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Ouvidoria

Em razão de sua competência regimental, a Ouvidoria Geral atua junto a todos os setores da UFJF. Nessa esteira, o grande objetivo perseguido pelo órgão consiste no aprimoramento da comunicação entre os membros da comunidade universitária e demais cidadãos. Tomando esse critério como principal parâmetro de avaliação das atividades da Ouvidoria, é possível afirmar com segurança que os resultados são satisfatórios, haja vista o índice de atendimento aos prazos estipulados pela Lei Federal nº 13.460/2017 ser superior a 90%. 
 

 
 
Diante da realidade atípica vivida em 2020, pode-se observar que a migração dos processos de trabalho para meio digital permitiu ao órgão o enfrentamento da pandemia sem grandes percalços. O aspecto mais afetado foi o acolhimento presencial ao cidadão, tarefa que requer grande sensibilidade por parte da Ouvidora e que nem sempre pode ser substituída satisfatoriamente por instrumentos de comunicação à distância.

  
Importante medida foi a mudança do layout do site da Ouvidoria, a fim de tornar o site acessível a pessoas com deficiência, especialmente visual. O combate ao racismo estrutural também foi pauta constante durante 2020, já que as denúncias sobre possíveis fraudes ao sistema de reserva de vagas a pretos, pardos e indígenas foram o tema mais recorrente de manifestações.

  
Informações a respeito do trabalho da UFJF referente à essa questão podem ser obtidos no site Ouvidoria