O Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chega à vigésima sexta edição em um formato inédito: devido aos cuidados de biossegurança impostos pela pandemia de coronavírus, as apresentações do evento acontecem inteiramente on-line, sediadas pelo canal oficial do seminário. Nele, os vídeos serão organizados em playlists de acordo com as respectivas áreas de conhecimento. O prazo para as inscrições, bem como para o envio de vídeos e resumos, encerra-se no dia 30 de outubro.
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A participação de estudantes integrantes de projetos de Iniciação Científica (IC) é obrigatória, sendo necessária para a emissão do certificado de conclusão das atividades. Cada projeto deve enviar somente um vídeo que, por sua vez, pode ter duração mínima de dois minutos e, no máximo, de cinco. Todas as orientações podem ser acessadas no vídeo tutorial desenvolvido pela PROPP. O edital completo, com informações e cronograma detalhados do evento, também está disponível on-line.
Palestra de abertura com presidente da Fapemig
A abertura do Semic 2020 acontece no dia 4 de novembro, mesma data marcada para a divulgação da lista preliminar de trabalhos inscritos. O responsável pela palestra de abertura, fixada às 14h, é o presidente interino e diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Na ocasião, o convidado abordará quais são as perspectivas para a iniciação científica.
Antes da apresentação de Beirão, o reitor da UFJF, Marcus David, acompanhado da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira, dão boas-vindas oficiais aos participantes do Semic. “É um momento importante para mostrar à sociedade brasileira o dinamismo da produção científica das universidades, que se inicia com a formação do jovem pesquisador”, pondera a pró-reitora.
Mônica Oliveira também reafirma a importância de manter o evento, tradicional da Universidade e marcante pela troca de conhecimento entre estudantes e pesquisadores – com o formato on-line, a pró-reitora também destaca que a visibilidade dos projetos tem, ainda, um novo potencial. “Acompanhar a condução de uma pesquisa e participar ativamente dela é um dos maiores legados da formação acadêmica dos estudantes. Aprender a comunicar bem com a sociedade e a traduzir seus conhecimentos a um público mais amplo é um importante desafio e também parte do aprendizado de nossos jovens.”