Fechar menu lateral

Pós-Graduação e Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) promove um ambiente de excelência para ofertar e desenvolver uma formação completa para os discentes e pesquisadores, apoiando as iniciativas de pesquisa e criando um ambiente propício para a busca e desenvolvimento/consolidação do conhecimento da graduação e pós-graduação.

Atualmente são ofertados pela instituição 45 Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, 12 especializações e MBAs ativos (Pós-Graduação Lato sensu), Programa de Residência Médica, Programa de Residência Multiprofissional e áreas Profissionais, além de um Programa de Residência Docente, fruto de um projeto acadêmico inovador, além dos mais de 300 laboratórios de pesquisa que dão suporte às atividades da instituição, entre as mais diversas áreas do conhecimento.

A formação de profissionais altamente especializados em pesquisa e tecnologia é um compromisso das universidades públicas no Brasil. Os cursos de Mestrado e Doutorado são um pilar importante para o desenvolvimento científico e tecnológico da UFJF e atualmente, contamos com cursos em quase todas as áreas do conhecimento.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais.

Como forma de formação em serviço dos graduandos de diversas áreas, em parceria com o Hospital Universitário/EBSERH, a UFJF oferece programas de residências Médicas e Multiprofissionais. O financiamento destes programas é oriundo do Ministério da Saúde e uma parte da própria UFJF. Ainda nesta proposta de formação em serviço, a UFJF mantém um Programa de Residência Docente que é realizado junto ao Colégio de Aplicação do João XXIII. Este programa é financiado diretamente pela UFJF.

Garantindo a formação de excelência na graduação e valorizando a formação dos estudantes pautada na ciência e na tecnologia, a PROPP mantém programas de Iniciação Científica e Tecnológica. Em 2021, foram executados 782 projetos de pesquisa na instituição, com a participação direta de 1.022 de estudantes de iniciação científica bolsistas e voluntários.

Um ponto de destaque em 2021 foi a aprovação pelo Conselho Superior (Consu) da resolução 67/2021 que reserva 50% das vagas para ações afirmativas em Programas de Pós-Graduação Stritu sensu da instituição, vagas essas que serão destinadas a pessoas negras, povos de comunidades tradicionais, pessoas trans, pessoas com deficiência (PcD) e refugiados.

Em contraponto, embora a pesquisa tenha se mostrado crucial em tempos de pandemia, no que tange ao financiamento, constatou-se uma queda de no valor total destinado às bolsas em relação ao ano anterior, e, ainda assim, foram desenvolvidas 118 ações de combate à Covid-19 pelos pesquisadores da UFJF (professores, TAEs e estudantes), conforme exposto na página da Pró-Reitoria: https://www2.ufjf.br/propp/institucional/propp-numeros/acoes-de-combate-a-covid-19/

1. Laboratórios

Desde o início do ano a Pró-Reitoria, em parceria com outros setores da instituição, tem buscado desenvolver um melhor gerenciamento dos laboratórios. Como iniciativa, foi criado o cadastro institucional, que já conta com mais de 370 laboratórios cadastrados. No futuro, objetivamos a integração ao SIGA, já estando em desenvolvimento um módulo específico para este fim. A ação irá viabilizar melhor gerenciamento dos espaços pela PROPP, Unidades acadêmica e demais setores interessados.

Uma parte importante da Infraestrutura física dos laboratórios da UFJF pode ser observada através da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE). Ao longo do ano de 2021, foram catalogados 107 laboratórios dentro da UFJF nesta plataforma.

2. Editora EFJF

Integrada à estrutura da PROPP, com a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, a Editora UFJF é um importante instrumento de divulgação científica.  Durante o ano de 2021, a editora lançou o edital para a criação de 11 novos Selos Editoriais e contribuiu com o gerenciamento, diagramação e publicação de 36 obras derivadas da produção acadêmica dos docentes e discentes dos programas de pós-graduação da UFJF. Os e-books são de acesso aberto e podem ser acessados toda a comunidade através do site: https://www2.ufjf.br/editora/.

3. Portal de Periódicos

Vinculado à PROPP e com o objetivo de reunir as revistas científicas editadas pela comunidade acadêmica da UFJF, foi criado o Portal de Periódicos (https://periodicos.ufjf.br/). Neste ambiente único, podem ser acessadas revistas científicas que atendem as demandas da graduação e pós-graduação, recebendo contribuições locais, regionais, nacionais e internacionais para a divulgação científica. Em 2021, destacamos: a hospedagem de 37 títulos; contrato de editoração para manutenção e melhoria da diagramação das revistas editais pelos PPG da UFJF; manutenção da utilização de identificadores digitais (DOI-Digital Object Identifier) para as publicações; contratação do software de verificação de similaridade, iThenticate, salientando o compromisso com a integridade e a ética nas publicações.

4. Centro de Biologia da Reprodução (CBR)

O Centro de Biologia da Reprodução (CBR/UFJF) é uma estrutura física de pesquisa multiusuário e multicêntrica, sendo um órgão suplementar da UFJF vinculado à PROPP. Constitui-se como base de apoio ao desenvolvimento científico da comunidade acadêmica da UFJF e de outras instituições de ensino e pesquisa. Possui regimento próprio, aprovado pela Administração Superior da UFJF, Conselho Deliberativo e matriz orçamentária própria. Durante o ano de 2021, entre outras ações de ensino, pesquisa e extensão, o CBR atuou integralmente de forma a manter seus atendimentos, sempre respeitando as recomendações de biossegurança da instituição.

5. Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado multidisciplinar, interdisciplinar e independente, com “múnus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos em qualquer área do conhecimento no Brasil. Devido ao isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, foram traçadas metas de melhorias junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em 18 de fevereiro de 2020. Atualmente, todas as recomendações estão sendo adotadas. Com serviços à comunidade acadêmica ainda sendo realizados de maneira remota, até novembro de 2021, foram analisados 857 projetos de pesquisa envolvendo seres humanos e os membros deste Comitê participaram de 11 eventos onde realizam esclarecimento a comunidade em geral a respeito de sua atuação.

6. Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) é um órgão vinculado à PROPP, atuando como órgão deliberativo e de assessoramento em matéria normativa e consultiva, nas questões sobre a utilização de animais para o ensino e a pesquisa. As atividades foram desenvolvidas no sistema remoto, adotado durante o período de pandemia.

No ano de 2021, esta comissão realizou 11 reuniões para apreciação de protocolos submetidos à análise da CEUA, 24 análises de protocolos de submissão de projetos de pesquisa envolvendo animais, Atendimento individualizado ao pesquisador para esclarecimentos de pontos não elucidados através de correspondências, respostas a pendências apresentadas, Solicitações em Protocolos Anteriores já aprovados e Alterações em protocolos aprovados.

7. Centro de Pesquisas Sociais (CPS)

Ao longo do ano de 2021, o Centro de Pesquisas Sociais passou por uma renovação em sua direção. As atividades desenvolvidas estão descritas na íntegra no relatório de gestão completo, disponibilizado na página da PROPP.

8. Núcleo de Integração Acadêmica para Sustentabilidade Socioambiental (NIASSA-UFJF)

O Núcleo de Integração Acadêmica para Sustentabilidade Socioambiental (NIASSA-UFJF) tem como finalidade realizar práticas cientificas, desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos nos campos das ciências ambientais, sociais, de saúde humana e animal e ciências tecnológicas em desenvolvimento na UFJF. As ações do período envolveram, além de ações de pesquisa e ensino, a manutenção e o aprimoramento da Fazenda Experimental da UFJF, localizada no Município de Ewbank da Câmara, na margem do reservatório de Chapéu D’uvas.

Os dados completos (quantitativos e qualitativos) referentes às ações do ano de 2021 estão disponíveis para consulta na página da PROPP: https://www2.ufjf.br/propp/institucional/propp-numeros/ ou no documento RG – PROPP 2021.

**Informações atualizadas em 31/01/2022**

Para mais informações clique aqui.

(clique aqui para retornar para a página inicial)