AZEVEDO, Fernanda de Oliveira ; ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento . Inventem um Calendário: fabulações produzindo elo entre a vida e a ficção. Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 614-628, 2017.
<https://www.scielo.br/j/bolema/a/bNV8dQ7swz9sP4hySTMYtsd/?lang=pt>
CAMMAROTA, Giovani. Escrever a sala de aula como fabulação: problematizações entre aprendizagem e educação matemática. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 27, p. 302-306, 2015.
CAMMAROTA, Giovani; CLARETO, S. M. A cognição em questão: invenção, aprendizagem e Educação Matemática. Práxis Educativa (Impresso), v. 7, p. 585-602, 2012.
CAMMAROTA, Giovani; ROTONDO, Margareth Sacramento; CLARETO, S. M. Formação docente: exercício ético estético político com matemáticas. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 12, p. 679-694, 2019.
< https://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9605/7156>
CLARETO, S. M.. Professor, quem inventou a Matemática? Travessias de uma pergunta que se torna problema e um problema que inventa currículo. REVEMAT, v. 11, p. 297, 2017. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11nespp297/33453
CLARETO, S. M.; CAMMAROTA, Giovani . How to engender learning in the learning process? Mathematics, events and the invention of a mathematical education. The Montana Math Enthusiast, v. 18, p. 418-438, 2021. Disponível em: https://scholarworks.umt.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1532&context=tme
CLARETO, S. M.; ROTONDO, MARGARETH APARECIDA SACRAMENTO. O que Torna uma Matemática Digna de Ocupar Lugar em um Currículo de Licenciatura em Matemática?. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 14, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13412/9357
CLARETO, S. M.; MENDES, T. M. . DISSERTAÇÃO DESSEMELHANTE: EDUCAÇÃO ESQUIZITA OU POR UMA VIDA NÃO FASCISTA EM UMA ACADEMIA. Linha Mestra, p. 65-70, 2020. Disponível em: https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/357/382
CLARETO, S. M.; MIARKA, R. Etnomatemática em Cenas: nas sulinas fronteiras de uma américa, de que matemáticas somos capazes?. RLE (PASTO), v. 13, p. 9-28, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8080540
CLARETO, S. M. ROTONDO, Margareth Sacramento. Que torna uma matemática digna de ocupar lugar em um currículo de Licenciatura em Matemática?. Perspectivas em Educação Matemática, v. 14, p. 1-15, 2021.
<https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13412>
CLARETO, S. M. ROTONDO, Margareth Sacramento. Pesquisar: inventar mundos com Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 671-686, 2015.
<https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1457>
CLARETO, S. M. ROTONDO, Margareth Sacramento. Como Seria um Mundo sem Matemática? Hein?! Na tensão narrativa-verdade. Bolema (Rio Claro), v. 28, p. 974-989, 2014. <https://www.scielo.br/j/bolema/a/tXrBsb77yZKNsVc4r3v7t9w/?lang=pt>
CLARETO, S. M.; MONTEIRO, A. . Entre conjugações, rimas e atritos: educações matemáticas em encontros Foucault-Deleuze. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 1-11, 2017. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3876/3084
CLARETO, S. M.; SILVA, A. A. . Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro. Bolema (Rio Claro), v. 30, p. 926-938, 2016. https://www.scielo.br/j/bolema/a/YKmF5VJVnLSDQYVwDdT8vZt/abstract/?lang=pt#:~:text=Nesta%20pacata%20sala%20de%20aula,que%20leva%20ao%20resultado%20correto
CLARETO, S. M. ROTONDO, Margareth Sacramento. Experiências no labirinto: linguagens, conhecimentos e subjetividades. Zetetiké, v. 018, p. 589-620, 2010.
<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646671>
CLARETO, S. M.. Vida e imanência: nas tramas de uma etnomatemática. Boletim LABEM, v. 7, p. 60-65, 2016.
CLARETO, S. M.; MIARKA, R. . eDucAçÃo MAteMátiCA AefeTIvA: nomes e movimentos em avessos. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 29, p. 794-808, 2015. https://www.scielo.br/j/bolema/a/j4GTm9gkXRmBTvqK5vCfNBJ/abstract/?lang=pt#:~:text=Uma%20pol%C3%AAmica%20costura%2C%20tece%20e,polemik%C3%B3s%2C%20a%20arte%20da%20guerra
CLARETO, S. M.; CARVALHO, F. S. T. pontolinha, linhaponto, linhalinha Matemática e Arte e Educação. Zetetiké (on line), v. 23, p. 279-299, 2015. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646562/13462
CLARETO, S. M.. ENTRE MAÇÃS E NÚMEROS: a sala de aula de matemática, políticas cognitivas e educação matemática. Horizontes (EDUSF), v. 31, p. 63-70, 2013. https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/19/21
CLARETO, S. M.; NASCIMENTO, L. A. S. . A Sala de Aula e a Constituição de um Currículo-Invenção. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 12, p. 306-321, 2012. https://silo.tips/download/a-sala-de-aula-e-a-constituiao-de-um-curriculo-invenao
CLARETO, S. M.. Educação Matemática e contemporaneidade: enfrentando discursos pós-modernos. Bolema (Rio Claro), v. 17, p. 20-39, 2002. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10602
CLARETO, S. M.. Concepções de matemática e suas incidências no ensino da matemática. Boletim Pedagógico – Matemática – PROEB 2000. Minas Gerais: Avaliação da Educação, Juiz de Fora, v. 1, p. 21-36, 2001.
DO NASCIMENTO SILVA, José Artur ; MOREIRA, Tarcísio Moreira; OLIVEIRA, Julvan Moreira de. DE ÁFRICA, NZINGA; DA DIÁSPORA, DANDARA: COSMOPERCEPÇÃO DESCOLONIZANDO O CORPO NEGRO. Revista ABPN, v. 12, p. 402-430, 2020. Disponível em https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/956.
DORE, LUCAS ESTEVES ; CLARETO, SÔNIA MARIA . Números: a que será que se destina? Currículo e Invenção na Sala de Aula de Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 31, p. 1032-1044, 2017. https://www.scielo.br/j/bolema/a/wPgdCLb4yv7YdfWCmkCXtsv/abstract/?lang=pt
LEITE, Júlia Maria Ferreira Leite. Pesquisa acadêmica e isolamento social: relatos de uma experimentação. Linha Mestra. , v.nº 44, p.332 – 343, 2021. PESQUISA ACADÊMICA E ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE UMA EXPERIMENTAÇÃO | Ferreira Leite | Linha Mestra (alb.org.br)
MENDES, T. M.. UMA OCUPAÇÃO ESTUDANTIL PÕE A PENSAR: QUE PODE UMA OCUPAÇÃO NA ACADEMIA?. Linha Mestra, v. 1, p. 158-162, 2018. Disponível em https://lm.alb.org.br/index.php/lm/issue/viewFile/4/5.
MENDES, T. M.. ESQUIZOEDUCAÇÃO – proposições thésis para experimentar educações. Alegrar (Campinas), v. Dez/2015, p. 00, 2015. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1KpXM0cgI9swtcBpcMdn70UZyzyh4pomu/view.
MENDES, T. M.. ATO DE CRIAÇÃO: DESTERRITORIALIZAÇÃO E DESCODIFICAÇÃO DE UMA LINHA DE PESQUISA. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VII, p. 21, 2013. Disponível em https://linhamestra23.files.wordpress.com/2013/12/01_formacao_como_processo_ato_de_criac3a7c3a3o_mendes.pdf.
OLIVEIRA, M. E.; CLARETO, S. M.. É assim que eu faço! Proporcionalidade e Invenção em uma Aula de Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 34, p. 934-951, 2020. https://www.scielo.br/j/bolema/a/74hkVBJPxJd4KzTq5MdZ4yN/?lang=pt
OLIVEIRA JR, W. M. ; GOMES, I. M. ; COSTA, A. C. B. ; MENDES, T. M. ; ROSEIRO, S. Z. ; PEROVANO, N. S. ; DINALI, W. ; VAZ, T. ; PAIXÃO, L. A. G. ; MOREIRA, N. E. R. ; VAZZOLE, C. B. ; KARAM, S. . Corpos-pesquisas cavam o terreno: intensidades do comum. In: Susana Oliveira Dias; Sebastian Wiedemann; Antonio Carlos Rodrigues de Amorim. (Org.). Conexões: Deleuze e Cosmopolíticas e Ecologias Radicais e Nova Terra e?. 1ed.Campinas: ALB/ClimaCom, 2019, v. 1, p. 277-292. Disponível em http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2019/07/conexoes_deleuze_cosmopoliticas_ecoradicais_novaterra.pdf
OLIVEIRA, M. E. PINTO, M. B. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PRÁTICAS DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA). , v. 28, p. 07 – , 2021.
Disponível em: [http://https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/escolas_municipais/cadernos_professor/arquivos/cadernos-professor-2021-41.pdf].
OLIVEIRA, M. E.; SILVA, J. M. B.; SANTOS, A. M.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONTEXTO, PROCESSOS FORMATIVOS E UM RECORTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Educação Matemática em Revista. , v. 24, p. 195 – 208, 2019.
OLIVEIRA, M. E.
HABITAR OUTROS TERRITÓRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRODUZIR UM NOVO PEDAÇO DE TERRA ATRAVESSADO PELA ESCRITA. Linha Mestra. , v.35, p.181 – , 2018. Disponível em: [http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/44/59].
OLIVEIRA, MARTA ELAINE DE
Palavra de Ordem em Aula de Matemática: o erro e a besteira. Bolema (Rio Claro). , v.31, p.629 – 641, 2017.
Disponível em: [doi:10.1590/1980-4415v31n58a05].
OLIVEIRA, M. E.A experiência da escrita com a escrita. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil). , v.27, p.287 – 289, 2015.Disponível em: http://https://linhamestra27.files.wordpress.com/2016/02/38c_marta_elaine_de_oliveira_a_experiencia_da_escrita_com_a_escrita.pdf
OLIVEIRA, M. E. Cunha, Mariana Fonseca Braga da; IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery. , v.2, p.1 – 20, 2013.
Disponível em: [http://re.granbery.edu.br]]
OLIVEIRA, M. E.EXPERIÊNCIA COMO FORMAÇÃO E FORMAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA:pensar deslocamentos na formação de professor. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery. , v.9, p.1 – 22, 2010.Disponível em: [http://re.granbery.edu.br]
ROTONDO, Margareth Sacramento. Pesquisar: um emaranhado no entre da formação de professores e professoras, produção matemática e políticas cognitivas. Revista Práticas de Linguagem, v. 10, p. 129-147, 2020. <https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/33207>
ROTONDO, Margareth Sacramento. Fazer da matemática problema a ser inventado inventando formação. Educação e Realidade, v. 39, p. 1071-1088, 2014. <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/45896>
ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento; AZEVEDO, Fernanda de Oliveira. A tal da matemática: um problema?. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, p. 308-316, 2016.<https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11nespp308>
ROTONDO, Margareth Sacramento; DUTRA, Leandro Barreto . No desarranjo do arranjo: processos formativos em experimentação com geometrias. Revista Alexandria (UFSC), v. 11, p. 55-69, 2018. <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n3p55>
ROTONDO, Margareth Sacramento; CAMMAROTA, Giovani; DA SILVA, Felipe Vargas. Formação de professores que ensinam matemática. PRINCIPIA (JUIZ DE FORA), v. 19, p. 11, 2020. < https://periodicos.ufjf.br/index.php/principia/article/view/29891/20287>
ROTONDO, Margareth Sacramento; CAMMAROTA, Giovani. Numa medianeira da educação matemática: tramar com formação de professores e professoras. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 152-170, 2017.< https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3879/3085>
ROTONDO, Margareth Sacramento; CLARETO, Sônia Clareto. Pôr-se em travessia: experimentações em educação: ler e escrever e pesquisar e e e… Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, p. 740-751, 2017. <https://periodicos-teste.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5521/4139>
ROTONDO, Margareth Sacramento; CLARETO, Sônia Clareto. Escrita acadêmica maquinando formações. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. IX, p. 295-302, 2015. https://linhamestra27.files.wordpress.com/2016/02/39a_margareth_sacramento_rotondo_escrita_academica_maquinando_formacoes.pdf>
ROTONDO, Margareth Sacramento; MAROCO, Tamiris Tarocco. Dispositivo Experimentoteca de Matemática: produção na imanência. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio), v. 29, p. 90-109, 2015.<https://www.scielo.br/j/bolema/a/YTHFSWyqyx7D98gNMSppZXL/abstract/?lang=pt>
ROTONDO, Margareth Sacramento; SOUZA, Antonio C. Carrera ; BOVO, Audria A. ; GASPAROTTO, Giovana C. Ferrari . Pesquisando Práticas e Táticas na Educação Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática, v. 25, p. 1-41, 2011. <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737>
SANTOS, Diogo José Bezerra dos; SCARELI, Giovana. O Cinema como Potência de uma Nova Terra Por Vir. Linha Mestra. , v.35, p.209 – 216, 2018.
SANTOS, Diogo José Bezerra dos; SCARELI, Giovana. Filmes e Educação: Algumas Travessias. Linha Mestra. , v.1, p.65 – 72, 2017. Palavras-chave: Educação, Filosofia, Cinema