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Valores:
1º LOTE (25 a 13/10): via formulário
Ouvinte: 10,00
Minicurso: 15,00
Ouvinte + minicurso: 20,00
2º LOTE (16 a 18/10): presencialmente
Ouvinte: 15,00
Minicurso: 20,00
Ouvinte + Minicurso: 30,00
Conta para pagamento:
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 0471-5
CONTA CORRENTE: 7.848-4
NOME DO FAVORECIDO: PEDRO DE ALMEIDA FREITAS SOARES
CPF do Favorecido: 086.284.616-12
Minicurso 1: História e Audiovisual
Realização: 17, 18 e 19 de outubro – 14:00 às 17:00 (carga horária total: 12h)
Local: Anfiteatros/ICH – UFJF/ campus Juiz de Fora
Coordenadora:
Emilla Grizende Garcia – Doutoranda em História – UFJF / Mestre em História Social – UNESP
Ementa:
A proposta deste curso pretende abarcar aspectos metodológicos e de abordagens que perpassem a relação entre história e os registros audiovisuais como fonte de pesquisa e objeto de estudo historiográfico. O audiovisual, quer cinematográfico ou televisivo, detêm suas próprias estruturas internas de linguagem e seus mecanismos de representação da realidade. Os registros audiovisuais podem ser entendidos e/ou observados como férteis objetos e fontes para o conhecimento e compreensão histórica de comportamentos, valores, identidades, perspectivas, ideologias e representações. Representações estas que foram lançadas sobre a estrutura e a dinâmica social e cultural de uma dada sociedade, em um determinado período. O objetivo deste curso é expandir o espectro de possibilidades de emprego dos registros audiovisuais como objeto fonte de pesquisa, analisando filmes de diferentes gêneros _ animação, documentário e ficção até programas televisivos _ , buscando considerar questões relativas à estética, História e historiografia através de uma perspectiva interdisciplinar.
Indicações Bibliográficas:
BERNARDET, Jean Claude. Cineastas e imagens do povo. Companhia das Letras, 2003.
BUCCI, Eugenio; KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.
BUSETTO, Áureo. Sintonia com o contemporâneo: a TV como objeto e fonte da História. In: BEIRED, J; BARBOSA, C. (Orgs.). Política e identidade cultural na América Latina [on line]. São Paulo: Editora UNESP, 2010.FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
FREIRE FILHO, João. Por uma nova agenda de investigação da história da TV no Brasil. In: Comunicação e História: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: Maud, 2008.
HAGEMEYER, Rafael Rosa. História & audiovisual. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
HAMBURGUER, Esther I. Diluindo Fronteiras: as telenovelas no cotidiano. In: Lilia Schwarcz (Org.). História da Vida Privada. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
____________. Brasil Antenado. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
KEHL, Maria Rita. As novelas, novelinhas, novelões: mil e uma noites para as multidões. In: Novaes, Adauto (Org.) Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Senac, 2005.
KORNIS, Mônica. História e Cinema: um debate metodológico. Estudos Históricos, Rio de janeiro, vol.5, nº 10, 1992.
_________. Cinema, televisão e História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel. In: Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
NICHOLS, Bill. A voz do documentário. In: RAMOS, Fernão (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema. São Paulo: Senac, 2005.
PALHA, Cássia Rita Louro. A Rede Globo e o seu repórter: imagens políticas de Teodorico a Cardoso. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2008.
RAMOS, Alcides. Canibalismo dos fracos: cinema e história do Brasil. Bauru: Edusc, 2001.
SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas, as imagens testemunhas da história. Estudos históricos, Rio de Janeiro, CPDOC/FGV, vol.07, n.13, 1994.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo, 2016.
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Minicurso 2: Introdução à prática de pesquisa e organização em arquivos e de conservação de documentos
Realização: 17, 18 e 19 de outubro – 14:00 às 17:00 (carga horária total: 12h)
Local: Anfiteatros/ICH – UFJF/ campus Juiz de Fora
Coordenadores:
Andreia de Freitas Rodrigues – Restauradora/Arquivo Central – UFJF – Doutoranda PPGArtes/Uerj
E-mail: andreia.rodrigues@ufjf.edu.br
Luiz Henrique Souza de Giacomo – Graduando em Arquivologia/UFF; Doutorando PPGHistória Social/USP
E-mail: luizgiacomo@yahoo.com.br
Ementa:
O ofício do historiador se dá, muitas vezes, no interior de Arquivos. No entanto, poucos são os contatos travados entre estudantes do curso de História com esses ambientes no decorrer da formação acadêmica. O que se traduz em dificuldades de entendimento da própria lógica existente no campo da Arquivologia para a organização e promoção do acesso aos documentos de arquivo de fase permanente. Seja isso no momento em que o pesquisador realiza seus estudos junto a documentos nos Arquivos, seja quando estes historiadores se tornam profissionais responsáveis pelo trabalho técnico com conjuntos documentais, desempenhando as funções de um arquivista. O mesmo pode ser dito com relação ao campo da Conservação, que precisa ser abordado para que esta seja uma ação constante no trabalho técnico com documentos de arquivo, pois somente por meio de um olhar cuidadoso e aplicação de medidas de preservação que os documentos de arquivo poderão servir como objeto de estudos por mais muitos anos. Desse modo, o presente mini-curso tem como objetivo tratar de temas que dotem os alunos de conhecimento básico sobre como organizar, conservar e acessar conjuntos documentais arquivísticos. Para tanto, serão tratados conceitos e técnicas tanto da Arquivologia, quanto da Conservação, no intuito de permitir que esses profissionais tenham uma conduta mais positiva com o patrimônio documental e possam desenvolver mais habilmente suas pesquisas nesses ambientes. Ações essas que são potencializadas quando se conhece o arcabouço teórico dessas duas áreas e se compreende a forma como está organizada e disponibilizada um conjunto documental.
Objetivos:
*Apresentar conceitos e técnicas das áreas da Arquivologia e da Conservação;
*Permitir uma melhor conduta dos profissionais diante de conjuntos documentais em fase permanente – tanto no trabalho técnico, quanto na pesquisa aos documentos;
*Conscientizar sobre a necessidade de tratamento técnico adequado e permanente em Arquivos, reforçando as razões para sua preservação enquanto instituição;
*Introdução de noções básicas e técnicas para conservação em suporte papel.
Plano de curso:
• Dia 1:
– Apresentação de um breve histórico da Arquivologia;
– Exposição de conceitos básicos da área da Arquivologia: documento de arquivo, fundo, arquivos pessoais, princípio da proveniência, teoria das três idades, valores dos documentos;
– Caracterização do Arquivo Permanente: documentos e trabalhos técnicos.
• Dia 2:
– Descrição Arquivística: instrumentos de pesquisa e acesso aos documentos;
– Procedimentos de pesquisa em arquivos permanentes;
– Atividade prática com instrumentos de pesquisa e documentos de arquivo do Arquivo Central
da UFJF.
• Dia 3:
– Apresentar breve histórico sobre a conservação documental;
– Conceitos básicos e princípios da conservação;
– Técnicas básicas de conservação e pequenos reparos em suporte papel.
Indicações Bibliográficas:
Link para download dos textos:
https://drive.google.com/open?id=0B8LudH41ZHj7TlZDZVlWc2Rodkk
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.
________. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
________. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Manual de Conservação do Acervo da Biblioteca Nacional. Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1993.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida, GOULART, Silvana. Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2007.
________. Arquivos Pessoais são Arquivos. Reichvista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, n.2, pp. 26-39, jul-dez. 2009.
CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.
DUCHEIN, M. O respeito aos fundos em arquivística: princípios teóricos e problemas práticos. Arquivo & Administração. Rio de Janeiro, v.10-14, n.1, p. 14-33, abr. 1982/ago.1996.
POSNER, Ernst. Alguns aspectos do desenvolvimento arquivístico a partir da Revolução Francesa. Acervo, Rio de Janeiro, v. 26, nº 2, p. 273-284, jul./dez. 2013.
SCHELENBERG, Teodore. R. Arquivos Modernos. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SPINELLI JUNIOR, Jayme. Conservação de Acervos Bibliográficos e Documentais. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Departamento de Processos Técnicos, 1997.
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Minicurso 3: Arqueologia Brasileira: apontamentos iniciais
Realização: 17, 18 e 19 de outubro – 14:00 às 17:00 (carga horária total: 12h)
Local: Anfiteatros/ICH – UFJF/ campus Juiz de Fora
Coordenador:
Rodrigo Christofoletti – Professor Dptº História [ICH-UFJF]
Ementa:
Ciência que se preocupa em compreender a cultura material produzida no passado humano, a Arqueologia é, também, uma disciplina que se ocupa em procurar, mapear e datar vestígios materiais da presença humana na Terra. Neste curso, abordaremos questões introdutórias sobre a arqueologia brasileira e como a ciência que estuda a cultura material do passado pode ajudar na preservação da memória e no sentimento de pertencimento de grupos humanos distintos.
Objetivo: Introdução a Arqueologia Brasileira.
Indicações Bibliográficas:
Link para download dos textos:
https://drive.google.com/open?id=0B8LudH41ZHj7eTdMX2RsTnl3OU0
CALDARELLI, Solange Bezerra & SANTOS, Maria do Carmo M. M. dos. Arqueologia de contrato no Brasil. Revista da USP, 1999-2000, p. 52-73.
FUNARI, Pedro Paulo. Arqueologia e Patrimônio. Ed. Habillis. (Cap. Teoria e Métodos na Arqueologia Contemporânea & Como se tornar arqueólogo no Brasil – p. 79-85/143-163).
______. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2006.
MARLEY, Edna June. Como preservar os Sítios Arqueológicos Brasileiros. In: Pré-História da Terra Brasilis.
PESSIS, Anne-Marie. Pré-História da região do Parque Nacional Serra da Capivara. In: Parque Nacional Serra da Capivara.
ROOSVELT, Anna. O povoamento das Américas: o panorama brasileiro. In: Pré-História da Terra Brasilis.
SCHMITZ, Pedro Ignácio. A questão do paleoíndio. In: Pré-História d Terra Brasilis.
SYMANSKI, Luis Claudio. Arqueologia Histórica no Brasil. In: MORALES, Walter Fagundes & MOI, Flavia Prado (Orgs.). Cenários Regionais em arqueologia Brasileira.