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Educar em encruzilhadas na educação matemática: o sopro da Pemba nas questões étnico-raciais

A pesquisa em questão pretende macumbar um certo educar em encruzilhadas. Segue um

caminho que persegue os rastros das produções de vida vinculadas a uma

colonialidade/modernidade branca, adulta, monogenista, heteronormativa e eurocentrada, no

âmbito das políticas públicas relacionadas ao livro, ao material didático e à formação docente.
Buscando desenvolver uma atitude decolonial do saber, do ser e do poder, em giras, marcamos
nossas pegadas em um pesquisar que se preocupa com a questão: “Como meu processo
formativo tem abordado as questões étnico-raciais em minha atuação em sala de aula?”. Para
tanto, construímos uma metodologia embasada no uso da pemba, no risco de um ponto em

oficinas de experimentação com livros didáticos para construir um corpo-território junto a

professoras e professores da Educação Básica em dois campos de pesquisa no município de
Colinas-MA. O primeiro campo está constituído em uma escola de tempo integral, de Ensino

Médio, com professores que lecionam Matemática, durante oito encontros presenciais. O
segundo campo abrange duas escolas, com professoras e professores do Ensino Fundamental,
localizadas em duas comunidades quilombolas distintas, com seis encontros presenciais. As
experimentações seguiram um rito que privilegiou o corpo como possibilidade de produção de
conhecimento, ocorrendo em tempos e espaços diversos, não ordenados cronologicamente e
organizados conforme o pó da pemba traçava os vários pontos dessa encruzo-pesquisa. O modo
de produção das oficinas acontece em campo, de modo que os planejamentos são alterados
conforme os modos de experimentação são demandados. Evocar a força presente na escrita com
a pemba, para riscar pontos de abertura no início de cada etapa da pesquisa, abre um portal que,
ao provocar fissuras, permite que outras epistemes e propostas metodológicas possam emergir.

Doutoranda: Fabiana Leal Nascimento Galvão

Orientadora: Profa. Dra. Margareth Sacramento Rotondo (UFJF)
Universidade Federal de Juiz de Fora
Banca Examinadora
Profa. Dra. Carolina dos Santos Bezerra Peres (UFJF)
Prof. Dr. Francione Oliveira Carvalho (UFJF)
Prof. Dr. Vanisio Luiz da Silva (UFMT)
Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho (UFP)