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Extensão: Projetos e Programas


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Os projetos de extensão desenvolvidas sob a temática de Gestão de Risco de Desastres, Resiliência e de Engenharia Pública vinculam docentes e discentes em diversas ações junto com Instituições parceiras e a comunidade. As ações extensionistas possibilitam uma articulação do conhecimento científico da academia provenientes do ensino e pesquisa e interação com as necessidades da comunidade e realidade social.

Conheça:

Programa de Extensão – Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana (NEPRU)

Projeto de Extensão – Núcleo Aprender para Prevenir (NAPRE)

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Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana


O programa NEP (Núcleo de Engenharia Pública) agregou nas atividades o desenvolvimento da Resiliência Urbana (RU) face às diversas ações realizadas em 2020 por meio das parcerias institucionais envolvendo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Prefeitura de Juiz de Fora (por meio da integração com o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade Engenharia – NASFE) e a formalização, em 2020, do parceiro institucional da UFJF/Pró-reitora de Extensão na Campanha mundial “Construindo cidades Resilientes” do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).

Nesse sentido, o NEPRU visa desenvolver e articular capacitações, eventos e orientações técnicas aderentes à iniciativa MCR2030 (Making Cities Resilient) da UNDRR em continuidade às ações desenvolvidas na campanha “Construindo cidades Resilientes 2010-2020”. O objetivo é contribuir para o planejamento de cidades mais Resilientes e governos locais que sejam mais capazes de administrar eventos climáticos extremos em um mundo predominantemente urbano. Para conseguir isso, uma etapa essencial é identificar insights de experiências reais de cidades e governos locais espalhados por diferentes regiões do estado de Minas Gerais e do Brasil na Campanha Construindo Cidades Resilientes e aproveitá-los para atingir os objetivos do projeto.

COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Jordan Henrique de Souza (lattes)

Gislaine dos Santos (lattes)

DISCENTES:

Barbara Carla Coelho Batista (lattes)

Iara Bianca Nascimento Silva(lattes)

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Núcleo Aprender para Prevenir: Escolas resilientes e mais seguras


O objetivo geral é reiterar o valor da educação na redução do risco de desastres e na construção de sociedades Resilientes a partir de produção de conteúdos online e cursos de capacitação para educadores e gestores escolares na estruturação de planos para situações de emergências, a fim de aumentar a segurança nas escolas no contexto de múltiplos perigos.

O Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR, 2012) considera que programas de educação e treinamento sobre a redução de riscos de desastres em vigor nas escolas e comunidades é uma meta essencial para a Construção de Cidades Resilientes a Desastres. Nesse contexto, a UNDRR (2012) aponta a importância dos cidadãos fazerem parte da responsabilidade coletiva pela criação de cidades Resilientes a desastres, sendo necessário considerar que o treinamento, a educação e a sensibilização pública são pontos chave para tal. A comunidade precisa saber sobre as ameaças e riscos a que está exposta para estar mais bem preparada e tomar medidas de enfrentamento aos desastres potenciais (UNDRR, 2012).

Assim as atividades visam fortalecer as capacidades de preparação, mitigação, recuperação e resposta do setor educacional e das comunidades aos riscos de desastres por meio da educação para a redução do risco de desastres, gestão de desastres nas escolas e instalações de aprendizagem seguras.

COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Jordan Henrique de Souza (lattes)

Gislaine dos Santos (lattes)

DISCENTES:

Thays da Silva Nogueira(lattes)

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Desenvolvimento da resiliência e preparação das comunidades por meio de análises de riscos


Devido ao adensamento populacional em regiões montanhosas e em margens de rios, ou em áreas próximas de barragens muitas pessoas são afetadas na ocorrência de um desastre, seja de forma física ou financeira. O programa tem o intuito de minimizar esses danos, através de um sistema de caracterização de riscos e alerta e alarme, auxiliando tanto a população, quanto os órgãos governamentais e os órgãos de proteção e defesa civil. O objetivo é que a comunidade Resiliente seja autossuficiente para reconhecer os riscos em seu meio ambiente e possa estabelecer processos de mitigação desses riscos.

Objetivo – Desenvolver a análise com redes neurais e aprendizagem de máquina de riscos hidrológicos, geotécnicos e de obras civis (barragens) e envolver ações de mobilização comunitária e de agentes de defesa civil na estruturação de cidades mais Resilientes no enfrentamento e recuperação frente aos desastres ambientais e tecnológicos a partir das análises das áreas de riscos.

Desde julho/2021 a Julho/2022

COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Jordan Henrique de Souza (lattes)

Gislaine dos Santos (lattes)

DISCENTES:

Maria Gabriela Rezende Marotta Moreira (lattes)

Wesley Fernandes Velozo Da Silva (lattes)

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Mapeamento e Monitoramento das Áreas de Riscos de Juiz de Fora


“Mapeamento e Monitoramento das Áreas de Riscos de Juiz de Fora” é um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vinculado ao curso de Engenharia Civil, que tem como objetivo principal a criação de um aplicativo no qual seja inserido o mapeamento das áreas de riscos do município.

Segundo dados do IBGE, a cidade de Juiz de Fora possui, aproximadamente, 130 mil pessoas residindo em áreas de risco, o que corresponde a 25% da população total. Sendo assim, é importante que Juiz de Fora se torne uma Cidade Resiliente, tendo a capacidade de se prevenir de algumas tragédias e se recuperar de outras.

São objetos de estudo do projeto os eventos de inundações e alagamentos causados pela chuva, eventos frequentes e com decorrências desastrosas na região. Após implementação do aplicativo, será possível alertar sobre a possibilidade de inundação de uma localidade a partir da leitura da quantidade de chuva.

Vigência do projeto: março/2019 a setembro/2019

 COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Jordan Henrique de Souza (lattes)

Gislaine dos Santos (lattes)

DOCENTES COLABORADORES:

Marcelo Caniato Renhe(lattes)

  • Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e mestrado (2010) e doutorado (2017) em Computação Gráfica pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Atualmente atua como professor efetivo na UFJF. Tem interesse em simulação e animação física, métodos para renderização realista de cenas, entre outros tópicos da Computação Gráfica. (Texto informado pelo autor)

Luciana Conceição Dias Campos(lattes)

  • Possui graduação em Informática Bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) , mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), com ênfase em Inteligência Computacional Aplicada. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, especialmente em Redes Neurais, Inteligência de Colônias Artificiais e Algoritmos Genéticos. Atuou como Coordenadora do Curso de Sistemas de Informação da UFJF de 2014 até 2020. (Texto informado pelo autor)

Tatiana Tavares Rodriguez(lattes)

  • Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), com ênfase em Engenharia Geotécnica. Atualmente é professor adjunto (de) da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando em projetos de pesquisa e extensão nos temas: estabilidade de taludes e encostas; solos coluvionares; solos residuais; solos não saturados; solos colapsíveis; erodibilidade e ensaios de laboratório. Tem experiência profissional, na área de Engenharia Civil, em projetos de Barragem. (Texto informado pelo autor)

DISCENTES:

Rafaela De Mauro Tortorelli

Taiga Pires Dos Santos(lattes)

Natâny Pinho Rosa(lattes)