Em um segundo ano sob o impacto da pandemia de Covid-19, e mais uma vez sem se render a dificuldades outras como os cortes orçamentários que obrigaram as universidades federais brasileiras a lidar com uma receita reduzida, a Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora juntou forças em todos os seus órgãos suplementares e executores para alimentar o ideal de fomentar e fazer fluir a arte e a cultura de forma gratuita, transparente e democrática.
Para isso, voltou a valer-se, principalmente, do universo virtual, que proporcionou, durante todo o ano, espaço e público para a vasta programação on-line de seus equipamentos. Trabalhos internos essenciais aconteceram em moto-contínuo, assim como as atividades em home office. A almejada reabertura gradual aconteceu no final do segundo semestre, entre outubro e novembro, observando-se os protocolos de biossegurança.
1 – METAS DO SETOR
1.1) Ampliação da política de promoção da cultura, oportunizando as produções acadêmicas e locais na orientação da democratização do acesso à cultura
Ampliar a política de promoção da cultura, oportunizando as produções acadêmicas e locais na orientação da democratização da cultura pela prática de seminários, exposições, publicações, shows, espetáculos, musicais, exibições de filmes, apoio às produções locais e ampliação das práticas culturais da UFJF.
1.2) Promoção de atividades que fomentem o acesso da população aos espaços culturais
Buscar e expandir a democratização dos espaços e órgãos que integram a Pró-reitoria de Cultura por meio do desenvolvimento de projetos culturais que permitam o envolvimento e a integração entre a UFJF e a comunidade interna e externa, produtora e usuária da cultura.
1.3) Fomento às ações de atividades que aproximem a universidade da comunidade
Desenvolver parcerias com outras entidades de gestão cultural da cidade e de outros centros da Zona da Mata, visando a um maior alcance social e formação de público.
1.4) Incentivo à Produção Cultural
Apoiar projetos de diversas áreas artísticas e democratizar os espaços culturais da UFJF, permitindo envolvimento e integração ainda maiores entre a Universidade e as comunidades interna e externa.
1.5) Fortalecimento dos espaços museais da Procult:
Desenvolver e ampliar a participação da Procult dentro do âmbito institucional com o objetivo de liderar e orientar os espaços museais sob a gerência da UFJF.
2 – RESULTADOS DA CULTURA
2.1) Ações da Pró-reitoria de Cultura
2.2) Centro Cultural Pró-Música e Escola de Artes Pró-Música
2.3) Centro de Conservação da Memória
2.4) Cine-Theatro Central
2.5) Fórum da Cultura
2.6) Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA)
2.7) Museu de Arte Murilo Mendes
2.8) Memorial da República Presidente Itamar Franco (MRPIF)
Mais informações a respeito do trabalho da UFJF referente à Cultura podem ser obtidos no site PROCULT.
**Informações atualizadas em 20/12/2021**
Para mais informações clique aqui.