Disciplina: 1308007 - SEMINÁRIO DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESCOLAR DE RESILIÊNCIA
Horas Aula: 60
Departamento: DEPTO DE TRANSPORTES E GEOTECNIA -TRN
Plano de Ensino
de contexto, setorização de riscos e melhoria contínua.
1. Conceitos Fundamentais
1.1. Definição de resiliência e segurança escolar
1.2. Estratégias abrangentes de segurança e resiliência
2. Engajamento Comunitário
2.1. Participação ativa de stakeholders
2.2. Colaboração com entidades externas
3. Uso de Tecnologias na Segurança Escolar
3.1. Ferramentas digitais e sistemas de alerta precoce
3.2. Planejamento baseado em dados para preparação
Unidade 02: Avaliação de Riscos e Vulnerabilidades na Escola
1. Identificação de Riscos
1.1. Mapeamento de setores de risco
1.2. Ferramentas para avaliação de vulnerabilidades
2. Procedimentos Operacionais Padrão (POP)
2.1. Elaboração e aplicação de POPs
2.2. Integração dos POPs em práticas escolares
3.Matriz de Riscos
3.1. Construção e aplicação prática
3.2. Exemplos de riscos no contexto escolar
Unidade 03: Eixos de Ação para o Plano de Resiliência Escolar
1. Educação e Conscientização
1.1. Integração da redução de riscos no currículo escolar
1.2. Métodos interativos e práticas educativas 2.Infraestrutura e Ambiente 2.1. Planejamento de infraestrutura resiliente 2.2. Adaptação de instalações existentes 3.Comunicação e Coordenação 3.1. Planos de comunicação em emergências 3.2. Colaboração com serviços de emergência Unidade 04: Estrutura do Plano de Resiliência Escolar 1. Elementos Essenciais do Plano 1.1. Definição de objetivos e metas 1.2. Componentes principais e níveis de detalhe 2. Estratégias de Mitigação e Adaptação 2.1. Ações preventivas para riscos identificados 2.2. Adaptação às mudanças climáticas 3. Uso de Indicadores 3.1. Monitoramento da eficácia do plano 3.2. Métodos de ajuste contínuo Unidade 05: Implementação e Monitoramento do Plano de Resiliência Escolar 1. Coordenação da Implementação 1.1. Envolvimento de todas as partes interessadas 1.2. Execução de ações alinhadas ao plano 2. Ferramentas de Monitoramento 2.1. Project Model Canvas para planejamento estratégico 2.2. Avaliação de impacto e feedback contínuo 3. Engajamento da Comunidade Escolar 3.1. Treinamentos e simulações 3.2. Participação da comunidade em ajustes do plano Unidade 06: Planejamento e Gestão de Riscos em Instituições Educacionais 1. Fluxograma de Planejamento 1.1. Etapas de análise do contexto escolar 1.2. Integração de matriz de riscos e análise SWOT 2. Setorização de Riscos 2.1. Classificação e priorização de setores críticos 2.2. Designação de responsáveis e recursos 3. Melhoria Contínua 3.1. Revisão periódica do plano de resiliência 3.2. Adaptação a novos desafios e aprendizados
University Press, 2009.
ALEXANDER, D. Confronting catastrophe: new perspectives on natural disasters. Oxford: Oxford University Press, 2000.
ALEXANDER, D. E. Principles of emergency planning and management. Dunedin: Academic Press Ltd, 2013.
ALEXANDER, D. E. Disaster and emergency planning for preparedness, response, and recovery. Oxford: Oxford University Press, 2015.
ALMEIDA, R. L. de. Segurança contra incêndio em instituições educacionais. São Paulo: Editora Escolar, 2012.
ALTIERI, M. A.; NICHOLLS, C. I. Agroecology: a transdisciplinary, participatory and action-oriented approach. CRC Press, 2017.
ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. Homewood, IL: Irwin, 1987.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências - elaboração. Rio de Janeiro:
ABNT, 2018.
BENEDEICT, M. A.; MCMAHON, E. T. Green infrastructure: linking landscapes and communities. Island Press, 2006.
BIRKMANN, J. Measuring vulnerability to natural hazards: towards disaster resilient societies. United Nations University Press, 2006.
BOIN, A.; MCCONNELL, A. Preparing for critical infrastructure breakdowns: the limits of crisis management and the need for resilience. Journal of Contingencies and Crisis Management, 2007. BOSHER, L.; DAINTY, A. Disaster risk reduction and built environment. In: BOSHER, L. Hazards and the built environment: attaining built-in resilience. Taylor & Francis, 2011. BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 abr. 2012. Seção 1, p. 1. BRASIL. Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010. Regulamenta a Política Nacional de Defesa Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 ago. 2010. Seção 1, p. 3. CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES, 2., 2023, Brasília. Anais da Conferência Brasileira de Redução de Riscos de Desastres. Brasília: Universidade de Brasília, 2023. CARDONA, O. D. Measuring vulnerability to natural hazards: towards disaster resilient societies. Journal of Contingencies and Crisis Management, v. 12, n. 2, p. 36-45, 2003. CARDONA, O. D. The need for rethinking the concepts of vulnerability and risk from a holistic perspective: a necessary review and criticism for effective risk management. In: Mapping vulnerability: disasters, development, and people. London: Earthscan, 2003. COPPOLA, D. P. Introduction to international disaster management. Elsevier, 2011. COPPOLA, D. P. Introduction to international disaster management. Butterworth-Heinemann, 2015. COOMBS, W. T. Ongoing crisis communication: planning, managing, and responding. Sage Publications, 2007. COSTA, J. F. Treinamentos e simulações de emergência em ambientes escolares. Brasília: Editora Escola Segura, 2011. DRABEK, T. E.; MCENTIRE, D. A. Emergent phenomena and multiorganizational coordination in disasters: lessons from the research literature. International Journal of Mass Emergencies and Disasters, 2003. FIORE, M.; WELKER, J.; ENGLISH, T.; WAUGH, W. L. Emergency management: principles and practice for local government. ICMA Press, 2007. FISCHER, R.; BRIOSCHI, C.; FARINA, L. Manual de gestão de riscos e emergências em escolas. Brasília: MEC, 2014. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. In: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 17-25. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1987. FREITAS, L. H. A educação para a segurança no Brasil: um estudo sobre a educação preventiva em escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal. 2017. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017. FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS. Relatório de sustentabilidade 2023. Disponível em: http://www.fipe.org.br/documentos/relatorio2023.pdf. Acesso em: 25 ago. 2024. GLEICK, P. H. The world's water volume 9: the biennial report on freshwater resources. Island Press, 2018. GOMES, A. M. Cultura de prevenção e segurança em escolas. Recife: Editora Nordeste, 2008. GOMES, A. M.; BRITO, J. A. A cultura da segurança nas escolas brasileiras: reflexões sobre a prevenção de incêndios em instituições de ensino. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 54-70, 2018. HADDOW, G.; BULLOCK, J.; COPPOLA, D. P. Introduction to emergency management. Butterworth-Heinemann, 2014. HADDOW, G.; BULLOCK, J.; COPPOLA, D. P. Introduction to emergency management. Butterworth-Heinemann, 2017. HATRY, H. P. Performance measurement: getting results. Urban Institute Press, 2006. ISO. ISO/IEC 27000: Information security management systems - overview and vocabulary. International Organization for Standardization, 2018. KAPLAN, S.; GARRICK, B. J. On the quantitative definition of risk. Risk Analysis, 1981. KAPUCU, N. Collaborative emergency management: better community organising, better public preparedness and response. Disasters, 2008. KAPUCU, N. Culture of preparedness: emergency management in institutions of higher education. Journal of Homeland Security and Emergency Management, 2008. KAPUCU, N.; VAN WART, M. Interorganizational coordination in complex environments: building a theory from practice. In: KAPUCU, N.; VAN
WART, M. Coordination in emergency management: case studies and lessons learned. New York: CRC Press, 2006. p. 17-39. KELLERT, S. R.; HEERWAGEN, J. H.; MADOR, M. L. Biophilic design: the theory, science, and practice of bringing buildings to life. Wiley, 2011. LEARNED, E. P.; CHRISTENSEN, C. R.; ANDREWS, K. R.; GUTH, W. D. Business policy: text and cases. Homewood, IL: Irwin, 1969. LOPES, R. Educação e prevenção de desastres em escolas públicas. In: LOPES, R. Educação para a redução de riscos de desastres: teoria e prática. São Paulo: Editora Senac, 2012. p. 97-120. LOPES, R. Educação para a redução de riscos de desastres: teoria e prática. São Paulo: Editora Senac, 2012. MACKAY, K. How to build M&E systems to support better government. World Bank Publications, 2007. MENDES, V. O. Documentação e normas para obtenção do AVCB. Manaus: Editora Legal, 2014. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Strategy safari: a guided tour through the wilds of strategic management. New York: Free Press, 1998. OLIVEIRA, P. C. Treinamento de brigadas de incêndio em escolas. Fortaleza: Brigada Segura, 2016. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório mundial sobre desenvolvimento humano 2023. Disponível em: http://www.undp.org.br/relatorios/rmdh2023.pdf. Acesso em: 25 ago. 2024. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Guia para a educação em emergências e situações de crise: desenvolvimento de sistemas educacionais resilientes. Paris: UNESCO, 2006. PALEN, L.; LIU, S. B. Citizen communications in crisis: anticipating a future of ICT-supported public participation. Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 2007. PATTON, M. Q. Utilization-focused evaluation. Sage Publications, 2008. PEREIRA, D. S. Formação de brigadas de incêndio: guia completo. Florianópolis: EduSafe, 2015. PERRY, R. W.; LINDELL, M. K. Preparedness for emergency response: guidelines for the emergency planning process. Disasters, 2003. PERRY, R. W.; LINDELL, M. K. Preparedness for emergency response: guidelines for the emergency planning process. Disasters, v. 27, n. 4, p. 336-350, 2003. PIAGET, J. Psychology and epistemology: towards a theory of knowledge. New York: Viking Press, 1967. ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. Free Press, 2003. ROSSI, P. H.; LIPSEY, M. W.; FREEMAN, H. E. Evaluation: a systematic approach. Sage Publications, 2004. SELBY, D.; KAGAWA, F. Disaster risk reduction in school curricula: case studies from thirty countries. UNESCO, 2012. SELBY, D.; KAGAWA, F. Disaster risk reduction in school curricula: case studies from thirty countries. UNESCO, 2014. SHAW, R.; IZUMI, T. Civil society organization and disaster risk reduction: the Asian dilemma. Springer, 2014. SHAW, R.; KOBAYASHI, M. Role of schools in creating earthquake-safer environment. Asian Disaster Preparedness Center, 2001. SHAW, R.; SHIWAKU, K.; TAKEUCHI, Y. Disaster education. Emerald Group Publishing, 2011. SHAW, R.; SHIWAKU, K.; TAKEUCHI, Y. Disaster risk reduction in schools. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. SILVA, A. C. Projeto de segurança contra incêndio e pânico. Goiânia: FireDesign, 2021. TANNER, T.; MITCHELL, T. Entrenchment or enhancement: could climate change adaptation help reduce chronic poverty?. IDS Bulletin, 2008. TILBURY, D.; WORTMAN, D. Engaging people in sustainability. IUCN, 2004. TIERNEY, K. The social roots of risk: producing disasters, promoting resilience. Stanford University Press, 2012. TWIGG, J. Good practice review: disaster risk reduction. Humanitarian Practice Network, 2014. UNISDR. Sendai framework for disaster risk reduction 2015-2030. United Nations Office for Disaster Risk Reduction, 2015. UNISDR. Terminology on disaster risk reduction. Geneva: United Nations Office for Disaster Risk Reduction, 2015. VALLANCE, S.; CARLTON, S. First to respond, last to leave: communities' roles and resilience across the ‘4Rs’. International Journal of Disaster Risk Reduction, 2015.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Harvard University Press, 1978. WALS, A. E. J.; JICKLING, B. “Sustainability” in higher education: from doublethink and newspeak to critical thinking and meaningful learning. Higher Education Policy, 2002. WAUGH, W. L.; STREIB, G. Collaboration and leadership for effective emergency management. Public Administration Review, 2006. WISNER, B.; BLAIKIE, P.; CANNON, T.; DAVIS, I. At risk: natural hazards, people’s vulnerability and disasters. London: Routledge, 2004