Fechar menu lateral

Internacionalização

A permanência da emergência sanitária decorrente da Pandemia de COVID-19 continuou bloqueando as ações de mobilidade da DRI. Com o avanço da vacinação e a diminuição do contágio, passou-se a discutir internamente a possibilidade de retomada dos deslocamentos internacionais de discentes de graduação. Após a publicação da Resolução Consu 58/2021, foi encaminhada ao Congrad proposta para o retorno da mobilidade, aprovada na reunião de 24 de novembro por meio da Resolução Congrad 65/2021. Contudo, a medida ainda não produziu efeitos práticos na mobilidade internacional de graduação, pois foi publicada após o término do prazo de candidatura da imensa maioria das nossas instituições parceiras no exterior. Há expectativa de que as candidaturas possam ser realizadas na janela que se inicia em Fevereiro de 2022, de modo a habilitar a viagem dos estudantes no segundo semestre de 2022. De modo análogo, também foram autorizadas as entradas de estudantes internacionais para ingresso na UFJF. O processo de candidatura para intercâmbio na UFJF já está aberto para alunos que haviam sido selecionados pré-pandemia, e será divulgado aos parceiros internacionais quando estiver definido o calendário acadêmico de 2022. Com a oferta do exame Celpe-Bras em dezembro de 2021, também criou-se a expectativa de ingresso de estudantes pelo programa PEC-G em 2022, que estava pendente em razão da falta de certificação de proficiência em língua portuguesa.

Também em razão da pandemia, não houve congressos e feiras presenciais de educação internacional em 2021. Contudo, o envolvimento nos eventos online também foi prejudicado pela falta de financiamento. Houve apenas a participação de 2 representantes da UFJF na FAUBAI, direito adquirido com o pagamento regular da anuidade e não houve participação na NAFSA e na EAIE. Também foram quitadas as anuidades das Redes GCUB e Tordesilhas, garantindo o acesso da UFJF aos diversos programas de internacionalização dessas.

Em que pese o severo comprometimento da mobilidade decorrente da pandemia, as demais ações da DRI continuaram a ser executadas normalmente, e algumas foram inclusive aprimoradas.

No que tange os acordos internacionais, a tramitação pelo SEI tem sido feita de forma cada vez mais célere, com média de 2 meses para aprovação interna. Com esse trâmite mais eficiente, abriu-se espaço para o tratamento mais detido de demandas complexas como acordos de cotutela, evitando retrabalhos e melhorando nossa imagem junto aos parceiros internacionais. Em termos de números, houve uma pequena redução no número de parcerias ativas, em parte decorrente do grande número de instrumentos que venceram em 2021 e estão em processo de renovação. Contudo, essa queda aparente também decorre da consolidação da estratégia de internacionalização da UFJF, que prima pela qualidade, profundidade e diversificação das parcerias e não pelo simples quantitativo de acordos assinados, que não necessariamente se traduz em cooperações realmente saudáveis, ativas e equilibradas.

Também foram implementadas inovações no atendimento ao público, que agora também é feito por whatsapp, facilitando ainda mais o acesso aos serviços da Diretoria num contexto de trabalho remoto. Após autorização do Conselho Superior, também foi retomado o atendimento presencial, mediante agendamento prévio e respeitando todos os protocolos sanitários.

Por outro lado, o Global July Program foi retomado em formato totalmente online. Essa modalidade ampliou o acesso aos cursos, tanto para os estudantes da UFJF quanto para os internacionais, e propiciou uma grande oferta de cursos por professores da casa e de nossos parceiros externos. Embora tenha havido algumas dificuldades com o manejo da plataforma online e o processamento do grande volume de inscrições decorrentes do reduzido número de funcionários na DRI, foram lançadas as bases para a continuação da oferta online de cursos pelo programa, mesmo com a perspectiva do retorno da modalidade presencial em 2022. A próxima edição já está sendo preparada, e deverá ocorrer em formato híbrido de 18 de julho a 05 de agosto de 2022.

A oferta online de cursos também foi implementada na Rede IsF, com 24 cursos nos idiomas Espanhol, Francês, Italiano e Português para estrangeiros, totalizando 496 horas-aula em 2021.

Foram mantidos a participação dos alunos do PEC-G no Edital da Bolsa PROMISAES totalmente online, o acompanhamento online das atividades desenvolvidas pelos projetos vinculados ao Napi, tais como “Em rede” e “Buddy”, e a prestação dos serviços de certificação totalmente online. Infelizmente, os serviços de tradução e revisão prestados no âmbito do programa Labint foram descontinuados em razão do corte de verbas destinadas ao pagamento de bolsas. Lamentamos a perda de um programa tão relevante para a internacionalização da UFJF e ficamos na expectativa de sua retomada na primeira oportunidade.

Abaixo, estão disponibilizados os principais números da internacionalização:

Mais informações a respeito do trabalho da UFJF referente à Internacionalização podem ser obtidos no site da DRI.

**Informações atualizadas em 16/12/2021**

Para mais informações clique aqui.

(clique aqui para retornar para a página inicial)