Giovani. Pesquisar em travessias: entre modos e fluxos esquizos, educações matemáticas. In: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. 1ed.Brasília: SBEM, 2018, p. 282-297. < http://www.sbem.com.br/files/ebook_.pdf>

 

CLARETO, S. M.; FERNANDES, F. S. . O infinito e seus tamanhos: nos becos da sala de aula, que matemática acontece?. In: VILELA, Denise; MONTEIRO, Alexandrina. (Org.). PARADOXOS DO INFINITO E OS LIMITES DA LINGUAGEM. 01ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. 01, p. 315-354.

 

CLARETO, S. M.; VEIGA, A. L. V. S. . Uma escrita de muitos ou uma escrita em travessia. In: Cristiana Callai; Anelice Ribetto. (Org.). UMA ESCRITA ACADÊMICA OUTRA. 01ed.Rio de Janeiro: LAMPARINA, 2016, v. 01, p. 31-47.

 

CLARETO, Sônia Maria; CAMMAROTA, Giovani. Professores de matemática em formação: invenções e (sub)versões. In: Beatriz Silva D’Ambrósio; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 65-86. < https://www.mercado-de-letras.com.br/livro-mway.php?codid=426>

 

CLARETO, S. M.. Na travessia: construção de um campo problemático. In: CLARETO, S.M.; ROTONDO, M.A.S.; VEIGA, A.L.V.S.. (Org.). Entre composições: formação, corpo e educação. 1ªed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011, v. 01, p. 17-32. 

 

CLARETO, S. M.. Como alguém aprende a ser professor? Políticas cognitivas, aprendizagem e formação do professor. In: FONSECA, H. A.; SILVA M.. (Org.). Formação de Professores, Culturas. Desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. 1ªed.Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, v. 02, p. 50-61. https://www.yumpu.com/pt/document/read/14751444/formacao-de-professores-culturas-desafios-a-pos-graduacao 

 

CLARETO, S. M.; DETONI, A. R. ; PAULO, Rosa Monteiro . Articulando compreensões: filosofia, matemática e educação matemática. In: CLARETO, Sônia Maria; DETONI, Adlai Ralph; PAULO, Rosa Monteiro. (Org.). Filosofia, Matemática e Educação Matemática. Compreensões dialogadas. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2010, v. , p. 07-10.

 

CLARETO, S. M.. O lugar do diagrama: entre a matemática e seu ensino. In: CLARETO, Sônia Maria; DETONI, Adlai Ralph; PAULO, Rosa Monteiro. (Org.). Filosofia, Matemática e Educação Matemática. Compreensões dialogadas. Juiz de Fora: Editora da UJFJ, 2010, v. , p. 52-56.

 

CLARETO, S. M.. Na sala de aula de matemática: inventividade e resistência. In: CLARETO, Sônia Maria; DETONI, Adlai Ralph; PAULO, Rosa Monteiro. (Org.). Filosofia, Matemática e Educação Matemática. Compreensões dialogadas. 1ªed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2010, v. , p. 73-86.

 

CLARETO, S. M.; FERRARI, A. Sobre Desertos, Solidões Povoadas, Oficinas e Outros Searas. In: CLARETO, Sônia Maria; FERRARI, Anderson. (Org.). Foucault, Deleuze & Educação. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2010, v. , p. 08-11.

 

CLARETO, S. M.; OLIVEIRA, M. E. . Experiência e dobra teoria-prática: a questão da formação de professores. In: CLARETO, Sônia Maria; FERRARI, Anderson. (Org.). Foucault, Deleuze & Educação. 1ªed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2010, v. , p. 65-89.

 

CLARETO, S. M.. Conhecimento, inventividade e experiência: potências do pensamento etnomatemático. In: Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato. (Org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. 1ªed.Niterói: Editora UFF, 2009, v. , p. 123-132.  http://www.eduff.uff.br/index.php/catalogo/livros/905-etnomatematica-novos-desafios-teoricos-e-pedagogicos 

 

CLARETO, S. M. ; EUGENIO, C. L. ; OLIVEIRA, M. E. ; CARVALHO, B. D. ; ROTONDO, M. A. S. ; FERNANDES, F. S. ; NASCIMENTO, L. A. S. ; SILVA, A. A. ; RIBEIRO, M. V. A. ; SA, E. A. . Cartografias de um grupo por vir. In: Sonia Regina Miranda, Luciana Pacheco Marques. (Org.). Trajetórias: caminhos na pesquisa em educação. Juiz de Fora: UFJF, 2009, v. , p. 91-111.

 

CLARETO, S. M.. Espaço Escolar e o tornar-se o que se é. In: CLARETO, S. M.; LOPES, J. J. M.. (Org.). Espaço e Educação: travessias e atravessamentos. 01ed.Araraquara- SP: Junqueira&Marin, 2007, v. 01, p. 43-56.

 

CLARETO, S. M.; SA, E. A. . Formação de Professores e Construção de Subjetividade: o espaço escolar e o tornar-se professor. In: Maria Assunção Calderano; paulo Roberto Curvelo. (Org.). Formação de Professores no mundo contemporâneo: desafios, experiências e perspectivas. 01ed.Juiz de Fora: editora da UFJF, 2006, v. 01, p. 19-38.

 

CLARETO, S. M.. Um estudo Etnomatemático de Espacialidade em Laranjal do Jari. In: Bernd Fichtner, Maria Teresa de Assunção Freitas, Roberto Alves Monteiro. (Org.). Espaços e Identidades em processos de aprendizado e desenvolvimento. 1ed.Juiz de Fora: Feme, 2005, v. 1, p. 195-215.

 

CLARETO, S. M.; MIRANDA, A. E. ; AMORIN, C. C. . Urban structure and Social relations plural spatiality. In: Roberto Alves Monteiro. (Org.). Children and youngsters in Laranjal do Jari, Amazon, Brazil: Risks and Hopes. 01ed.Juiz de Fora: Feme Edições, 2001, v. 01, p. 41-69.

 

CAMMAROTA, Giovani. Dois discursos sobre cognição, aprendizagem e sala de aula de matemática. In: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carvalho; José Cerchi Fusari. (Org.). Didática e práticas de ensino da realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. -, p. 6659-6670.

 

CAMMAROTA, Giovani; SILVA, Aline; CLARETO, Sônia Maria. O plano coletivo de forças: potências de invenção de uma sala-de-aula-de-matemática. In: Sônia Maria Clareto; Margareth A. Sacramento Rotondo; Ana Lygia Vieira Schil da Veiga. (Org.). Entre composições: formação, corpo e educação. 1ed.Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011, p. 101-117.

<https://www2.ufjf.br/editora/wp-content/uploads/sites/113/2018/02/Catálogo.pdf>

 

GARNICA, A. V. M. ; CLARETO, S. M. . Three (Insubordinate?) Entries: Historiography, School, Method/Methodology. In: Beatriz Silva D’Ambrosio; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Creative Insubordination in Brazilian Mathematics Education Research. 01ed.Raleigh: Lulu Press, 2015, v. 01, p. 53-67.

 

FERRARI, A.; CLARETO, S. M. . Filo(sofia): entre Foucault e Deleuze, entre amizade e Educação. In: CLARETO, S.M.; FERRARI, A.. (Org.). Foucault, Deleuze e Educação. 2ªed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2013, v. 01, p. 17-20.

 

LEITE, César Donizetti Pereira; CAMMAROTA, Giovani. Childlike images and education: perspectives and possibilities on education of children. In: Manuela Schroder. (Org.). Early Childhood Teachers: global practices, challenges and prospects. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2020, p. 1-38.

<https://novapublishers.com/shop/early-childhood-teachers-global-practices-challenges-and-prospects/

 

LEITE, César Donizetti Pereira; CHISTÉ, Bianca Santos; CAMMAROTA, Giovani. Fazer morada na infância: imagens de currículos em devir-criança. In: Janete Magalhães Carvalho; Sandra Kretli da Silva; Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni. (Org.). Currículo e estética da arte de educar. 1ed.Curitiba: CRV Editora, 2020, p. 115-135.

<https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35528-curriculo-e-estetica-da-arte-de-educar>

 

MENDES, T. M. ; CLARETO, S. M. . Marzagão – porta do Mar: esquizoanálise aplicada à História – uma cura da Cura. In: Antônio Miguel; Carlos Roberto Vianna; Júlio Faria Corrêa. (Org.). Uma historiografia terapêutica de acasos. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2020, v. 01, p. 213-230. https://www.editoranavegando.com/livro-uma-historiografia-terapeutic 

 

MENDES, T. M.. Um circo de escola: experiência e invenção. In: Mauro Baptista Rocha. (Org.). Ludicidade e Educação: Diálogo. 1ed.Barbacena: EdUEMG, 2018, v. 1, p. 77-90. Disponível em https://editora.uemg.br/component/k2/item/160-ludicidade-e-educacao-dialogos#capitulos 

 

MENDONCA, Pedro Rocha Silveira; CAMMAROTA, Giovani. 1, 2, 3, 4, 5 – Dançar como matemática, pode?. In: Margareth Sacramento Rotondo; Giovani Cammarota; Fernanda Oliveira Azevedo. (Org.). Experimentações em educação matemática: entre oficinas e salas de aula. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, p. 97-105.

<https://6.appris.com.br/produto/experimentacoes-em-educacao-matematica-entre-oficinas-e-salas-de-aula/>

 

ROTONDO, Margareth Sacramento; CAMMAROTA, Giovani. Formar, um acontecimento: subtrair variando em modos esquizo. In: Antônio Miguel; Carlos Roberto Vianna; Júlio Faria Corrêa. (Org.). Uma historiografia terapêutica do acaso. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2020, p. 437-450.

< https://www.editoranavegando.com/livro-uma-historiografia-terapeutic>

 

ROTONDO, Margareth Sacramento. Formação docente: inventando formação com matemática. In: ROTONDO, Margareth A. Sacramento; CAMMAROTA, Giovani; AZEVEDO, Fernanda O.. (Org.). Experimentações em Educação Matemática: entre oficinas e salas de aula. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 129-136.

<https://www.editoraappris.com.br/produto/2927-experimentaes-em-educao-matemtica-entre-oficinas-e-salas-de-aula

 

ROTONDO, Margareth Sacramento.. Caminhada pelo abrigo da vida-escola: a(travessa)ndo umas orações. In: CLARETO, Sônia Maria; ROTONDO, Margareth.A.Sacramento; VEIGA, Ana Lygia V.Schil. (Org.). Entre composições: formação, corpo e educação. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2011, v. , p. 167-196.

 

ROTONDO, M. A. S.. Atravessamentos: pegadas do. Espaço e Educação: travessias e atravessamentos. Araraquara SP: Junqueira & Marin editores, 2007, v. , p. 57-70.

 

SANTOS, Diogo José Bezerra dos; ALMEIDA, Ana Karla Tzortzato. 2020 ENTREDUCAÇÕES In: CARTOGRAFIAS EM (DES)ENCANTO: (re)petições, (re)existências, afe(c)tos, por ensinos-pesquisas-extensões.1 ed.Curitiba – PR: Editora CRV, 2021, v.1, p. 63-64. ISBN: 9786525103389,: https://www.editoracrv.com.br/livrosdigitais/pdf/viewer.html  

 

SANTOS, Diogo José Bezerra dos ASPECTOS DA PRODUÇÃO SOBRE CINEMA DESENVOLVIDA EM PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO (1987-2016) In: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: um olhar sobre a humanidade.1 ed.Piracanjuba – GO: Editora Conhecimento Livre, 2020, v.1, p. 113-123.

OLIVEIRA, M. E.; Clareto, S. M. Experiência e dobra teoria-prática: a questão da formação de professores In: Foucault, Deleuze e Educação.2 ed.Juiz de Fora: UFJF, 2013, p. 5-244.Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788576721741